TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental

Ensaios: Educação Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho Educação Ambiental

IBEAS – Turma 05 - Bauru

Avaliação e Incremento da Arborização Urbana no Bairro Degradado – Progresso / SP

Discentes: Pedro Floriano Neto

Thiago Silvestre

Antonio Marcos Galvez Serra

Andre Henrique Correia

Fillipe Guimarães Cortez

Docente: Profa. Dra. Liane Biehl Printes

Bauru/2014

Resumo

No Brasil mais de 80% dos habitantes vivem em áreas urbanas, que, apesar das facilidades e do comodismo oferecido, apresenta padrões indesejáveis de qualidade ambiental, ou seja, padrões aquém dos desejáveis para uma vida saudável. A utilização de árvores em vias públicas e privadas, bem como praças, parques, bosques, jardins são fatores que ajudam a mitigar esses padrões indesejáveis (Freitas & Sardinha 2009).

A situação da arborização urbana é preocupante no bairro Degradado em Progresso – SP. Ciente de seu papel socioambiental e do poder de seu potencial de mobilização popular a fábrica de sorvetes Consciente visa sensibilizar seus funcionários para elaborar um plano de ação na melhoria da arborização urbana local.

Introdução

No Brasil mais de 80% dos habitantes vivem em áreas urbanas (IBGE 2008), que, apesar das facilidades e do comodismo oferecido, apresenta padrões indesejáveis de qualidade ambiental, ou seja, padrões aquém dos desejáveis para uma vida saudável. A utilização de árvores em vias públicas e privadas, bem como praças, parques, bosques, jardins são fatores que ajudam a mitigar esses padrões indesejáveis.

Entende-se por arborização urbana toda cobertura vegetal de porte arbóreo existente nas cidades. Essa vegetação ocupa, basicamente, três espaços distintos, as áreas livres de uso público e potencialmente coletivas, as áreas livres particulares e as áreas acompanhando o sistema viário.

Nas últimas décadas, muitos estudos vêm sendo realizados sobre a arborização urbana, enfocando os mais variados problemas, tais como espécies inadequadas, manejo impróprio e a falta de conhecimento das pessoas em relação aos benefícios que as árvores podem proporcionar (Freire, 2005; Monico 2001; Moreira, 2010).

Dentre os principais problemas encontrados nas grandes cidades, destaca-se o crescimento desordenado, acompanhado de processo de industrialização e urbanização, revelando conseqüências nocivas ao meio ambiente. Em decorrência desse crescimento desordenado das cidades e da falta de planejamento, a arborização urbana fica prejudicada, apresentando sérios transtornos para a comunidade, tais como problemas na rede elétrica e de telefonia, calçamento, muros, encanamentos subterrâneos, entre outros (Freire, 2005; Monico 2001).

Isso acontece porque as árvores plantadas nas calçadas são submetidas à condições diferentes daquelas encontradas em áreas verdes, pois seu crescimento, no meio urbano, é muito limitado devido à compactação do solo, podas drásticas,

degradação, estresse hídrico, iluminação e poluição por carros e indústrias (Moreira, 2010).

Contudo, a vegetação, através de suas funções ecológicas, econômicas e sociais, pode desempenhar importante papel na melhoria das condições de vida das populações urbanas: elementos climáticos, como a intensidade da radiação solar, a temperatura, a umidade relativa do ar, a precipitação e a circulação do ar, entre outros, são afetados pela presença da vegetação; as árvores têm considerável potencial na remoção de partículas e absorção de gases poluentes da atmosfera; realizam amortecimento dos ruídos de fundo sonoro contínuo e descontinuo de caráter estridente, ocorrente nas grandes cidades; a arborização urbana auxilia na manutenção de diversas espécies de animais vertebrados e invertebrados que ocorrem em áreas urbanas, provendo recursos alimentares, sítios de pouso, locais para reprodução entre outros recursos e condições; e ainda contribuem direta e indiretamente para a saúde física e mental do homem, além dos aspectos econômicos, agregando valor às propriedades (Moreira, 2010).

A cidade Progresso possui vários bairros antigos que se desenvolveram sem planejamento ambiental adequado, demonstrando um quadro geral ruim no concernente à cobertura vegetal urbana. Há cinco anos a fábrica de sorvetes Consciente está instalada no bairro Degradado e conta com um quadro de 50 funcionários, 45 dos quais residentes no raio de 3 km da fábrica. Ciente de seu papel socioambiental a fábrica pretende atuar proativamente na melhoria da qualidade socioambiental do seu local de funcionamento.

Justificativa

A qualidade ambiental local pode ser melhorada à partir do apropriamento e percepção das pessoas sobre os problemas locais por aqueles que fazem parte do próprio meio.

Objetivos

Elaborar um plano de ação para melhoria da arborização urbana (PAMAURB) do Bairro Degradado e seu entorno.

Metodologia

Ao longo de 2015 a empresa Consciente ira promover e fomentar 10 encontros com todos os funcionários para discutir diversos temas ligados à arborização, qualidade de vida e meio ambiente. Serão abordados os temas: o papel ecológico da vegetação nas cidades, arborização urbana e qualidade de vida, fauna urbana e corredores ecológicos urbanos, árvores e a proteção de nascentes, responsabilidades ambientais de empresas com potencial poluente, espécies arbóreas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com