TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil

Casos: Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  2.969 Palavras (12 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇAO

O presente relatório é resultante de 40 horas da disciplina de estágio supervisionado, sendo 20 horas de observação participativa em sala de aula.

Essa disciplina é integrante da UTA que leva como tema a Infância e Ludicidade, tem como objetivo de estudo a educação infantil no Brasil para crianças de zero a seis anos.

As observações foram feitas em uma escola municipal onde além da Educação Infantil, oferece também estudos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Essas observações foram feitas pelas alunas Márcia e Rosilene, em uma sala de Nível II, com 22 alunos, sendo seis meninos e 16 meninas, no período vespertino e nos dias 13, 14, 15, 16 e 17 de maio de 2013.

Teve como principais objetivos:

• Analisar o papel da professora na unidade de Educação Infantil, considerando as ações indissociáveis entre teoria e prática e entre o cuidar e educar;

• Refletir sobre as ações indissociáveis entre teoria e prática e entre cuidar, educar e especificidades da Educação Infantil;

• Compreender diferentes trabalhos que constituem a totalidade da ação pedagógica na Educação Infantil;

• Compreender a relação entre a organização dos espaços, tempos e o conhecimento nas especificidades da Educação Infantil.

As observações feitas durante a realização do estágio possibilita ao futuro docente a vivência da intersecção entre a teoria e a prática educativa, tratando-se de um movimento da realidade para a teoria e vice-versa, num contexto de interações.

Como procedimento metodológico foi adotado a observação em sala de aula e entrevista com professores.

Os itens que irão compor este relatório serão:

• Caracterização da instituição e da turma estagiada

• Descrição das atividades realizadas

• Metodologias aplicadas durante as aulas

• Conteúdos disciplinares

2. AS AÇÕES INDISSOCIÁVEIS DO CUIDAR E DO EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O reconhecimento processual do trabalho com crianças de zero a seis anos, passou a ser denominada Educação Infantil somente após aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDBEN (Lei n°9.394 de 20 de Dezembro de 1.996-Brasil, 1996) que estabeleceu a Educação Infantil como uma etapa constitutiva da Educação Básica.

Antes disso, as instituições que trabalhavam com crianças eram reconhecidas como creches e jardins e possuíam o estigma de instituição assistencialista com ênfase no cuidar. A infância era caracterizada, então, como objeto de cuidar e não de educar.

Com a LDBEN/1.996 incorporando a Educação Infantil a Educação Básica, tivemos, oficialmente, no Brasil a infância como objeto também de educação.

Diante dessa legislação, a função da Educação Infantil passou a ser cuidar e educar de forma integrada, devendo contemplar os aspectos afetivo, social, motor e cognitivo.

2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O estágio foi realizado na Escola municipal CAIC – Centro de Atenção Integral a Criança - Cristo Rei, situada na Rua Lourenço Bento nº 397, Jardim Bocayuva, na cidade de Macatuba, estado de São Paulo SP, CEP 17290-000. O contato com a escola pode ser realizado através do Telefone (14) 3228 1011, FAX (14) 32981314 ou pelo e-mail caiccristorei@yahoo.com.br.

A escola oferta atendimento na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental no período matutino e vespertino e a Educação de Jovens e Adultos no período noturno.

A instituição atende um total de oitocentos e trinta alunos, desse total, cento e trinta e dois são alunos da Educação Infantil, divididos em três classes no período matutino e três classes no período vespertino, com uma média de vinte a vinte e quatro alunos por sala de aula, e mais quatro salas na creche que fica nas dependências da escola, sendo duas no período matutino e duas no período vespertino.

A escola conta com um diretor, uma vice-diretora e três coordenadores pedagógicos, todos com formação superior em pedagogia.

2.2. CONCEPÇÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA

A Unidade Escolar “CAIC” – Centro de Atenção Integral a Criança - Cristo Rei funciona desde 07 de fevereiro de 1995. Hoje, esta escola, tem a missão de educar cidadãos responsáveis, autônomos, críticos, criativos e conscientes do seu papel na sociedade, apontando para a necessidade de cada um de seus alunos, atendendo nos períodos: Matutino, vespertino e noturno, oferecendo Educação Infantil, Ensino Fundamental ciclos I e II e Educação de Jovens e Adultos.

Sua Proposta Pedagógica é fundamentada na abordagem Progressista, cuja tendência pedagógica “crítico social dos conteúdos” atribui importância social à transmissão e mediação dos conteúdos, sem perder de vista a atividade e a participação ativa do aluno. Pautada em princípios dos quais o conhecimento da realidade dos alunos e do seu percurso cognitivo são condições essenciais para o processo educativo.

Tendo em vista que vivemos em uma sociedade em constante transformação, sua prática possibilita à concretização de novas ideias educacionais, vinculadas a formação e informação de alunos capazes de com sucesso construir seu futuro e de criar um mundo melhor e mais justo.

Nesta escola, é papel do professor conhecer o processo de desenvolvimento das crianças com as quais trabalham, desafiando-as e intervindo na sua zona de desenvolvimento proximal, favorecendo as diversas interações entre as crianças e delas com os adultos, dentro e fora da escola, propiciando avanços que não ocorrem espontaneamente, além de desenvolver projetos objetivando levar os alunos a formar habilidades e competências essenciais para a sua formação integral.

De acordo com dados colhidos foi possível concluir que Educação Infantil para a escola estagiada, consiste em cuidar e educar crianças de zero a seis anos em um espaço planejado e organizado, estimulando-as a exercitar suas capacidades cognitiva e motora, através de atividades lúdicas, e até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com