TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental

Ensaios: Educação Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO AMBIENTAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

NOVO LIMA

2014

TEMA:

PROJETO AMBIENTAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

TRABALHO COM O OBJETIVO DE ELABORAR UM PRJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SER APLICADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TEMA: PROJETO AMBIENTAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Nome:

Matéria:

Professor:

Novo Lima, 16 de Maio de 2014.

Índice

1 – Introdução

2 – Justificativa

3 – Objetivo

4- Metodologia

5 – Avaliação

6 - Bibliografia

1 - INTRODUÇÃO

A postura assumida pelo homem em relação à natureza tem ao longo dos séculos provocado mudanças significativas nas condições climáticas da Terra, causando grande impacto na fauna e na flora, dai resultando grandes catástrofes.

A preocupação com os problemas gerados pela intervenção desordenada do homem sobre o ambiente e com o futuro da vida fez com que surgisse a mobilização da sociedade, exigindo soluções e mudanças. Uma das iniciativas mais marcantes foi a institucionalização da Educação Ambiental, como forma de desenvolver nas novas gerações uma consciência critica de suas ações assim como a necessidade de preservação do ambiente comum a todos seres.

A Educação Ambiental compreende o ramo da educação cujo o objetivo é compartilhar os conhecimentos sobre o meio ambiente com finalidade de contribuir na preservação e conscientizar em relação a utilização sustentável dos recursos.

Mas como tem se dado a educação ambiental? Será que está prática tem contribuindo para a mudança da mentalidade de crianças e adolescentes? A partir de tais questionamentos que se dá o desenvolvimento deste trabalho buscando elaborar um Projeto de Educação Ambiental satisfatório que possa ser aplicados para alunos da Educação Infantil.

2 – JUSTIFICATIVA

O nosso projeto sobre o meio ambiente, tem por princípio básico conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação do ambiente, isto é, para ter consciência de que para estarmos no mundo é necessário que cuidemos do mundo, não poluindo e criando formas de efetivar ações e atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente.

Os nossos olhares deverão estar atentos para a percepção das realidades ambiental, social, econômica e cultural e para os seres que constroem a relação nos micro e macro ambientes. Para isso devemos criar com os alunos a certeza de que todos fazemos parte, do planta terra e por isso, somos igualmente responsáveis pela sua preservação e cuidado. Devemos chamar a atenção dos alunos para a questão do consumo e da produção exagerada de materiais, e resíduos que somados geram uma grande quantidade de lixo que poluem o planeta.

O nosso trabalho deve ter como fio condutor a questão do Desperdício , trazendo principalmente o contexto atual , que vem a cada dia nos apresentando uma forma desordenada de consumo que tem gerado este grande mal ao meio ambiente, o desperdício.

,

3-OBJETIVOS

• Formar, criar consciência ambiental com a comunidade escolar.

• Analisar e reconhecer o nosso contexto através da realidade do dia a dia e o desperdício na nossa comunidade.

• Discutir e criar formas alternativas de ação, cuidada e melhor do meio ambiente. Através da divulgação dos projetos ambientais.

4- METODOLOGIA

Inicialmente o Projeto Ambiental propõe o conhecimento da questão ambiental dentro do ambiente da sala de aula, trazendo informações sobre o contexto ambiental da sociedade através de imagens, de uma forma lúdica, possibilitando que o conhecimento seja adquirido e fixado pelas crianças. Através deste primeiro passo do projeto poderemos criar uma consciência ambiental nos alunos, que conhecerão a realidade social ligada ao desperdício na sociedade.Além disso, estarão preparados para desenvolver o projeto e compartilhar este conhecimento com a comunidade escolar.

O desperdício, principal foco do projeto , será trabalhado em sala de aula , através do conceito de Necessidade, despertando nas crianças o conhecimento sobre necessário e superfulo, novamente de forma lúdica através de imagens e pequenas histórias.

Com os conhecimentos básicos trabalhados em sala, o segundo passo do projeto, desenvolverá maquetes e cartazes construídas a partir de produtos que são desperdiçados, assim como a exposição da quantidade de lixo que desnecessariamente é inutilizado no dia a dia. Estes catazes estão expondo produtos Supérfluos e Necessários no dia a dia dos cidadãos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com