TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação a distância

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

Confirmado ou desconstruindo conceitos: a realidade da Educação a Distância

A Educação a Distância sempre foi conceituada como uma forma de ensino para quem buscava uma graduação com facilidade. Porém, atualmente, a realidade da EaD no Brasil é completamente diferente, ela vem evoluindo muito tecnologicamente, e principalmente em qualidade didática, e com isso seus alunos adquirem a mesma preparação de um curso presencial.

Estudo de 2007 capitaneado por Dilvo Ristoff, então diretor do Departamento de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), comparou os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade/2006) nas modalidades presencial e a distância. Das 13 áreas em que o confronto foi possível, os de EAD se saíram melhor em sete: Pedagogia, Biologia, Física, Matemática e Ciências Sociais, além de Administração e Turismo. (MARTINS, Ana Rita; MOÇO, Anderson, 2015).

Nas boas instituições de Ensino a distância contam com uma equipe bem preparada para transmitir e auxiliar na obtenção do conhecimento de cada aluno, essa equipe é composta por tutores e professores tanto presencias quanto virtuais.

No Ensino a distância são exigidos os mesmos conteúdos e a mesma duração do curso que qualquer universidade presencial.

“Carlos Eduardo Bielschowsky, secretário de Educação a distância do MEC, diz [...] ‘Por lei, exigimos o mesmo grau de rigorosidade em ambos.’”(MARTINS, Ana Rita; MOÇO, Anderson, 2015).

Na Educação a distância a cobrança ainda é maior ao aluno, pois ele tem a autonomia para estudar, mas a faculdade determine datas para a entrega de atividades e realização de avaliações.

 Essa de que na EaD você estuda quando puder ou quiser é totalmente equivocada, pois no EaD tem-se autonomia pata escolher uma rotina de estudos, com tudo essa rotina deve conter um bom tempo de estudos diários, e que sejam compridos e até mesmos expandidos, portanto planejamento e comprometimento são essenciais.

A internet é uma ferramenta indispensável para o estudante da EaD, pois é uma grande fonte de estudo e interação com colegas e tutores.

Mesmo com todas as dificuldades e facilidades do Ensino a distância, o que importa mesmo é o interesse do aluno, e a curiosidade de obter novas informações de expandir o conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com