TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental

Monografias: Educação Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  1.955 Palavras (8 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 8

“Reciclar, Recriar e Transformar na Educação Infantil”

Ensina a teus filhos o que temos ensinado aos

nossos: que a terra é nossa mãe. Tudo quanto

fere a terra – fere os filhos da terra. [...]. O

homem não tece a teia da vida. Ele é um de

seus fios. O que ele faz para a teia faz para si

próprio.

Chief Seattle

1. INTRODUÇÃO

Nestes tempos em que a informação assume um papel cada vez mais importante, a educação para com o meio ambiente representa a possibilidade de motivar e sensibilizar as pessoas para transformar as diversas formas de participação na defesa da qualidade de vida. Nesse sentido cabe destacar que a educação ambiental assume cada vez mais uma função transformadora, na qual a conscientização dos indivíduos torna-se um objetivo essencial para promover um novo tipo de desenvolvimento – o desenvolvimento sustentável. Entende-se, portanto, que a educação ambiental é condição necessária para modificar um quadro de crescente degradação socioambiental, mas ela ainda não é suficiente, o que, no dizer de Tamaio (2000), se converte em “mais uma ferramenta de mediação necessária entre culturas, comportamentos diferenciados e interesses de grupos sociais para a construção das transformações desejadas”. O educador tem a função de mediador na construção de referenciais ambientais e deve saber usá-los como instrumentos para o desenvolvimento de uma prática social centrada no conceito da natureza.

A relação entre meio ambiente e educação assume um papel cada vez mais desafiador, demandando a emergência de novos saberes para apreender processos sociais, e essa educação precisa começar na base do processo educativo, com as crianças.

O desafio é, pois, o de formular uma educação ambiental que atinja de forma efetiva todos os sujeitos envolvidos, para que todos possam fazer a sua parte. Assim a educação ambiental deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva holística de ação, que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo em conta que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o homem

2. JUSTIFICATICA

As discussões sobre o meio ambiente vêm ganhando destaque nos meios de comunicação, nas salas de aula e nos fóruns de preservação do planeta, a crise ambiental que o planeta experimenta é o que tem fomentado essas discussões, cada vez mais pessoas e nações, tem procurado criar estratégias que venham a diminuir os impactos ambientais sofridos, percebe-se com isso que ao mesmo tempo em que os avanços econômicos trazem o desenvolvimento e o bem-estar dos povos, corrompe as reservas naturais, principalmente as dos países subdesenvolvidos, como o Brasil.

Deste modo, torna-se notório a necessidade de abordarmos as questões que tangem a educação ambiental, pois não podemos fechar os olhos para uma natureza que diariamente revela-se cada vez mais prejudicada pelas ações inconsequentes dos seres humanos.

Como educadores, devemos contribuir para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valoração ética, social, econômica e ambiental, além de pensar numa escola que promova esse aprendizado, a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental.

Diante desse contexto, surge uma indagação pertinente: como os professores devem trabalhar a Educação Ambiental de forma interdisciplinar para a formação consciente de seus educandos?

Assim, por perceber a necessidade de um trabalho que aborde discussões de preservação ao meio ambiente, esse projeto buscará desenvolver nas crianças uma cultura de sustentabilidade, mostrando a importância das atitudes individuais para o futuro do planeta. Despontar que se cada um fizer a sua parte estará ajudando para um mundo melhor. Provar que o uso dos “três erres” (Reduzir, Reciclar, Reutilizar) é vital para um planejamento sustentável. Com isto, aspiramos desenvolver valores e atitudes de respeito com a natureza; Valorizar a diversidade ambiental que nos rodeia; Mostrar aos alunos a importância da reciclagem.

3. OBJETIVOS

Geral:

• Despontar que se cada um fizer a sua parte estará ajudando para um mundo melhor.

• Provar que o uso dos “três erres” (Reduzir, Reciclar, Reutilizar) é vital para um planejamento sustentável.

• Valorizar a diversidade ambiental que nos rodeia;

• Mostrar aos alunos a importância da reciclagem.

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O termo Educação Ambiental apareceu pela primeira vez na Grã-Bretanha em 1965, durante a Conferência em Educação na Universidade de Keele, onde definiu-se que a Educação Ambiental deveria estar presente na educação de todos os cidadãos (DIAS, 2003). Com as profundas e significativas mudanças que vem ocorrendo no nosso planeta, educadores começaram a perceber a importância e a necessidade de se trabalhar mais essa questão, surgiu a necessidade de uma educação voltada para conhecer e se tentar ao menos minimizar os problemas causados pelo próprio homem ao meio ambiente que o rodeia . A Educação Ambiental segundo a lei n°9.795 de 27 de abril de 1999, é um componente essencial e permanente da educação Nacional, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo formal e não-formal. Por seu caráter holístico, interdisciplinar e participativo a Educação pode contribuir muito para renovar o processo educativo, trazendo a permanente avaliação crítica, a adequação dos conteúdos á realidade local e o envolvimento em ações concretas de transformação da realidade.

De acordo com Sato (2004) o aprendizado ambiental é um componente vital, pois oferece motivos que levam os alunos a se reconhecerem como parte integrante do meio em que vivem e faz pensar nas alternativas para soluções dos problemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com