TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil

Artigos Científicos: Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa, refletir sobre o planejamento e elaboração de um plano de aula com abordagem interdisciplinar para a disciplina de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental.

É necessário que por meio deste esclareça-se dúvidas referentes a conceitos como planejamento e plano de aula que , infelizmente é dúvida até mesmo de profissionais da educação .

Trará informações que visam contribuir com melhor desempenho acadêmico e após formação como uma melhor pedagoga e demais profissões da educação .

DESENVOLVIMENTO

O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades. É Inclusive essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindível também na atividade docente.

Muitos se confunde nos conceitos de Planejamento e Plano de aula , pensando se tratar do mesmo , até alguns profissionais da educação ainda se confundem a respeito .

O planejamento é desenvolvido, basicamente, a partir da ação do professor e compete a ele definir os objetivos a serem alcançados, desde seu programa de trabalho até eventuais e necessárias mudanças de rumo. Cabe ao professor, também, definir os objetivos a serem alcançados, o conteúdo da matéria, as estratégias de ensino e de avaliação e agir de forma a obter um retorno de seus alunos no sentido de redirecionar sua matéria. Este planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.

Segundo Turra et al. (1995):

"[...] o professor que deseja realizar uma boa atuação docente sabe que deve participar, elaborar e organizar planos em diferentes níveis de complexidade para atender, em classe, seus alunos. Pelo envolvimento no processo ensino-aprendizagem, ele deve estimular a participação do aluno, a fim de que este possa, realmente, efetuar uma aprendizagem tão significativa quanto o permitam suas possibilidades e necessidades. O planejamento, neste caso, envolve a previsão de resultados desejáveis, assim como também os meios necessários para alcançá-los. A responsabilidade do mestre é imensa. Grande parte da eficácia de seu ensino depende da organicidade, coerência e flexibilidade de seu planejamento."

O Planejamento, apesar de possuir grande importância, muitos professores optam por aulas improvisadas, o que é extremamente prejudicial no ambiente de sala de aula, pois muitas vezes as atividades são desenvolvidas de forma desorganizada, não havendo assim, compatibilidade com o tempo disponível.

O Planejamento de Ensino deve prever:

1. objetivos específicos estabelecidos a partir dos objetivos educacionais;

2. conhecimentos a serem aprendidos pelos alunos no sentido determinado pelos objetivos;

3. procedimentos e recursos de ensino que estimulam, orientam e promovem as atividades de aprendizagem;

4. procedimentos de avaliação que possibilitem a verificação, a qualificação e a apreciação qualitativa dos objetivos propostos, cumprindo pelo menos a função pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle no processo educacional.

E como resultado desse planejamento, temos o plano de ensino , aquele que compreende todo o processo ensino /aprendizagem durante o ano letivo. No caso da Educação Infantil, ele está vinculado diretamente às linguagens que deverão ser trabalhadas durante o ano todo, ou até mesmo durante o período de zero a três anos e de quatro a cinco anos.

Do plano de ensino resultará, ainda, o plano de aula, onde o professor vai especificar as realizações diárias para a concretização dos planos anteriores.

O plano de aula devem ter os seguintes elementos: clareza e objetividades, atualização do plano periodicamente; conhecimento dos recursos disponíveis da escola; noção do conhecimento que os alunos já possuem sobre o conteúdo abordado; articulação entre a teoria e a prática; utilização de metodologias diversificadas, inovadoras e que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem, etc.

Portanto, o bom planejamento das aulas aliado à utilização de novas metodologias (filmes, mapas, poesias, músicas, computador, jogos, aulas práticas, atividades dinâmicas, etc.) contribui para a realização de aulas satisfatórias em que os estudantes e professores se sintam estimulados, tornando o conteúdo mais agradável com vistas a facilitar a compreensão.

Plano de aula de Educação física :

Atividades voltadas ao futsal

Objetivos da aula: Estimular a integração entre o grupo, desenvolvendo suas habilidades no futsal.

Conteúdos: Brincadeiras e jogos recreativos de agilidade e atenção, voltados ao esporte.

Objetivos Específicos:

• Atitudinais: Valorizar a participação nas atividades propostas.

• Procedimentais: Explorar as capacidades motoras de cada aluno.

• Conceituais: Reconhecer as diferentes capacidades dos alunos.

ATIVIDADES:

Pega - Pega aos Pares

Formação: Alunos em duplas, enganchados pelo braço um ao lado do outro, exceto dois alunos que serão escolhidos pela professora, um para ser o pegador e o outro para ser o fugitivo.

Desenvolvimento: Ao sinal da professora o aluno designado como pegador deverá tentar encostar no outro colega designado como fugitivo, porem se o colega que está fugindo parar ao lado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com