TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Fisica Escolar

Artigos Científicos: Educação Fisica Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 3

A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO PROCESSO EDUCACIONAL

A educação física foi sempre modificada de acordo com o momento político que o país vivia. Em 1936, inicio a educação física higienista, que se preocupava com os hábitos de higiene e saúde, buscando homens e mulheres fortes e sadios.

Já a ed. física militarista, em 1930-1945, além dos hábitos de higiene, selecionava os indivíduos perfeitos fisicamente, excluindo os fracos, pois seus objetivos eram preparam os jovens para guerra.

A ed. física pedagogicista (1945-1964), tratava da educação física voltada para o movimento, sem envolvimento com a política. Em 1961, foi promulgada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, onde a ed. física tornou-se obrigatória nos ensinos primário e médio.

Após 1964, a ed. física voltou-se ao tecnicismo, era o culto ao atleta e o esporte espetáculo, e sem envolver-se aos aspectos políticos. E passou a ser amparada pela lei 5.692/71, onde a educação física passa a ser uma atividade prática voltada para o aspecto técnico e físico do aluno.

Em 1971 o decreto 69.450/71, especifico para a ed. física, vem com objetivo de aprimorar a aptidão física dos alunos, onde prevalece a desempenho motor do aluno.

A última tendência é a popular, que tem como objetivo a ludicidade e a cooperação entre os trabalhadores.

A ed. física aos olhos de Libâneo (in Ghiraldelli 1989, p.14), deve buscar

...ao invés de condicionamento à ordem social, a formação de alunos críticos e participativos; ao invés do adestramento físico, a compreensão e o uso sadio do corpo; ao invés do esporte-espetáculo e ufanista, o esporte educativo; ao invés da disciplina imposta e da repetição mecânica, de ordens do professor, o autodomínio, a formação do caráter, a auto-valorização da atividade física; ao invés do corpo-instrumento, o corpo como ser sócia.

Libâneo em suas sábias palavras faz a comparação da educação física para o ser humano em todas as suas dimensões e da ed. física para o ser objeto

A partir da década de 1980 inicia a preocupação sobre os verdadeiros objetivos da educação física, quais seus valores, qual é a sua identidade, a justificativa de si mesma, Medina(19890). A partir daí a ed. física passar a dar importância as series iniciais, da pré-escola à 4º série, buscando o desenvolvimento psicomotor. Apontando novas tendências, vendo o aluno como um ser humano integral em todas as suas dimensões.

Em 1996, a nova lei 9.394/96, indica a educação como um meio necessário para o desenvolvimento da condição social, e delega responsabilidades aos Conselhos Estaduais de educação, as escolas e aos professores. O MEC lança os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), para orientar o direcionamento da educação no país. (Brasil 1997, p.27-28) “oportunidade aos alunos para que desenvolvam suas potencialidades, de forma democrática não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos”.

Souza e Vago (1997, p.140)

...nem domadora de corpos humanos, nem produtora de uma raça forte energética; nem celeiros de atletas; nem promotora de uma saúde estritamente biológica. Pensamos em uma educação física que não está preocupada em produzir “corpos esculturais”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com