TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecossistema Aquatico

Artigo: Ecossistema Aquatico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  3.316 Palavras (14 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 14

ECOSSISTEMA AQUÁTICO

Tipos de ecossistemas aquáticos

Um ecossistema aquático é qualquer ambiente baseado na água, no qual plantas e animais interagem quimicamente e fisicamente com o próprio ambiente. Ecossistemas aquáticos são, geralmente, divididos em dois tipos - marinho e de água doce. Ecossistemas marinhos cobrem cerca de 70% da superfície terrestre.

Oceanos, estuários, recifes de coral e costais, são alguns dos vários tipos de ecossistemas marinhos. Ecossistemas de água doce ocupam menos de 1% da superfície terrestre, e são subdivididos em lênticos, lóticos e pantanal.

Oceanos

A Terra possui 5 grandes oceanos: Pacífico, Índico, Ártico, Atlântico e Antártico.

Mesmo que os oceanos sejam conectados um ao outro, cada um possui espécies e características únicas. O Oceano Pacífico é o maior e mais profundo, e o Oceano Atlântico é o segundo maior. Oceanos são o habitat de diferentes formas de vida. As águas do Ártico e do Antártico são extremamente geladas, mesmo assim são cheias de vida. A maior população de Krill (pequenos animais semelhantes a camarões) habita sob o gelo do Oceano Antártico.

Estuários

Estuários são lugar onde os rios encontram o mar, e podem ser definidos como áreas onde a água salgada é diluída em água doce. Desembocaduras, baías costais, pântanos salgados e corpos d'água atrás de praias barreiras são alguns exemplos de estuários. Eles são biologicamente produtivos por terem uma circulação de água especial, que aprisiona plantas e nutrientes que estimulam produções primárias.

Recifes de Corais

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental, recifes de corais são o segundo ecossistema mais rico do planeta, e possuem uma grande diversidade de plantas e animais. Devido a esse fato, recifes de corais são comumente chamados de florestas tropicais dos oceanos.

Costal

Terra e água se juntam para criar o ecossistema costal. Esse ecossistema possui uma distinta estrutura, diversidade e fluxo de energia. Plantas e algas são encontrados no fundo do ecossistema costal. A fauna é diversa e consiste de insetos, lesmas, peixes, caranguejos, camarões, lagostas, etc.

Lótico

Ecossistemas lóticos são sistemas onde a água flui rápida e unidirecionalmente, como rios e córregos. Nesses ambientes habitam numerosas espécies de insetos como libélulas e besouros que evoluíram para se adaptar as características desse ambiente para sobreviver. Muitas espécies de peixes, como enguias, trutas e vairões (peixes de isca) são encontrados aqui. Vários mamíferos como castores, lontras e golfinhos de água doce habitam o ecossistema lótico.

Lêntico

O ecossistema lêntico inclui todos habitats de água parada, como lagos e lagoas. Esses ecossistemas são habitat natural de algas, plantas enraizadas e flutuantes, e invertebrados como caranguejos e camarões. Anfíbios como sapos e salamandras, répteis como jacarés e cobras d'água, todos também são encontrados nesse ambiente.

Pantanal

Pantanais são áreas pantanosas, que, algumas vezes, são cobertos por água e possuem uma grande diversidade de plantas e animais. Pântanos, brejos e charcos são alguns exemplos desse ecossistema. Plantas como píceas negras e lírios aquáticos são comumente achados nesse ambiente. A fauna consiste de libélulas, pássaros como a garça verde e peixes como o lúcio do norte.

CONDICIONANTES BIOLÓGICOS DOS ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS

A comunidade planctônica

O fitoplâncton é definido como o plâncton de natureza vegetal, ou seja, o plâncton capaz de sintetizar sua própria substância pelo processo de fotossíntese, a partir da água, do gás carbônico e da energia luminosa. É constituído por algas microscópicas, células isoladas ou células reunidas em colônias, medindo de algumas micra a centenas de micra.

No meio estuarino, a temperatura e a salinidade, são os fatores que mais influenciam o crescimento tanto do zooplâncton como do fitoplâncton. Por outro lado, podemos considerar que com relação a temperatura, o crescimento do fitoplâncton se realiza com a mesma eficácia tanto para as espécies de altas latitudes e águas frias, como para os trópicos, onde a temperatura das águas se caracterizam por serem altas.

O fitoplâncton

Em análises realizadas na região costeira, foram observadas grandes diversidade, onde predominaram diatomáceas, cianofíceas, dinoflagelados e crisofíceas.

Com relação aos grupos, a composição do fitoplâncton está representada pelos seguintes grupos: Diatomáceas; Cianofíceas; Dinoflagelados e Clorofíceas.

O zooplâncton

O zooplâncton se caracteriza por apresentar uma grande biomassa e uma pequena diversidade de organismos, onde o grupo dos Copepodas é o mais significativo, chegando a alcançar 80% ou mais do número total de indivíduos .

É interessante notar a frequência de ocorrência e abundância de Appendicularia, possivelmente do gênero Oikopleura. Os Chaetognatha, representados por algumas espécies de Sagitta, também são bastantes frequentes. Sendo organismos carnívoros, sua ocorrência e abundância em um local está mais ligada à qualidade e quantidade de presas do que às condições hidrológicas.

Outros organismos também podem ser observados no zooplâncton (larvas de Gastropoda, larvas de Polychaeta, larvas de Brachyura, ovos e larvas de peixes e de crustáceos), apresentando valores significativos. A presença significativa de ovos e larvas de peixes e crustáceos no zooplâncton, confirma a importância das áreas estuarinas como área de desenvolvimento larval de espécies, tanto estuarinas como marinhas.

A fauna carcinológica

Considerando-se principalmente às espécies de valor comercial, os caranguejos-uça (Ucides cordatum), Guiamum (Cardisoma guanhumi), Sirí-azul (Callinectes SP.) e os camarões (Penaeus SP.) destacam-se como os mais intensamente exploradas pelas populações ribeirinhas. Estes últimos que representam o recursos mais importante economicamente, são capturados nos estuários ainda na fase juvenil. Os indivíduos adultos são explorados na região costeira por uma frota que utiliza redes-de-arrasto.

É importante ressaltar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com