TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ed.física Infantil

Ensaios: Ed.física Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  2.310 Palavras (10 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 10

Brincadeiras e Lazer na Educação Física

“É uma brincadeira infantil pode se tornar um apoio no aprendizado aos alunos”

Introdução

Deparamo-nos com a sociedade em que vivemos, onde a tecnologia é o centro das atenções de nossas crianças observamos que a importância das brincadeiras tradicionais é muito grande, o que, no entanto, muitas pessoas na sociedade desconhecem. Sendo assim, as aulas de educação física poderiam influenciar no resgate dos valores culturais e o melhor desenvolvimento das crianças da sociedade.

Pois, é lamentável o fato de que estas brincadeiras tradicionais não se tenham sido incorporadas ao conteúdo pedagógico das aulas de Educação Física. Pois, aprender a trabalhar com essas brincadeiras poderia garantir um bom desenvolvimento das habilidades motoras sem precisar impor as crianças uma linguagem corporal que lhe é estranha (FREIRE, 2003).

A intenção principal desta sequência é conhecer a didática do professor em sala de aula e promover a vivência das brincadeiras tradicionais que ocupem seu espaço e na prática da aula em Educação Física escolar, dando suporte no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, o professor é a figura fundamental.

Esta sequência de atividades se justifica também como uma interessante e divertida forma de cultivo e valorização da cultura lúdica tradicional e o melhor de nosso país.

Também se mostra importante como forma de promover situações de ensino e aprendizagem ricas no sentido da construção de habilidades corporais básicas, no desenvolvimento de dinâmica de produção em pequenos grupos e ainda como possibilidade de introduzir e desenvolver a idéia de diversificação e transformação de estruturas lúdicas convencionais.

O que caracteriza as atividades propostas como brincadeiras é a inexistência de configuração de uma boa didática, sendo que o processo de construção do espaço e a vivência da brincadeira são atrativos e interessantes em si mesmo.

História das brincadeiras

Considerada como parte da cultura popular, a Brincadeira Tradicional guarda de certa forma, alguns costumes espirituais de um povo em certo período histórico, e para nós, algumas destas brincadeiras tem seu período histórico desconhecido.

Kishimoto (2000), afirma que definir a palavra brincadeira ou jogo não é tarefa fácil. Pois quando se pronuncia estas palavras, cada um pode entendê-la de modo diferente. Vamos então buscar o que autores afirmam a este respeito, buscando identificar cada palavra com um significado. Más vão começar com o lúdico, definiremos esta palavra para clarear nosso interesse de investigar brincadeiras e jogos.

Lúdico

O lúdico é uma atividade que nos concede o prazer de estarmos realizando-a nos proporciona um momento de descontração, onde realmente conseguimos atingir a recreação eu sua totalidade, sendo uma atividade livre, ajustada ao nosso gosto e maneira, sendo esta, um jogo ou uma brincadeira. Porém além de estarmos em um momento de recreação estará passando por momentos de desenvolvimento, conhecimento e muita aprendizagem. Quando estivermos passando para nossos alunos atividades que além do prazer, lhe trarão conhecimentos para a vida, estaremos trabalhando com eles o lúdico.

{...} o lúdico esta distante da concepção ingênua de passa tempo, brincadeira vulgar, diversão superficial. Ela é uma ação inerente na criança, no adolescente, no jovem e no adulto e aparece sempre como uma forma transacional em direção a algum conhecimento, que se redefine na elaboração constante do pensamento individual em permutações com o pensamento coletivo. (ALMEIDA, 2000, p.13)

Jogo

O jogo pode ser visto como um instrumento pedagógico muito rico, que todos os professores podem utilizar para desenvolver em seus alunos varia habilidades e trazer vários conhecimentos, pois o jogo é reconhecido como meio de fornecer a criança um ambiente agradável, motivador e prazeroso que possibilita a aprendizagem de varias habilidades.

É difícil estabelecer-se que uma determinada atividade é uma brincadeira, um pequeno jogo ou um grande jogo. Para podermos definir, temos que ver como esta atividade será desenvolvido no caso estudado e assim chegar a uma conclusão. O próprio professor pode utilizar uma mesma atividade em forma de brincadeira, pequeno jogo ou grande jogo, adaptando-a ao publico a ser atingido. Para transformar uma brincadeira em jogo ou vice-versa, basta utilizar as regras de acordo com a característica da atividade. (CAVALLARI e Zacharias, 1994 P.57)

Podemos observar na abordagem feita pelos autores que há sim uma diferença entre o jogo e brincadeiras, porém, o que faz a atividade ser uma coisa ou outra, é o próprio professor e a faixa etária a ser atingida por ele. Podendo este variar a mesma atividade como jogo ou brincadeira.

Brincadeira

Tudo o que leva a criança a pensar, descobrir, inventar e procurar soluções para situações problemas que há nas brincadeiras e jogos, é muito importante na sua formação psicomotora, e no conhecimento infantil, e isso só a brincadeira pode fazer e muito bem, com espontaneidade, sem compromisso e obrigatoriedade, pelas atividades individuais e atividades em grupos seguindo de sua vivencias, a criança consegue alcançar movimentos que são desenvolvidos em aulas tecnicistas, por exemplo, em escolinhas de esporte, enquanto brincam. E por ser de interesse da criança, promover a atenção e concentração da mesma, levando-a a criar, pensar e conhecer novas palavras, situações e habilidades.

O valor da brincadeira dá-se em três aspectos: desenvolvimento, socialização e aprendizagem.

Brincando a criança desenvolve suas capacidades física, verbais ou intelectuais. Quando a criança não brinca, ela deixa de estimular, e até mesmo de desenvolver as capacidades inatas, podendo vir a ser um adulto inseguro, medroso e agressivo. Já quando brinca a vontade, tem maiores possibilidades de se tornar um adulto equilibrado, consciente e afetuoso, (VELASCO, 1996, p.78)

Objetivos

Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com