TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil

Artigos Científicos: Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 6

EDUCAÇÃO INFANTIL

Este trabalho foi realizado na Escola Municipal Paraíso da Criança, que atende crianças de 04 e 05 anos de idade, com um total de 200 alunos e 24 funcionários, atendendo nos turnos matutino e vespertino, e funciona numa casa alugada pela Prefeitura Municipal de Salinas, sendo nossas entrevistadas as professoras Karine Aparecida de Souza, Rivânia Moreira Gusmão e Íris Pereira da Silva Alves.

De acordo com a nossa pesquisa feita com as professoras, para elas a criança começa a aprender muito antes de ingressar na escola, o aprendizado começa fora da escola. Não se alfabetiza uma criança logo no primeiro ano escolar. O papel da pré-escola é ampliar gradativamente as possibilidades da criança de se comunicar e expressar, para assim conhecer vários gêneros orais e escritos para participar de diversas situações, onde possa mostrar suas vivências e ouvir dos outros, elaborar e responder perguntas. Assim a criança familiariza com a escrita através da literatura além de permitir que as mesmas convivam e manejem letras e números da mesma forma que manejam as tesourinhas, que pintam, colam e desenham. É necessário uma atenção especial no período da alfabetização, pois é nesse momento que se dá a estruturação do conhecimento.

Para desenvolverem um trabalho com resultados positivos elas levam em conta a realidade de cada criança, para ai sim entenderem como elas irão aprender, cada uma tem sua diferença de personalidade, ritmos e forma de interpretar o que acontece ao seu redor. É na sala de aula que elas podem observarem as mais diferentes formas de reagir das crianças diante de uma mesma tarefa, e é nesse momento que para terem sucesso na sua tarefa de ensinar que elas precisam adaptarem a realidade da criança. Na escola todas as crianças teem as mesmas oportunidades porém, com diferentes estratégias de aprendizagem como: atividades em grupo, atividades em dupla e atividade individual usando todos os espaços existentes na escola, pátio, sala de aula e uma área livre que tem ao lado da escola. Quanto o material pedagógico elas dão preferência aos que exploram todos os sentidos da criança como por exemplo: a massinha, a tinta, a argila, jogos didáticos e esportivos, a dança, a música e etc.

O objetivo principal da Educação Infantil é o desenvolvimento total da criança de até 06 anos de idade, em todos os aspectos psicológico, social, intelectual, complementando o aprendizado adquirido na sua família e na comunidade. A criança quando ingressa na educação infantil deve ser estimulada na sua criatividade, no descobrir, no inventar, redescobrir e de criar. Ela deve ser levada a atuar cada vez mais de forma independente, com confiança, descobrir e conhecer seu próprio corpo, ter hábitos de higiene, brincar, expressar emoções, sentimentos, pensamentos, necessidades e desejos. Ela deve ser estimulada a utilizar diferentes formas de linguagens se expressando através de atividades pedagógicas, como já foi citado, que desenvolva todos os sentidos.

Para as professoras entrevistadas o professor de educação infantil tem um papel muito importante e de extrema responsabilidade, pois é através dele que as crianças vão vivenciar diversas experiências enriquecedoras e nova para elas, desenvolvendo assim suas capacidades e habilidades. O processo de ensinar nessa idade é longo e deve ser feito de forma contínua e dinâmica, com uma preocupação especial de como saber lidar com as crianças no dia-a-dia e em situações especiais. O ideal é que os professores tenham atitudes, estratégias e comportamentos que favoreçam uma aceitação e desenvolvimento dessas crianças no ambiente escolar.

Para trabalhar a linguagem oral e escrita elas usam diversas atividades uma vez que, para as crianças, a aprendizagem da linguagem oral e escrita é um meio importante para ampliarem suas possibilidades de inclusão e de participação nas diversas práticas sociais e convívio familiar. E uma dessas atividades é a roda de conversa, onde elas estimulam a criança a falar com os colegas sobre um tema, pode ser a caixa de surpresas onde a criança pode trazer de casa qualquer objeto ou animalzinho, podendo no final até confeccionarem um livro coletivo onde cada um tem uma página onde irá expressar através de desenhos, pinturas, ou até mesmo as anotações feita pela professora no momento da fala das crianças. Estimulando-as sempre com perguntas. Outra atividade é a história encenada, onde elas contam uma história para a turma e depois pedi para que eles encenem da maneira deles, podendo também expressar através de desenhos. Para o desenvolvimento da oralidade elas trabalham com as adivinhas, as parlendas, trava línguas, brincando de mímica e o desenho onde a criança é incentivada a fazer um desenho e depois falar sobre ele.

A alfabetização inicia-se desde o momento que a criança começa a adquirir a linguagem oral, portanto o professor deve criar um ambiente inspirador em todas as áreas, como: um cantinho da leitura, cantinho do brinquedo, espaço com espelhos, música, dança além de explorar as atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com