TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação de Crianças Jovens e Adultos

Por:   •  7/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

A criança na Antiguidade

A família era considerada o referencial educacional e cultural da criança em todo sentido de sua formação. A criança era considerada incapaz, onde sua infância era considerada uma doença, tornando se individuo somente após a idade adulta.

A criança na Idade Média

A criança já não era considerada inocente, adolescência e a infância eram confundidas. Ao surgir à produção de pinturas a criança aparece como um adulto, em tamanho menor.  Devidos aos índices de mortalidade não se considerava que a criança fosse dotada, sendo vestidas com trajes adultos, que distinguiam sua classe social. A partir de então começa a ser reproduzir a criança em multidões, acompanhadas dos pais, uma imagem de dependência e de fragilidade.

A criança na Modernidade

Ênfase em relação à educação e moral, às percepções que se constroem a respeito da criança e da infância, à forma de tratá-las e de considerá-las são representadas pela expressão “sentimento da infância”. A partir de então e é atribuído à criança um traje reservado à sua idade, que marca um período importante na formação do sentimento da infância, não havia como distinguir os meninos das meninas. As crianças eram consideradas alheias e indiferentes à sexualidade.

   No fim do século XVI foi construída uma concepção moral de infância que enfatizava as fragilidades da criança, considerando prejudicial deixar crianças sozinhas. A importância adquirida pela criança divide-se de dois aspectos. O primeiro é a infância santa influenciada pelo Cristianismo, com a associação de Cristo à inocência infantil. O segundo aspecto foi o grande movimento de interesse pela infância por parte de estudiosos, educadores, moralistas e pedagogos. A educação nessa época era considerada papel central, sendo assim a fase mais perfeita.

A criança na Contemporaneidade

Desvalorização da infância, relato de diversos atos de pedofilia, exploração do trabalho, e até hoje a questão do trabalho infantil é um problema social grave. A criança não tinha pai e mãe identificados, se criavam sob poder dos senhores, sendo que conceito menor estava associado aos pobres da cidade, que, por não estarem sob a autoridade dos responsáveis, são chamados de menores abandonados. Surgem então dois tipos de infância: uma incluída na cobertura das políticas sociais básicas, com crianças socializadas pela escola e pela família, e outra excluída das famílias e das políticas sociais, que constitui o contingente dos menores. Em função disso o Estado se torna o principal responsável pela proteção à infância abandonada e em situações de risco. Nova concepção de infância: a criança como sujeita de direitos civis, já nas sociedades capitalistas, a concepção da infância era que as crianças como segmento de mercado, que constituem um público de interesse das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (295.1 Kb)   docx (254.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com