TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil

Ensaios: Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  5.773 Palavras (24 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 24

INTRODUÇÃO

Percebe-se que a educação de qualidade hoje, é imprescindível no âmbito escolar frente às políticas públicas pregadas aos sistemas de ensinos, e diante de tal compromisso entende-se que um dos caminhos a ser percorrido passa a se chamar interação entre família e escola. Ou seja, a grande tarefa é desafiante para ambas, pois é nelas que se formam os primeiros grupos sociais de uma criança.

A Educação assume uma importante missão que gere compromisso de práticas educativas que possam gerar o pleno desenvolvimento do aluno, uma vez que, através das escolas, estratégias são articuladas para essas duas entidades família x escola estarem juntas com objetivos comuns a serem alcançados, melhor dizendo o sucesso dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. O grupo visitou a instituição EMEF “Gabriel José Martins” que se situa na Rua Belo Horizonte, 473- Centro- Barbosa/SP, sendo sua demanda um total de 560 alunos, e 37 professores, sua filosofia é educar partindo do principio: pratica-teoria-pratica, em busca da construção de uma sociedade justa, igualitária, vivenciadora de valores e conhecimentos socialmente úteis, almejando o desenvolvimento integral do ser humano, sujeitos do contexto social e capaz de transformar o ambiente em que vivem. Queremos que os educando possam ser mais sociáveis e não apenas sabedores de competências e habilidades técnicas. Eles precisam aprender a falar, a ler, a calcular, confrontar, dialogar, debater, sentir, analisar, relacionar, celebrar, saber articular o pensamento e o seu próprio sentimento, sintonizados, com a sua história de luta pela terra, ou seja, cidadãos conscientes e capazes de interagir na sociedade. Houve uma interação do grupo onde cada um pôde fazer suas pesquisas sobre qual tema seria propicio para fazer o projeto depois se reuniram e discutiram qual desses temas seria mais relevante diante da situação da instituição, por fim entraram em consenso e decidiram o assunto.

1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

Atualmente a escola é uma das mais importantes instituições sociais. Isso porque, assim como a família, a escola é responsável por fazer a mediação entre o indivíduo e a sociedade. Ao transmitir a cultura e, com ela, modelos sociais de comportamento e valores morais, a escola permite que a criança “humanize-se”, cultive-se, socialize-se ou, numa palavra, eduque-se. A criança vai deixando de imitar os comportamentos dos adultos e passando a apropriar-se dos modelos e valores transmitidos pela escola, aumentando, dessa forma, sua autonomia e seu pertencimento ao grupo social.

Mas, diante de palavras tão bonitas qual seria o problema da nossa escola atualmente?

Pois bem, diante de um cenário cada vez mais crítico discute-se sobre a influência da família na educação, no comportamento e na formação da criança. A família é o primeiro grupo social em que esta começa a interagir, aprender e onde busca as primeiras referências no que diz respeito aos valores culturais, emocionais, etc. Ela interfere no desenvolvimento e no bem estar de todos os seus membros. Assim como a família, a escola é responsável por fazer a mediação entre o indivíduo e a sociedade, onde deve haver informação e conscientização à família sobre a diferença da educação que cabe à escola e a educação que deve ser orientada pela família.

Compreender que existem as diferenças entre as pessoas faz parte da formação do educador. Se a escola responde as necessidades proeminentes do contexto em que está inserida e muda sua prática e seu pensar para entender a demanda social, ela continua cumprindo a sua função formadora e continua sendo escola.

No entanto, quando as crianças recebem um bom estímulo de casa, quando os pais acompanham todo o processo de educação, ajudando no dever de casa, comparecendo às reuniões e sempre mantendo contato com os professores, essas crianças tendem a obter um melhor desempenho escolar. Já quando os pais são ausentes, ou quando a criança tem um vínculo familiar ruim, ela pode apresentar auto-estima prejudicada, distúrbios na aprendizagem, medos, incertezas, rejeições, preconceitos e violência. E isso vem acontecendo cada vez mais e com maior freqüência no âmbito escolar. Pais têm delegado a escola suas responsabilidades, e sabemos que a influência familiar é decisiva na aprendizagem dos alunos. Os filhos de pais extremamente ausentes vivenciam sentimentos de desvalorização e carência afetiva, gerando desconfiança, insegurança, improdutividade e desinteresse, sérios obstáculos à aprendizagem escolar.

O que fazer? A escola precisa aproveitar todas as oportunidades de contato com os pais para passar a eles informações sobre os seus objetivos, recursos, problemas e sobre as questões pedagógicas que se apresentarem. Somente deste modo eles irão sentir-se comprometidos com a melhoria da qualidade escolar. O contato com a família pode trazer informações sobre fatores que interferem na aprendizagem e apontar os caminhos mais adequados para ajudar a criança. Também torna possível orientar aos pais para que compreendam a enorme influência das relações familiares no desenvolvimento dos filhos.

Diante da problemática toda a comunidade escolar vêem a necessidade da elaboração de um projeto que contemple essa parceria. Com muita satisfação apostam num relacionamento amigável e favorável juntamente com os pais para conseguirem atingir seus objetivos para com o alunado. Tendo em vista a grande preocupação que a escola tem com a problemática, o grupo elaborou o projeto “Família x Escola a União Perfeita” que visa inter-relação e a agregação da família-escola, escola-familia.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

A parceria entre familiares e as instituições de ensino seja a educação formal ou a técnica, é concretizada quando ambos estão unidos em um único objetivo, formar cidadãos conscientes da sociedade em que habitam, com valores éticos e morais e com uma perspectiva de um futuro promissor. A família pode participar de várias maneiras na vida educacional do estudante, segundo Freitas, Maimoni & Siqueira, (1994) e de Maimoni & Miranda, (1999), elas podem: acompanhar tarefas e trabalhos escolares, verificar se o filho fez as atividades solicitadas pelo docente, estabelecer horário de estudo, informar - se sobre matérias e provas, entre outras.

Há vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com