TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO ENTRE AS COMUNIDADES E OS COMPARTIMENTOS DOS ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS CONTINENTAIS

Artigo: RELAÇÃO ENTRE AS COMUNIDADES E OS COMPARTIMENTOS DOS ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS CONTINENTAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2014  •  1.914 Palavras (8 Páginas)  •  935 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADES INTEGRADAS CATAGUASES (FIC)

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

BIOLOGIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

PROFESSOR: EDUARDO SIQUEIRA CARDOSO

RELAÇÃO ENTRE AS COMUNIDADES E OS COMPARTIMENTOS DOS ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS CONTINENTAIS

WILLIAM DOUGLAS ALMEIDA DE LIMA

6° PERIODO/2013

CATAGUASES

NOVEMBRO DE 2013.

WILLIAM DOUGLAS ALMEIDA DE LIMA

RELAÇÃO ENTRE AS COMUNIDADES E OS

COMPARTIMENTOS DOS ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS

CONTINENTAIS

Cataguases

NOVEMBRO 2013

SUMÁRIO

Introdução 2

Importância Ecológica do Ecossistema 2

Características do Meio Aquático 3

Dos compartimentos e suas comunidades 3

Região Litorânea 4

Região Limnética ou Pelágica 4

Região Profunda ou Bentônica 5

Interface Água-Ar 5

Conclusão 6

Referências Bibliográficas 7 

Introdução

Uma das características mais impressionantes da terra é a existência de vida sobre ela, e a mais impressionante característica da vida é sua diversidade. Contudo essa biota terrestre interagindo e suas atividades metabólicas conjuntas movimentam centenas de milhares de toneladas de matéria e elementos entre a hidrosfera, atmosfera e litosfera.

No entanto, será abordada aqui a riqueza da biodiversidade aquática voltada para a relação entre as comunidades e os compartimentos dos ecossistemas aquáticos continentais.

Nesse caso, estamos falando especificamente de rios, lagos, lagoas e até mesmo geleiras; assim como recursos hídricos subterrâneos, como os lençóis freáticos e os reservatórios subterrâneos, como, por exemplo, o Aquífero Guarani, que existe aqui, na América do Sul. Sendo que também existem os ecossistemas costeiros e marítimos, como as restingas e manguezais.

Isso quer dizer todos os ecossistemas caracterizados como aquáticos, que tem um corpo d’água, como oceanos, mares, lagos, rios, pântanos e assim segue. Deve ser resaltado que os mais importantes são: os ecossistemas de água doce e marinho.

Importância Ecológica do Ecossistema

A água, como predominante componente da formação do mundo e até do corpo humano não poderia, evidentemente, deixar de ser de extrema importância para a manutenção da vida dos mais diversificados seres. Sua quantidade, variação e a regularidade são de grande importância para as plantas, animais e pessoas que vivem nas margens do seu curso, apresentando uma riqueza muito grande com relação a sua fauna, como anfíbios, peixes e uma grande variedade de invertebrados aquáticos.

Um rio, com suas segundas margens, ou planícies de inundação, chegam a sustentar um ecossistema muito diversificado e muito valioso. No leito de um rio, peixes se alimentam de plantas e insetos são comidos por aves, anfíbios, répteis e mamíferos. A qualidade da água permite toda essa biodiversidade, essa interação entre as mais diversificadas espécies que são dependentes uma das outras e todas dependentes da água doce, que da todo esse suporte as vidas, animais ou de plantas, formando assim bases para a cadeia alimentar.

A variedade da composição da água está ligada diretamente com o solo que circula esse corpo d’água. Pois a composição da água vai depender do que ela vai conseguir dissolver do solo. Se o solo for pobre em sais solúveis e minerais, a água será igualmente baixa em sais minerais. Sendo assim, de maneira oposta, se o solo for rico em sais minerais solúveis, a água será igualmente rica.

Muitas das principais adaptações em diversas plantas e animais estão ligadas diretamente com as características físicas da água, que estão sempre em contato com os organismos vivos no ambiente aquático.

Características do Meio Aquático

O ecossistema aquático que estamos descrevendo aqui no texto, o continental, possui características peculiares que lhe diferencia consideravelmente de outros ecossistemas, principalmente se comparado ao meio terrestre.

O meio aquoso vai acelerar a taxa de transferência de nutrientes e metabólitos que passam pelas membranas celulares, potencializando assim a absorção e transformação de matéria pelos organismos existentes no meio aquático. Assim o processo de reciclagem de nutrientes é muito mais rápido, o que irá proporcionar altas taxas de produtividade primária.

A viscosidade da água, que é cerca de 755 vezes maior que a do ar, permite a alguns organismos aquáticos, como os peixes, uma mobilidade muito superior quando comparados a outros organismos, que dependem praticamente da movimentação da água.

Outro fator que é determinante na distribuição dos organismos nesse meio é o calor específico da água, a refração e o índice de luminosidade, principalmente no âmbito vertical, que podem variar consideravelmente.

Por fim, mas não menos importante, a fluidez da água junto a sua grande capacidade de solubilização, irão determinar que as barreiras de dispersão sejam fracas entre os mais diversos tipos de habitats do meio aquático, o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com