TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efluentes Ciderurgicos

Dissertações: Efluentes Ciderurgicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2015  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 5

EFLUENTES

A água encontra-se disponível sobre várias formas e é uma das substancia mais comuns existentes na natureza cabendo cerca de 70% da superfície do planeta. É encontrada principalmente no estado líquido constituindo um recurso natural renonsável por meio do ciclo hidrológico. Todos os organismos necessitam de água para sobreviver, sendo a sua disponibilidade um dos fatores mais importante a moldar os ecossistemas. (Benedito Braga)

Além dos problemas relacionados à quantidade de água - tais como: escassez, estiagens e cheias – há também aqueles relacionados à quantidade da água. A contaminação de mananciais impede, por exemplo, seu uso para abastecimento humano. A alteração da qualidade da água agrava o problema da escassez. (Benedito Braga)

A poluição do solo e da água por metais pesados é um importante problema, devido aos potenciais danos causados á saúde. Um dos exemplos de indústria que enfrenta esse problema e a siderúrgica, o segmento da metalurgia dedicado á fabricação e ao tratamento do aço. Desta forma, este tipo de indústria é de fundamental interesse no estudo deste trabalho, identificando as características do tratamento de efluentes e suas perspectivas. (http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/35193/000792974.pdf)

Na siderurgia, a água é um elemento de vital importância. Os problemas referentes ao uso da água são sua distribuição variável e sua má utilização.

A água possui papel fundamental, sendo utilizada em larga escala como fluido de refrigeração e transporte de energia dos equipamentos e produtos, em sistemas de controle ambiental e no tratamento superficial do aço em diversos setores. O processo correto é realizada em circuito fechado, o que permite o tratamento e reaquecimento reduzido a capitação. (http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/35193/000792974.pdf)

As siderúrgicas, no processo de fabricação de aço emitem fluentes líquidos altamente poluentes em corpos d’água próximos a unidade fabril. Esses efluentes contêm hidrocarbonetos, cobre, níquel, chumbo, amônia e outros elementos químicos, altamente nocivos aos ecossistemas locais. Para mitigar esse problema, os efluentes devem passar por estações de tratamento antes de serem descartados. (http://www.universojatoba.com.br/sustentabilidade/consumo-consciente/impactos-ambientais-das-siderurgicas)

A usina siderúrgica integrada via alto-forno é a rota de produção de aço mais utilizada no Brasil e vem sofrendo contínua modernização. O processo de uma usina integrada à coque constitui-se de quatro etapas principais, coqueria e sinterização, alto-forno, aciaria e lingotamento contínuo, vejamos o esquema abaixo:

Coqueia

Produtos: coque, moinha, gás de coque, água, amoníaco

Sub produtos: gás de coque, alcateco, óleos leves, amônia, sulfato de amônia;

Efluentes: (mistura de solução amoníaca + água da torre + subprodutos), fenóis, venzeno, NH3 e CN;

Sinterização

Produtos: Sinter

Efluentes: lamas de desentupimentos, NH3, CN, fenóis, Fe, Zn, elementos tóxicos (As, Hg, Ni, Pb);

Alto- forno

Produto: ferro gaso líquido

Sub-produto: gás de topo, escória

Efluentes: lamas de desentupimento, refinamento e granulação de escória, Nh3, CN, fenóis, Fe, Zn, elementos tóxicos (As, Hg, Ni, Pb); poeiras, etc

Aciaria

Produto: (aço/ líquido)

Sub-produto: (escória)

Efluentes: lavagem de gás, Fo, Zn, elementos toxicox (Cr, Ni, Cd. Pb),

Lingotamento contínuo

Efluente: óleo e glaxos, Fe, Zn, elementos tóxicos (Cr, Ni, Cd, Pb)

(Resumo obtido da http://www.cetem.gov.br/publicacao/serie_anais_XVI_jic_2008/Filipe%20Esteves%20Cortes%20Salvio.pdf)

Usando como referencia a Gerdau Rio Glandense (http://www.gerdau.com.br/meio-ambiente-e-sociedade/meio-ambiente-emis. aspx), cerca de 97,6% da quantidade de água lá usada é reutilizada. Existem tratamentos distintos para o reaproveitamento dos dois tipos de efluentes gerados:

Efluente industrial: é gerado no resfriamento dos equipamentos, produzido principalmente nos processos de liminação a quente e no lingotamento contínuo. Este tipo de efluente não é gerado diretamente pelo processo, não entrando em contato com os contaminados metálicos, o que facilita o seu reaproveitamento. Efluente cinza: é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com