TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil

Tese: Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Tese  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

1- IDENTIFICAÇÃO:

ESCOLA: CMEI

ENSINO:

TURMA (S): A, B e C

FAIXA ETÁRIA DOS ALUNOS:

DURAÇÃO:

RESPONSÁVEIS: professores e equipe administrativa e pedagógica

2-INTRODUÇÃO

Sabemos que a literatura é fundamental para todos os indivíduos, trabalhar a literatura para crianças se torna um grande desafio, e uma necessidade, uma vez que ela é ponto forte para o fortalecimento do desenvolvimento da criança.

O contato com a diversidade na literatura com a diversidade na literatura deve acontecer desde cedo, e quanto mais oportunidades a criança tiver mais estimulada ela estará com mais oportunidades.

Contar história ler livros, desperta a imaginação, emoção e sentimentos de forma prazerosa e significativa e assim, conseqüentemente a criança é motivada. E com livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de recontar histórias.

A literatura infantil é peça fundamental para o desenvolvimento, e a idade das crianças, fortalece a formação do hábito da leitura.

A literatura no berçário é um desafio, mas uma proposta que se organizada gera grandes resultados e engrandece a infância com possibilidades e caminhos dentro da leitura.

3-JUSTIFICATIVA

Este projeto faz parte de uma proposta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação que tem como principal meta criar dentro das escolas um ambiente lúdico e desenvolver o gosto por histórias, estimulando a imaginação, e o faz de conta. Contribuindo para o desenvolvimento da oralidade, comunicação, a percepção visual e auditiva. Sendo assim, este projeto é parte integrante de um plano de trabalho do CMEI Nestor Pinto de Aguiar, no que tange as ações e histórias que serão desenvolvidas na turma do Berçário no corrente ano.

4-OBJETIVO GERAL

Sensibilizar o gosto pela leitura, incentivando a imaginação e ao mesmo tempo o maravilhoso universo da literatura infantil.

5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Estimular a exploração individual e em pequenos grupos;

Criar o hábito da contação de história;

Favorecer o acesso à cultura letrada através de um ambiente acolhedor;

Possibilitar aos bebês um pleno desenvolvimento físico, emocional e social;

Promover o desenvolvimento da coordenação motora grossa da criança, bem como dar ênfase a músicas, a artes e ao desenvolvimento da linguagem, por meio de estórias, rodas e conversas;

Desenvolvimento da imaginação;

Incentivar o gosto pela leitura desde a primeira infância.

5-METODOLOGIA

Será feita uma contação de histórias por semana. A escolha da história será feita pelas professoras, conforme o conteúdo trabalhado no momento, de acordo com o conteúdo programático estabelecido pela SEMED.

6-MATERIAIS/RECURSOS

Fantoches de mão com movimento de boca geralmente é utilizado até o antebraço, também existe o Dedoche para ser usada em dedo, a diferença existente entre eles é está, mas à proporção de aprendizagem que ambos podem apresentar são imensos; O desenvolvimento da imaginação, a criatividade, vocabulário, assim sendo, um dos recursos mais importantes e ricos na comunicação entre pais e educadores propiciando a interação com a criança de forma receptiva e divertida.

Livros;

Gravuras;

Imagens sobre o cenário;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com