TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçao Infantil

Tese: Educaçao Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Tese  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Plano de aula

O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

TEMA; BRINCANDO E APRENDENDO COM OS NÚMEROS

JUSTIFICATIVA

Esta será uma aula com jogos e brincadeira onde os alunos poderão adquirir conhecimento para a utilização dos números nos vários momentos de seu aprendizado e de sua vida social na sociedade.

Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.

O melhor caminho para garantir o aprendizado da turma é relacionar os conteúdos matemáticos e mostrar como eles de completam. Isso é o que dá significado ao estudo. Esta atividade será realizada com os alunos do 2ª anos do ensino fundamental das series iniciais.

FAIXA ETÁRIA DOS ALUNOS

Esta atividade será realizada com os alunos do 2ª anos do ensino fundamental das series iniciais entre as faixa etária de 6 a 10 anos podendo ser adequada a outras idades dependendo do professor.

TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE

O tempo para realização desta atividade será de aproximadamente 4 horas, sendo desenvolvido em três etapas:

1ª Apresentação do projeto, divisão dos grupos. (1hora)

2ª apresentação da brincadeira; montar um mini mercado onde os alunos possam estar praticando sua habilidade e dificuldades com os números. (2 horas)

3ª apresentar um relatório reflexivos das atividades desenvolvidas durante a brincadeira e o que os alunos aprenderam com os mesmo. (1hora).

OBJETIVOS DA AULA

Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto variado, onde o aluno aprende brincando a importância dos números no dia a dia ale de desperta a criatividade e o relacionamento com os colegas.

Utilizar de diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvem contagens e medidas.

Ter o conhecimento de onde e como usar os números

Aprender a escrita numérica

Reforça o aprendizado do sistema de numeração em criança do ensino fundamental

Reconhecer a semelhança entre trocar, vender onde envolva as quatro operações da matemática. (adição,subtração,divisão e multiplicação.

CONTEÚDO

• Matemática: números naturais, números que usamos no dia-dia;

• Sistema de numeração;

• Adição e subtração de números naturais;

• Adição e subtração operações inversas;

ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Atividade lúdica utilizando a moeda para aprender cálculos é proporcionar aos alunos a manipulação de dinheirinho que pode ser confeccionado pelo professor junto com os alunos.

Montar um mini mercado onde cada aluno aprenda a fazer cálculos de adição e subtração ao vender sua mercadoria, sendo que a mesma pode ser desenhos feitos por eles, trazer de casa algum objeto para ser comercializado na brincadeira como, por exemplo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com