TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental

Dissertações: Educação Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  2.347 Palavras (10 Páginas)  •  1.541 Visualizações

Página 1 de 10

EXAME - AVAL. SUB HABILITADO 03 Analise as afirmações abaixo sobre a ação interdisciplinar aliada às práticas pedagógicas, sendo a reconstrução dos conteúdos disciplinares a relação do ser-no-outro, valorizando assim a descoberta das diferenças e a riqueza da diversidade. Os fundamentos básicos para que a interdisciplinaridade aconteça são os seguintes:

I – Movimento Dialético: Exercício de dialogar com nossas próprias produções, com o propósito de extrair desse diálogo novos indicadores, novos pressupostos. I – Recurso da Memória: Memória – registro, escrita e realizada em livros, artigos, resenhas, anotações, cursos, palestras, e a memória vivida e refeita no diálogo com todos esses trabalhos registrados. I – Parceria: Tentativa de iniciar o diálogo com outras formas de conhecimento a que não estamos habituados, e nessa tentativa, a possibilidade de interpretação dessas formas. Com relação às afirmações acima podemos afirmar: ALTERNATIVA CORRETA: D - As questões I, I e II estão corretas

B2 HABILITADO 04 Analise as afirmações abaixo sobre a ação interdisciplinar aliada às práticas pedagógicas, sendo a reconstrução dos conteúdos disciplinares a relação do ser-no-outro, valorizando assim a descoberta das diferenças e a riqueza da diversidade. Os fundamentos básicos para que a interdisciplinaridade aconteça são os seguintes:

I – Sala de Aula interdisciplinar: A sala de aula é o lugar onde a interdisciplinaridade habita [...] verificamos que os elementos que diferenciam uma sala de aula interdisciplinar de outra não interdisciplinar são a ordem e o I – Busca da totalidade: O conhecimento interdisciplinar busca a totalidade do conhecimento, respeitando-se a especificidade das disciplinas: a escolha de uma bibliografia é sempre provisória, nunca definitiva. I – Projeto de vida: Um projeto interdisciplinar pressupõe a presença de projetos pessoais de vida e o processo de desvelamento de um projeto pessoal de vida é lento, exigindo uma espera adequada. Com relação às afirmações acima podemos afirmar: ALTERNATIVA CORRETA: D - As questões I, I e II estão corretas

EXAME - AVAL. SUB HABILITADO 05 Analise as afirmações abaixo sobre a interdisciplinaridade na Educação Ambiental:

I – O professor deve estar cada vez mais, preparado, para reelaborar as informações que recebe, e dentre elas, as ambientais, a fim de poder transmitir e decodificar para os alunos a expressão dos significados sobre o meio ambiente e a ecologia nas suas múltiplas determinações. I – A grande maioria das atividades é feitas dentro de uma modalidade formal. Quase sempre os temas são: lixo, proteção do verde, uso e degradação dos mananciais, ações para conscientizar a população da poluição do ar. O trabalho que está sendo realizado no Brasil é ainda tímido e a presença dos órgãos do governo, em relação à coordenação desses trabalhos é muito restrita. I – A escola deve selecionar as prioridades e conteúdos, de acordo com o que se observa como relevante nos noticiários da televisão, pois o problema que atualmente afeta uma localidade distante com certeza em um futuro próximo também afetará a localidade na qual a escola se insere.

Com relação às afirmações acima podemos afirmar: ALTERNATIVA CORRETA: A - As questões I e I estão corretas

B2 HABILITADO 06 Analise as afirmações abaixo a interdisciplinaridade na Educação Ambiental:

I – A Educação Ambiental deve ser vista como um processo estático de aprendizagem, pois a natureza também se comporta de forma estática. I – Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, instituídos Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n º 9394/96 indicam as diretrizes para o educador trabalhar o tema transversal - Meio Ambiente. I – Para que a Educação Ambiental possa ser inserida nos atuais sistemas educacionais, faz-se necessário o desenvolvimento de novos sistemas educativos que propiciem práticas sensibilizadoras, oportunizando um contato com os sentidos para ampliar a percepção sobre o ambiente em que vivemos. O desafio de fortalecer uma educação ambiental é prioritário para viabilizar uma prática educativa que articule de forma incisiva a necessidade de se enfrentar a degradação ambiental e os problemas sociais. Com relação às afirmações acima podemos afirmar: ALTERNATIVA CORRETA: C - As questões I e II estão corretas

EXAME - AVAL. SUB HABILITADO 07 Analise as afirmações abaixo sobre a proposta dos PCNs, com o tema Meio Ambiente, ajudaria os alunos a construírem uma consciência global e local das questões relacionadas com o meio, para que possam assumir posições de melhoria da proteção e conservação, assim aprenderiam a desenvolver senso de responsabilidade e de solidariedade, de modo a respeitar o ambiente e as pessoas. Para planejar, elaborar e colocar em prática um Projeto Participativo de Educação Ambiental é necessário seguir alguns passos básicos.

I – · Identificação: Dados sobre a Unidade Escola (endereço, cidade, fonte) Unidade Central que pertence e do projeto (coordenador, carga horária, nome do projeto e pessoas envolvidas no projeto). · Caracterização do problema/introdução: Coloca-se um histórico do problema, suas implicações e outras informações que permitam o diagnóstico de forma mais fiel possível. Pode elaborar um questionário, antes da introdução. · Justificativa: Após caracterizar o problema, explica-se o porquê do projeto, colocando evidências de que a proposta é viável. I –· Objetivos: São os resultados que querem alcançar (Para que o projeto?) · Metodologia: Resultados parciais, concretos e diretos, elementos quantitativos e qualitativos (como fazer?)

· Cronograma: Um projeto tem início, meio e fim, visualização gráfica das atividades a serem realizadas. Tempo gasto para cada atividade (Quando?) I – · Recursos materiais e /ou financeiros: Discrição dos materiais necessários para a realização das atividades, bem como o valor financeiro. · Avaliação: Como será avaliado? A avaliação deverá ser contínua e reflexiva, durante todas as etapas do projeto.

· Bibliografia: Mostrará o material teórico utilizado como base para a elaboração do projeto. Com relação às afirmações acima podemos afirmar: ALTERNATIVA CORRETA: D - As questões I, I e II estão corretas

HABILITADO 08. Qual das afirmações abaixo esta correta em relação à interdisciplinaridade na educação ambiental.

ALTERNATIVA CORRETA: B - A palavra interdisciplinaridade está ligada a palavra disciplina,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com