TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEGRADAÇÃO SANITÁRIA E CONTROLE DA DEGRADAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS CONTINENTAIS."

Pesquisas Acadêmicas: DEGRADAÇÃO SANITÁRIA E CONTROLE DA DEGRADAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS CONTINENTAIS.". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DIRIGIDO

Estas perguntas deverão ser respondidas e encaminhadas ao AVA em um arquivo com formato PDF(obrigatório), após a leitura da aula 18 localizada nas páginas 158 a 166 do livro 2: DEGRADAÇÃO SANITÁRIA E CONTROLE DA DEGRADAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS CONTINENTAIS.”

Além desta leitura, vocês deverão ler o artigo disponível em <http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S0103-9989...>; Revista USP versão ISSN 103-9989 n.70 São Paulo ago. 2006, intitulado: “Novas perspectivas para a gestão de recursos hídricos” de José Galizia Tundisi

PERGUNTAS:

1. Como evitar a degradação dos ecossistemas aquáticos continentais?

Para se evitar a degradação dos ecossistemas deve existir uma integração entre os diferentes segmentos da sociedade e responsáveis pela recuperação e sua preservação, existem também outras intervenções, como o tratamento de esgoto, recuperação e controle da degradação da bacia de drenagem e a educação ambiental deve fazer parte em todas as faixas etárias incorporando assim um modelo de crescimento sustentável para garantir a sobrevivência desta e especialmente das futuras gerações.

2. Por que o consumo de água poluída por esgotos não tratados é perigoso para a população?

Pois a água poluída por esgotos estão contaminada, e poder ser consideradas depósito de doenças, e algumas que levam à morte , entre as principais doenças que podemos contrair utilizando água contaminada são: diarreia infeciosa, cólera, leptospirose, hepatite, esquistossomose, amebíase , ascaridíase, giardíase:

Hepatite Viral tipo A e Poliomielite, Meningoencefalite, febre Tifoide,

Gastroenterites,

3. Como é realizado o tratamento completo de esgotos?

O tratamento completo de esgotos compreende 03 estágios, onde o primeiro é mecânico, onde são eliminadas as partes sólidas do esgoto. O segundo estágio é o biológico onde ocorre a redução da concentração de matéria orgânica e o terceiro e ultimo é o químico onde ocorre a retirada do fosforo e de nitrogênio responsáveis pela degradação ecológica dos ecossistemas aquáticos, a eutrofização artificial.

4. Nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina as macrófitas aquáticas são utilizadas para o tratamento de esgotos. Explique, com suas palavras, em que consiste este processo.

Este processo consiste em diminuir a concentração de compostos orgânicos, metais pesados, fosfato e compostos nitrogenados, além de intervir no desenvolvimento das bactérias patogênicas.

5. Depois de ler o artigo acima mencionado, faça um resumo da mensagem do autor sobre a gestão dos recursos hídricos.

O texto fala sobre a importância da gestão dos recursos hídricos como um conjugado de atos propostos a orientar o uso, o controle e a proteção destes, conforme a legislação e normas relacionadas. Integrando assim projetos e atividades para promover a recuperação e a preservação de nascentes, e na quantidade e qualidade dos recursos das bacias hidrográficas brasileiras, mananciais e cursos d'água em áreas urbanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com