TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil

Ensaios: Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  2.165 Palavras (9 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ALINE MAGDA MONTEIRO

DIMAS ALVES GONÇALVES

JUSSARA CRISTINA DO CARMO PIRES

LILIANE DOS REIS LIMA

MARIA DIAS DUARTE

A VISÃO DOS EDUCADORES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL

Itabira

2011

ALINE MAGDA MONTEIRO

DIMAS ALVES GONÇALVES

JUSSARA CRISTINA DO CARMO PIRES

LILIANE DOS REIS LIMA

MARIA DIAS DUARTE

A VISÃO DOS EDUCADORES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Educação da Criança de 0 a 5 anos, Ludicidade e Educação, Organização e Didática na Educação Infantil, Ensino da Linguagem Oral e Escrita, Esnsino e Alfabetização I.

Prof. Rosely Montagnini, Marlizete Stenle Bonafini, Edilaine Vagula, Alexandre Villas Bôas, Raquel Franco.

Itabira

2011

Introdução

Este trabalho é a apresentação de reflexões acerca do Ensino Infantil, a partir de métodos utilizados por educadores da Escola Municipal Cinderela, da cidade de Ferros- MG. Foi realizada uma entrevista com três professoras da Educação Infantil, Mariana, Rita de Cássia e Maria Perpétua. O instrumento utilizado foi um questionário que abordou aspectos gerais sobre o ensino na Infância.

A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Requer, pois, que as instituições de ensino utilizem o diálogo interativo e o envolvimento de professores, alunos e pais ou responsáveis. O ambiente de ensino deve ser propício à ampliação das experiências e conhecimento do aluno, estimulando a criatividade como elemento de auto-expressão e a construção do conhecimento que inclui as idéias de descobrir, inventar e de criar. A criança deve sentir-se segura e acolhida no ambiente escolar utilizando esse espaço para ampliar suas relações sociais e afetivas, respeitando a diversidade e valorizando sua riqueza.

Através deste contexto podemos ver como seria a forma ideal e o ambiente ideal de ensino. Sabemos que na realidade essa forma ideal não existe, por isso fomos buscar nas instituições de ensino infantil, através de um questionário realizado com educadores, métodos utilizados por eles para a prática da alfabetização.

Apresentamos a seguir o questionário realizado com as educadoras Rita de Cássia, Mariana Drummond e Maria Perpetua de Andrade, da Escola Municipal Cinderela, localizada no município de Ferros, Minas Gerais.

A primeira questão abordada foi: Para você como a criança aprende?

A professora Rita de Cássia diz o seguinte: A criança aprende por meio de experiência, observação e exploração do seu ambiente, que deve ser estimulante. A aprendizagem se dá tanto na escola como em casa e na sociedade.

Mariana concorda com a Rita de Cássia ao dizer que a criança aprende através da observação e exploração de suas habilidades e acrescenta que é através da interação com as pessoas do seu ambiente, tanto em casa como na escola ou na sociedade.

Maria Perpétua ressalta que é através da interação com as pessoas com quem convive, ela absorve os hábitos e atitudes das mesmas. Através da exploração das suas habilidades. A partir do prazer, da paciência, do amor, compreensão e da afeição.

Podemos observar que todas compartilham a idéia de que a criança aprende através da exploração, observação e interação e a professora Maria Perpétua acrescenta que a disposição afetiva também contribui para desenvolvimento infantil.

Questionamos depois: Qual é o objetivo da educação infantil?

Rita de cássia fala que educar é cuidar. É promover o desenvolvimento integral da criança de até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social.

Mariana Drummond acredita que a educação infantil promove a ampliação do desenvolvimento, experiências e conhecimentos do aluno em todos os aspectos: físicos, psicológicos, intelectual e social.

Maria Perpétua diz que ela propicia ao aluno um ambiente rico em experiências necessárias ao desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade e promove a ampliação das experiências e conhecimentos do aluno estimulando seu interesse pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade e estimula a criatividade como elemento de auto- expressão e a construção do conhecimento que inclui necessariamente as idéias de descobrir, inventar, redescobrir e criar.

Entre as entrevistadas prevalece a idéia de que a educação além de educar tem a função de cuidar, visando o desenvolvimento intelectual, físico, psicológico e social através de experiências compartilhadas que estimulam a construção do seu próprio conhecimento.

E é o que acontece hoje nas escolas, os alunos devem ser estimulados a aguçar sua criatividade para que ocorra uma construção pessoal e coletiva que resulta em compreender, manipular e reconstruir os objetos do mundo físico e social que cercam as curiosidades e as relações que as crianças estabelecem entre si.

Dentro deste contexto questionamos aos educadores qual é o papel do professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com