TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil

Dissertações: Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 2

• 1ª Etapa: Apresentem uma pesquisa bibliográfica de até 1 página sobre a importância dos jogos na Educação Infantil.

Introdução

A partir de atividades lúdicas, destaca-se a importância dos jogos para a formação de conceitos das crianças. Segundo LOPES (2000, p.35), “a criança sempre brincou. Independentemente de épocas ou de estruturas de civilização (...), portanto, se a criança brincando aprende, por que, então, não a ensinarmos de maneira que ela aprenda melhor?”

A importância dos jogos, na educação, já era discutida entre os romanos e gregos, dessa forma, a relação entre o jogo, a educação e o desenvolvimento da criança é bastante antiga. Em suas pesquisas, KISHIMOTO (1994) demonstrou, que os primeiros estudos, referentes ao jogo educativo, surgiram em Roma e na Grécia. Entre os romanos, há referências de jogos destinados ao preparo físico, na Grécia, Platão refere-se à importância do “aprender brincando”.

VYGOTSKY (apud KISHIMOTO, 1997, p.51) afirma que “por meio do brinquedo a criança aprende a agir numa esfera cognitivista, sendo livre para determinar suas próprias ações”. Segundo o autor, o brinquedo estimula a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.

É evidente que, tanto os jogos quanto as brincadeiras inseridas no contexto escolar, auxiliam na formação integral do educando, que se desenvolve de acordo com os estímulos vindos da realidade vivenciada. Sendo assim, brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual de qualquer criança e, se utilizados corretamente, são excelentes instrumentos de aprendizagem. Porém, a introdução destes, no ambiente Pré-escolar, implica em uma revisão de conceitos e atitudes por parte dos educadores. Compara-se por meio das teorias que o brincar é mais do que uma atividade com conseqüências significativas e formativas para a criança.

O valor pedagógico dos jogos é incontestável, as brincadeiras e os jogos são atividades indispensáveis para o desenvolvimento da criança. É por meio do brincar que ela pensa e reorganiza as situações cognitivas que vivencia. Portanto, na Pré-escola, os jogos podem ser utilizados pelo professor de forma espontânea ou dirigida, a fim de propiciar a aprendizagem, tornando-se necessária uma reflexão por parte de todos os sujeitos envolvidos com a Educação Infantil.

Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o jogar e brincar parte integrante da atividade educativa.

Referência: http://www.nce.ufrj.br/ginape/scratch-oficina/artigos/arq15.pdf, acessado em 06/05/2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com