TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecossistemas Aquaticos

Artigo: Ecossistemas Aquaticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

a) Quais consequências para a biota aquática quando ocorrem eventos de friagem?

R: as consequências são muitas, porque nesses fenômenos, há a queda de temperatura da água de até cerca de 20°C, isso ocorre por como consequência do vento e da chuva fria. Como resultado da queda da temperatura, há uma mistura total da massa d’água de diferentes profundidades, isso vai fazer com que ocorra a redução da concentração de oxigênio no Epilímniode níveis de 10% de saturação. Esse fenômeno pode persistir por três dias e é suficiente para provocar intensa mortandade de peixes e causar a redução acentuada da população de fitoplâncton13 e zooplâncton14.

b) É possível a ocorrência de friagem em rios como o Amazonas? Justifique.

R. Sim, porque esse fenômeno de friagem consiste na penetração da massa de ar polar atlântica na Amazônia. Essa massa polar atlântica atua no interior da Amazônia, percorrendo o território nacional no sentido S - NW através da depressão do Paraguai, canalizando o ar frio e provocando uma queda súbita da temperatura.

Questão 8.

As águas brancas originam-se em nascentes situadas nas encostas montanhosas dosAndes. As rochas andinas, relativamente novas na escala geológica, desagregam-se facilmente,devido ao relevo e às condições climáticas da região. Suas partículas são modificadas,dissolvidas e carregadas pelas chuvas para os rios, que as transportam até aplanície amazônica. Deslizamentos frequentes nas encostas andinas também levam aosrios grandes quantidades de solos. São exemplos de águas brancas na Amazônia os riosMadeira, Branco e o próprio Solimões-Amazonas. Nas margens desses rios observam-seextensas áreas férteis, muito utilizadas na agricultura pelos povos ribeirinhos. São asvárzeas, resultado de inundações periódicas e da deposição de nutrientes e partículascarregados pelas águas.

Situação bem diferente ocorre com as águas claras, que têm origem em formaçõesgeológicas muito antigas, os Escudos das Guianas e do Brasil Central. O relevo na região,relativamente plano e regular, apresenta menores taxas de erosão. Por isso, as águas têmquantidades significativamente menores de material suspenso, conferindo-lhes um aspectocristalino, com uma transparência que varia de 1,10 a 4,30 m. Diferentemente doaspecto lamacento das águas brancas, as águas claras variam de verde-claro a verde-oliva,como se observa nos rios Tapajós e Xingu, originados no Escudo do Brasil Central. Quimicamente,as águas claras são mais diversificadas, podendo variar de ácidas a levementealcalinas (pH entre 4,5 e 7,8).O terceiro tipo, as águas pretas, encontradas no Rio Negro e na maioria dos seusafluentes, apresenta, como o próprio nome indica, coloração escura, variando do marrom-caféaté o marrom-oliva, com uma transparência de 1,30 a 2,30 m. São águas quimicamenteuniformes, na sua grande maioria ácidas, com valores de pH entre 3,8 e 4,9. Aelevada acidez deve-se à presença de grandes quantidades de substâncias orgânicas dissolvidas,provenientes da drenagem de solos arenosos cobertos por vegetação conhecidacomo campina, campinarana ou caatingas amazônicas.

A composição química e a transparência dessas águas assemelham-se às dos grandes rios. Entretanto, as variações nos igarapés acontecem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com