TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental

Ensaios: Educação Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Educação Ambiental: um importante papel da família

A ideia central dois enfoca a conscientização acerca da preservação ambiental

que se encontra bastante difundida na atualidade. Em meio às agressões antrópicas e à percepção da finitude dos recursos naturais e sua gradativa e perigosa depleção surgiu à necessidade de se instituir o desenvolvimento econômico protegendo o ambiente, daí originou-se as discussões sobre sustentabilidade ambiental.

Desenvolvimento Sustentável é aquele que “satisfaz as necessidades do presente

sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades”. Busca-se o crescimento do país sem danos à natureza e a igualdade entre gerações. Essa igualdade significa que cada geração deve ter o mesmo bem-estar, ou a mesma igualdade de oportunidades, que as demais.

Assim, políticas públicas devem ser efetivadas no intuito de tornar igualitário o

acesso ao ambiente uma vez que “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

A educação ambiental nasceu com o objetivo de gerar uma consciência ecológica em cada ser humano, preocupada com o ensejar a oportunidade de um conhecimento que permitisse mudar o comportamento volvido à proteção da natureza.

O desenvolvimento sustentável deve estar, também, aliada à educação ambiental, a família e a escola devem ser os iniciadores da educação para preservar o ambiente natural. A criança, desde cedo, deve aprender cuidar da natureza, no seio familiar e na escola é que se deve iniciar a conscientização do cuidado com o meio ambiente natural.

É fundamental essa educação ambiental, pois, responsabilizará o educando para o resto de sua vida.

O art. 225 da nossa Carta Magna assevera que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as gerações presentes e futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com