TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil

Artigo: Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA DURANTE O ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

O estágio de docência em Educação Infantil foi realizado no Centro Educacional Infantil Sinal Verde, localizado na Rua: Barra de Santa Rosa, n° 261, Vila Cisper-SP. O estágio foi feito pela acadêmica: Marciene Marques Fabiano dos Santos. Sendo acompanhados pela professora regente: Andrea, Pedagoga. A intervenção foi feita no período matutino nos dias: (11) onze à (18) dezoito de março de 2013. Conforme combinado com a professora regente, que nos passou os conteúdos com os quais estava trabalhando: Matemática, Noção de perto e longe; Linguagem Oral e Escrita, Vogais; Inglês, A palavra urso/ bear; e Educação Física com Relaxamento e Dinâmica de historinha (A Foca Felícia) onde foi feito um teatrinho. Fomos apresentados às crianças, pela professora, que ficaram cheias de contentamento por contarem com novos integrantes para interagirem, brincarem, aprenderem A prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia a dia como professor. Enquanto estamos estudando apenas as teorias, não temos ideia do que é estar frente a uma classe e ser o responsável pela mediação do conhecimento às crianças, a responsabilidade é grande. A experiência vivida na sala do CEI nos mostrou claramente o que significa ser professor na Educação Infantil. Saber como trabalhar determinado conteúdo, para que a criançada realmente se desenvolva, aprenda com compreensão. Portanto, é no estágio prático em sala de aula, que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar para exercer com êxito sua profissão.

O Centro de Educação Infantil têm capacidade para 100 crianças. Mas, atualmente atende 63 pequenos infantes, com idade entre dois anos de idade até seis anos. A distribuição se dá da seguinte forma, Mini-Maternal com 18 crianças, Maternal com 8 crianças, Jardim I com 19 crianças, pré com 18 crianças e também trabalha com atendimento integral. A instituição conta com 4 professores; 1 auxiliares de Mini-Maternal; 1 cozinheira; 1 secretária; 1 coordenadora pedagógica e administrativa.

Quanto à estrutura física, a escola infantil conta, além das salas de aulas, uma secretaria equipada com um arquivo, armário de aço, mesa com cadeira e (PCs) micro-computadores. Uma cozinha equipada com um fogão de quatro bocas, uma geladeira, liquidificador, batedeira, pia, refeitório amplo com mesas e bancos. Almoxarifado com mesas e armários. Todas as salas de aula na qual realizamos o estágio possui uma grande janela, uma porta de acesso, as salas de aula também são equipadas com televisores e DVDs, mesas e cadeiras nas quantidades dos alunos, armário para a professora e para os alunos, ventilador, quadro negro. Ainda existe a disposição das crianças, uma área externa com parquinho (escorregador, gira-gira, balanço), espaço com emborrachado onde são realizadas as brincadeiras livres e uma sala de informática com 12 computadores. A decoração das paredes é feita com desenhos, letras, números, cartazes com letras musicais, fotos das crianças e datas de aniversários. Essa decoração é feita pela professora. A rotina do CEI é organizada, mas bastante flexível. Está repleto de afetos nas atividades como: comer, dormir, trocar fraldas, etc. As crianças chegam por volta das oito horas da manhã, tomam café, participam das atividades recreativas com assistentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com