TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação especial

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.369 Palavras (10 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 10

                        UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP                CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

                                        PEDAGOGIA

     

SUMÁRIO

Introdução....................................................................................................................2

O que é inclusão..........................................................................................................2,3

Quais as principais características de uma escola inclusiva........................................3,4

Formação de professores em relação às práticas inclusivas........................................5,6

Músicas........................................................................................................................7,11

Considerações Finais, Referencias Bibliográficas.......................................................12

INTRODUÇÃO

A prática de inclusão vem ocupando cada vez mais espaços na sociedade como nas escolas e ambiente que permitem novos aprendizados.

Cada vez mais os números de classes foram se acabando assim unindo - os as classes regulares. As escolas foram se adequando, com apoio docente especializado para atender diferentes deficiências.

Também foram necessárias adaptações físicas e pedagógicas para atender as necessidades específicas.

As instituições educacionais vêm lutando contra os paradigmas da educação inclusiva, havendo situações em que o professor não tem habilidade em adaptar o currículo e encaminhar para atendimentos especializados.

Durante o século XX a integração social do deficiente vem de alguns lideres da educação especial que promoveram a ideia de que todos os deficientes tem direito a educação nas escolas comuns.

Perante esses fatores a educação especial vem se moldando a sua constituição e função frente a uma nova educação da escola inclusiva.

O objetivo de nosso trabalho é clarear o sentido da inclusão, como inovação, tornando-o compreensível, aos que se interessam pela educação como um direito de todos, que precisa ser respeitado. Pretendemos também demonstrar a viabilidade da inclusão pela transformação geral das escolas, visando a atender aos princípios deste novo paradigma educacional.

O que é inclusão?

A inclusão é um trabalho longo e desafiador, pois envolve mudanças em todos na garantia dos direito. A inclusão escolar é um dos maiores desafios que os profissionais se deparam pelo fato de não haver soluções para valorizar diferenças, é garantir o direito de toda a educação como diz a Constituição Federal Brasileira de 1988.

É importante destacar que uma sociedade inclusiva é aquela que valoriza a diversidade humana e fortalece a aceitação das diferenças individuais é acolher todas as pessoas sem exceção, independentemente de cor, classe social e condições físicas e psicológicas respeitando as diferenças individuais. É no convívio da sociedade que se aprende a conviver, contribuir e construir juntos um mundo de oportunidades reais para todos.

Quais as principais características de uma escola inclusiva?

Faz-se necessário entender que a escola inclusiva é uma instituição mediadora na construção do conhecimento, é inserir todas as pessoas, sem exceção no sistema de ensino.

A legislação obriga as escolas a terem professores de ensino regular preparados para ajudar alunos com necessidades especiais a se integrarem nas classes comuns. A criança portadora de deficiência não deve ter de procurar uma escola especializada ela tem direito a usar instituições comuns, e é dever dos professores elaborar e aplicar atividades que levem em conta as necessidades específicas dela.

A escola deve passar por adaptações de grande porte e de pequeno porte, cabendo aos professores se especializarem para saber como transmitir ensinamentos para esses alunos especiais. As principais características que as escolas inclusivas precisam ter:

  1. Liderança: O diretor envolve-se ativamente com a escola toda, na elaboração de estratégias;
  2. Padrão de excelência: Os resultados educacionais refletem as necessidades individuais dos alunos;
  3. Colaboração e cooperação: Envolvimento dos alunos com as estratégias (aprendizado cooperativo, ensino em equipe, etc.);
  4. Novos papéis e responsabilidades: todo o pessoal da escola faz parte do processo de aprendizagem;
  5. Parcerias com os pais: os pais fazem parte do desenvolvimento do aluno, são parceiros na educação de seus filhos;
  6. Acessibilidade; os ambientes são acessíveis e quando necessário é oferecido tecnologia assistida.
  7. Ambientes flexíveis de aprendizagem: respeitar o ritmo individual de aprendizagem de cada aluno.
  8. Estratégias baseada em pesquisas adaptação curricular, aprendizado cooperativo, estratégias diferenciadas.
  9. Novas formas de avaliação escolar: formas diferenciadas de acordo com as necessidades de cada aluno;
  10. Desenvolvimento profissional continuado: oferecimento de cursos de aperfeiçoamento contínuo aos professores.

Referente aos vídeos assistidos deu-se a perceber sobre a importância da inclusão na escola, pois no primeiro vídeo sobre as cores das flores aquela criança mesmo cega teve toda uma preocupação em pesquisar e ir ao campo atrás de descobrir sobre as cores das flores e desempenhando o seu trabalho perfeitamente, já no segundo vídeo da Preta Gil e do Gilberto eles mostraram que ser diferente é normal e eles fizeram isto de uma forma excepcional.

No vídeo de Adriana Calcanhoto não foi feito inclusão pelo fato de esta diferenciando a bailarina de qualquer outro tipo de pessoa igual ela mesmo cita.

Na charge não houve uma seleção justa, pois esta diferenciando o macaco dos outros animais não tem como os outros animais subirem na árvore.

O normal é ser diferente, é sermos nós mesmos sem estereótipos, sem um padrão predominando sem aquela ânsia por ser igual a todos. Ser diferente é normal, é ter ideias, sentimentos e hábitos únicos.

Devemos aprender a conviver com a diversidade, respeitar, amar e valorizar as pessoas como elas são com nossas diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com