TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Diversidade , Estrutura E Organização Da Educação

Pesquisas Acadêmicas: Educação E Diversidade , Estrutura E Organização Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Introdução

O desafio profissional da Instituição propõe mostrar como trabalhar e expor sobre os assuntos de multiculturalismo e adversidade nas escolas no currículo escolar.

Enfatizando e respeitando as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os Parâmetros Curriculares Nacionais.

2 – Principais Aspectos relacionados a diversidade e multiculturalismo

• Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)

Esta lei garante os direitos iguais nas escolas, onde todos tem o direito de ir e vir. Independente de qual seja a sua cor, religião, raça ou cultura; toda a sociedade tem direito a educação e tem o direito de ser livre e respeitado dentro de qualquer instituição de ensino. As diferenças e as culturas devem ser respeitadas.

• Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

As crianças necessitam aprender a crescer como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes do seu papel na sociedade. Para que isso aconteça é necessário que elas tenham conhecimentos de todos os seus direitos e deveres. Os parâmetros foram elaborados pedagogicamente para a formação de cidadão, respeitando a diversidade cultural, autonomia pedagógica, com salários dignos, plano de carreira e ferramentas de aprendizado e disponibilização das aulas.

• Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

O ensino das culturas afro-brasileira e Africana são de grande importância para toda a sociedade. Esta lei visa a igualdade racial e cultural e o estudo aprofundado dessas raças e culturas nas escolas, não somente um estudo superficial e preconceituoso.

• Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1.

Esse material é para auxiliar na realização dos trabalhos educativos com as crianças da educação infantil. Tenta apontar as metas de qualidade para contribuir que as crianças tenham um bom desenvolvimento com a sua identidade, sendo capazes de crescerem como cidadãos aonde os direitos da infância são reconhecidos, também tem o objetivo de socialização.

3 - Comemoração do Dia das Mães

Comemoração do Dia das Mães do Colégio Renovação

Disponível em: http://www.educacional.com.br/escolas/mural/lenoticia.asp?id=506431&EscolaId=50240001

Acesso em:09/05/2013

Análise Crítica:

A comemoração do dia das mães na escola pode gerar bastante polemica e deve ser tratada com extremo cuidado e delicadeza, pois a crianças que trazem em sua historia de vida situações difíceis como abandono, adoção, morte, doença, separação dos pais e homossexualidade. A comemoração na escola pode fazer com que a criança e até seus colegas fiquem desconfortáveis.

Antes de pensar em qualquer tipo de comemoração deve-se analisar a diversidade de cada família. O mais importante é não impor a esse aluno uma situação que possa entristecê-lo uma vez que era para ser uma comemoração com muita alegria. Além de tratar a questão com cautela, a escola deve tomar cuidado para não transformar o Dia das Mães em uma comemoração sem qualquer significado. É preciso mostrar para as crianças que as mães são importantes sempre, e não apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com