TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil

Pesquisas Acadêmicas: Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Com base na leitura do texto “Metodologia de Ensino” de Rosângela Menta Mello, foi possível estruturar a pesquisa, que se orientou nas disciplinas estudadas durante o quinto semestre de 2011, no curso de Pedagogia.

As disciplinas estudadas, Didática para o ensino de História, Geografia e Língua Portuguesa, contribuíram amplamente para o aprendizado dentro das habilidades necessárias para um professor elaborar uma aula com embasamento, teorias e metodologias adequados.

Assim, a análise do texto busca apresentar a importância, os métodos e as técnicas possíveis de serem escolhidas pelos professores para que se alcance os objetivos propostos e assim, conseqüentemente, a aprendizagem significativa buscando a autonomia e a capacidade de analisar, observar, teorizar, sintetizar, aplicar e transferir, o que aprendeu em sala de aula.

A partir da leitura do texto “Metodologia de Ensino” de Rosângela Menta Mello, viu-se que a metodologia é fundamental para que o trabalho do professor aconteça de forma produtiva, contribuindo para o aprendizado do aluno, ou seja, para que os objetivos propostos pelo professor sejam alcançados.

Assim o professor deve se estruturar pensando nos objetivos e métodos que irá desenvolver, garantindo o comprometimento do processo. Os métodos são de origem de ensino individualizado, de ensino socializado e de ensino sócio-individualizado. A partir da analise do texto foi possível destacar alguns métodos para serem trabalhados dentro das disciplinas estudadas no quinto período do curso de Pedagogia.

A primeira delas é a História. Para trabalhar o conteúdo de História o professor muitas vezes fica atrelado a aulas expositivas, leituras e soluções de exercícios com questionamentos que remetem a interpretação de textos. Porém é sabido que o trabalho com História, quanto mais for dinamizado e explorado as diversas formas de análise, melhor será absorvido e interpretado pelos alunos.

Dos métodos apresentados no texto temos o método de fichas, que apesar de num primeiro momento parecer complexo para os alunos do ensino fundamental, ele se torna prático para que o aluno conheça o assunto e possa, a partir de então, buscar uma discussão coletiva, dependendo da série na qual se encontra.

Através do trabalho com as fichas os alunos lêem o texto com um todo, selecionam o que é mais importante e passam a fazer junções dos temas apresentados. Pode-se usar o próprio livro didático, ou textos trazidos pelo professor e solicitar que os alunos façam as fichas do todo ou de fragmentos do texto, que se complementam entre si, montando um cartaz com todos as fichas e apresentando a idéia de cada aluno ao todo.

No trabalho com Geografia pode-se também utilizar metodologias variadas, sendo que também se pode utilizar a prática com observação de espaços geográficos a cerca da escola e de materiais coletados, por exemplo, deixando um pouco de lado o trabalho com leitura escrita e a exposição dialogada.

Dentre os métodos sugeridos a discussão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com