TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ed. Org. Brasileira

Artigos Científicos: Ed. Org. Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Anhanguera de Sorocaba

Pedagogia

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Prof. EAD :

Prof. Presencial :

Sorocaba 2013

O Profissional do ensino

Bons professores são as peças-chave na mudança educacional. Os professores têm muito mais liberdade e opções do que parece. A educação não evolui com professores mal preparados. Muitos professores começam a lecionar sem uma formação adequada, principalmente do ponto de vista pedagógico. Conhecem o conteúdo, mas não sabem como gerenciar uma classe, como motivar diferentes alunos, que dinâmicas utilizar para facilitar a aprendizagem, como avaliar o processo de ensino-aprendizagem além das tradicionais provas. Como costumam assumir, por necessidade, um número de aulas cada vez maior, tendem a reproduzir rotinas e modelos.

E curiosamente, não são poucos os clamores na mídia pela urgente “valorização do professor”.

Um olhar mais atento para as imagens do professor na mídia não deixa de captar uma flagrante contradição: de um lado, os docentes são retratados como heróis, sofredores, vocacionados, vítimas, salvadores – histórias de professoras que conseguem inovar suas práticas e fazer seus alunos aprenderem, apesar de todas as dificuldades que enfrentam na estrutura escolar e em sua própria vida.

Ensinar é visto como uma vocação, e a melhor recompensa seria a do carinho e a do sucesso de seus alunos. Esses professores ressentem-se bastante do que acreditam ser o desinteresse dos pais pelo processo de aprendizado, mostrando-se muitas vezes frustrados com o desempenho dos alunos.

O Brasil tem em sistema único de ensino

A definição clara da competência dos municípios para instituir os próprios sistemas de ensino flui da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e não da Constituição Federal. Art. 11. Os municípios incumbir-se-ão de: I – organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino Gestão do Governo, da escola e principalmente da família, fazem com que nosso ensino se torne o espelho desta nação. Portanto, é inútil pagar bem ao professor se não souber administrá-lo, nada vale ter estrutura se não tiver alunos dispostos a aprender. Sendo assim, autonomia (professor) vem acompanhada de comprometimento (governo) e responsabilidade (pais). O Brasil ainda não possui um sistema nacional de educação, embora as leis que regem o ensino.

Brasil não tem um sistema único de ensino, tem uma esfera uma estrutura que, permite entender e reconhecer como a educação esta elaborada, dividida em âmbito Federal, Estadual e Municipal.

Podemos citar como exemplo o seguinte: O ensino na Região Sudeste é diferente do ensino na Região Nordeste. E estes são diferentes do ensino em aldeias indígenas e regiões agrícolas. Podemos por assim dizer que, embora tenhamos a LDB, nosso ensino se deixa “modelar” por diferentes aspectos.  

LDB : Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios

de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o

pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

O Estado deve garantir o acesso igual a uma educação de qualidade. Frequentemente, existem dois tipos de escolas: de elite, com pessoal de alta competência e profissionalismo e infraestruturas de elevada qualidade; e para os pobres, sem os recursos . Deve ser garantido um ensino básico para todos, cumprir o que já está no papel .

Incumbências do Sistema de Ensino: Federal, Estadual e Municipal

Compete a União elaborar um Plano Nacional de Educação.

Bem como organizar e manter. Prestar assistência financeira aos Estados, o Distrito Federal e os Munícipios, para a garantia do ensino gratuito.

Oferecer aos Estados e Municípios, competências e diretrizes para a realização das incumbências de cada um.

Sendo assim dividido e administrado:

FEDERAL: Ministério da Educação (MEC); Conselho Nacional de Educação (CNE). É do âmbito federal a responsabilidade de financiar, custear, o ensino para mantê-lo gratuito, principalmente na educação básica e fundamental.

ESTADUAL: Secretaria Estadual da Educação (SEE); Conselho Estadual de Educação (CEE); Delegacia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com