TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçao Infantil

Trabalho Escolar: Educaçao Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/7/2013  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 3

Ensino para todos sem discriminação

A escola, como qualquer organização, possui uma estrutura própria, onde as pessoas na sua relação com os outros ocupam posições definidas, às quais estão associados determinados papéis, isto é estatutos papéis específicos correspondentes às posições detidas pelos vários intervenientes na organização escolar.

O professor e um dos atores que propiciam o desenvolvimento promovendo o saber cientificam. É também na sala de aula que a aquisição dos conteúdos acontece. Por isso, políticas públicas de formação e planos de carreira que promovem a valorização dos professores são pressupostos essenciais para melhoria da educação nacional. De acordo com ferreira (2003, p 110), A tarefa principal do professor é o ensino, ele é um profissional cuja formação lhe permite promover o ensino aprendizagem por meio do conhecimento.

Organização escolar faz- se necessária a percepção dos sujeitos que integram esse espaço e sua dinâmica no processo educativo, esses processos de encaminhamentos das ações dentro das instituições de ensino se dão também a partir das relações entre os sujeitos que ali se manifestam.

O professor assume o papel primordial de dinamizador de participação e de mobilização de todos os outros intervenientes, no sentido de os levar a darem o seu contributo e a assumirem a sua cota parte de responsabilidade na educação, para que a escola possa realizar os seus objetivos.

O conselho da escola: existe para consulta, deliberar e fiscalizar do que diz respeita aos aspectos pedagógicos, financeiros e administrativos, conselho escolar e um conjunto de docentes, especialistas. Por meio da participação dos profissionais escolar como alunos, professores, funcionários, pedagogo, diretor, secretários, pais alunos e comunidade, eles participam dos processos decisórios e nos funcionamentos e organização da escola, como reuniões de pais, conselhos de classes, grêmios estudantil, etc.

Direção: compete à direção, com base nas decisões tomadas pela equipe escolar e comunidade, coordenar, organizar e gerenciar as atividades da instituição de ensino, auxiliada pelos funcionários da escola.

Setor técnico-adiministrativo: é responsável pelas atividades que mantém a escola em funcionamento. A secretaria da escola cuida da documentação escolar (docentes, funcionários, alunos e do atendimento a comunidade).

Setor pedagógico: é responsável pelas dimensões de coordenação pedagógica e orientação educacional, sendo funções exercidas por especialistas na área, pode ainda acompanhar e intervir na interação entre pais, alunos,professores, alem de promover, por meio do conselho de classe, ações referentes a dificuldades apresentadas por alunos e professores, preocupando com a qualidade do ensinada aos alunos e o desempenho escolar deles.

Instituições auxiliares: compreendem associações de pais e mestres, grêmio estudantil, caixas escolares reúnem a comunidade escolar, funcionando por meio de uma diretoria executiva e de um conselho deliberativo, legislado por um estatuto. Têm como função auxiliar na administração da escola, porem devem manter a autonomia e não podem sofrer influencias da secretaria da educação ou da direção da escola.

Corpo docente: é constituído pelos professores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com