TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação, sociedade e trabalho: uma abordagem sociológica da educação

Tese: Educação, sociedade e trabalho: uma abordagem sociológica da educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Tese  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 5

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO

Módulo: formação pedagógica

Caderno 5- educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação

Data de entrega :28/06/2013

Nome do cursista: Belmiro José Peixoto

Nome da tutora: Débora machado

Habilitação: técnico em infraestrutura escolar

Instituição: CEFAPRO - pólo de juara/MT Município: Porto dos gaúchos

Memorial

Para compreendermos melhor esse módulo fizemos uma viagem no passado lá para o século XVlll, nesse período podemos observar o início da industrialização onde o trabalho artesanal foi aos poucos sendo substituídos pelas máquinas. Com a industrialização passou a produzir em ampla escala. Esse crescimento do processo de industrialização foi chamado de revolução industrial.

Também nesse período revolucionário da indústria começou a surgir problemas sociais, como a indústria se se modernizou e produzia em larga escala e preço baixo, fez com que trabalhos artesanais não ser mais alternativas para quem dependia desse tipo de produção, daí surgem os operários que eram explorados por industriais e submetidos a péssimas condições de trabalho e o salário mal atendia suas necessidades.

Em meio a estas transformações observamos a revolução industrial

E a revolução francesa, esta última demos ênfase ao modelo de governo como era exercido. Nas últimas décadas deste século podemos observar que quem detinha o poder político nem sempre era quem tinha o maior poder econômico. A burguesia era quem dominavam o poder econômico, e quem governava era os nobres baseado no modelo monárquico. A igreja por sua vez também tinha um papel importante nesse modelo de governo.

Anos mais tarde assim como quase totalidade do regime monárquico no mundo desencadeou uma crise que afetou aquele país, despertando assim a classe burguesa que era prejudicada com esse sistema governista, e implantou a idéia da criação de uma assembléia nacional constituinte naquele país.

Fragilizado o monarca reconheceu à legalidade da assembléia nacional constituinte, pondo fim a regalia da nobreza e do clero. Foi proclamada a declaração dos direitos humanos e do cidadão. Esses acontecimentos surtiram efeitos em diversas partes do mundo, e nesse contexto de profundas mudanças trazidas pelas revoluções que serviu de cenário para o surgimento da sociologia.

Prosseguindo para melhor entender as duas tendências teóricas no estudo da sociedade: características do Funcionalismo e do Materialismo Dialético. Nessas tendências vemos que as duas teorias se opõem, pois a do funcionalismo nada muda, devem ser seguidas as coisas como são porque sempre foram assim, não devem ocorrer conflitos, tudo deve estar em harmonia, enquanto que a materialista dialética, tudo muda, se transforma através das contradições, dos conflitos, sendo possível através das lutas trabalhistas ocorrerem mudanças, permitindo a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Com todos esses acontecimentos surgem idéias e daí grandes nomes da sociologia como Karl Marx, Friedrich Engels e Émile Durkhein, podemos dizer que: Émile Durkheim caracterizava a sociedade moderna pelo aumento da divisão do trabalho social, exigido pela crescente complexidade das atividades econômicas. Já Karl Marx e Friedrich Engels são os fundadores do socialismo cientifico. O socialismo consiste na igualdade social e varias outras características. Estudando a unidade 3, observei que John Dewey viveu numa época em que o sistema capitalista passava por grandes transformações, crises econômicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com