TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil

Ensaios: Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A educação infantil concebe compreender o avanço legal existente e as mudanças ocorridas no modo de ver e pensar da criança de zero a cinco anos.

É importante que a escola se prepare para recebê-la, com uma estrutura diferenciada, onde o espaço educativo seja estimulante e leve a criança ao interesse, a curiosidade e ao prazer na aprendizagem.

Sendo o professor o mediador nessa construção de aprendizagem, cabe a ele buscar ações que proporcione uma educação de qualidade, preparando a criança para a realidade em que vive.

Nessa primeira fase há de se despertar estímulos, com os quais a criança aprenda a participar ativamente da vida em sociedade.

Esse trabalho versará sobre um estudo de como, professor e escola, devem estar sintonizados e direcionados para a formação de um cidadão de sucesso.

DESENVOLVIMENTO

Quando pensamos em infância nos deparamos com alguns pontos a serem indagados, por exemplo, como é a infância de hoje?

Será que a criança hoje é um adulto em miniatura? Ou será que ela é protagonista da sua própria história?

Basta olharmos atentamente a educação infantil nos dias de hoje e teremos a resposta.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), educar é propiciar situações de cuidados, brincadeiras, e aprendizagens orientados de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural (BRASIL,1998a, p.23).

Assim, as atividades propostas para a educação infantil devem proporcionar um entrosamento entre cuidar, educar e brincar, fazendo uma educação integral, favorecendo o aprender e o desenvolver, para isso, amparo, recreação e instrução, cuidado, entretenimento e ensino, precisam fazer-se presentes no dia a dia dos espaços de educação infantil.

O professor tem um papel fundamental na organização das diferentes situações, cabe a ele criar estratégias pelas quais as crianças possam se comunicar, e se expressar através de conversas, brincadeiras ou aprendizagem orientada.

O professor deve planejar suas ações procurando estar próximo da realidade dos alunos e para isso deve conhecê-los bem.

A avaliação na educação infantil precisa assumir finalidade investigativa e não apenas servir à mera constatação de algo ao final de um processo, "é a dimensão da interação adulto/criança que justifica a avaliação e não a certeza, os julgamentos, as afirmações inquestionáveis sobre o que ela é ou não capaz de fazer" (HOFFMANN, 1996, p.15).

Para desenvolver a linguagem o professor pode criar situações onde a criança imite os sons dos animais, fala nomes de objetos e parte do corpo, conta histórias, assim é trabalhado o desenvolvimento da linguagem na criança, facilitando o seu aprendizado.

Apesar de todo cuidado com planejar atividades lúdicas, devemos também dar voz e vez para a criança a fim de que elas manifestem quais são os brinquedos que lhes agradam e expliquem o porquê.

Geralmente realizada no início do dia, a roda da conversa é um bom exemplo de atividade onde a criança expressa por meio da linguagem oral, sentimentos, idéias, valores e outros e essa conversa realizada com adultos possibilita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com