TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaboração De síntese Da Unidade 1. A Partir Da Leitura Da Unidade O Aluno Deverá Realizar Uma síntese De Aproximadamente 30 Linhas Sobre O Texto Estudado, Buscando Guardar Uma Proporção Entre Os Três tópicos Do Texto.

Artigo: Elaboração De síntese Da Unidade 1. A Partir Da Leitura Da Unidade O Aluno Deverá Realizar Uma síntese De Aproximadamente 30 Linhas Sobre O Texto Estudado, Buscando Guardar Uma Proporção Entre Os Três tópicos Do Texto.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 2

Entendemos que os direitos humanos são direitos fundamentais que o homem possui pela sua própria natureza humana, pela dignidade que a ela é inerente. São direitos que não resultam de uma concessão da sociedade política, mas são direitos que a sociedade política tem o dever de consagrar e garantir.

A ideia do Direito Natural, remonta à época clássica, e se faz presente, de forma esporádica, durante a Idade Média. Na idade antiga, já se admitia uma justiça natural, emanada da ordem cósmica, marcando a indissociabilidade entre natureza, justiça e direito.

Na idade média, os fundamentos do direito natural eram a inteligência e a vontade divina, pela vigência do credo religioso e o predomínio da fé. Os princípios imutáveis e universais do direito natural podiam ser sintetizados na fórmula segundo a qual o bem deve ser feito, daí advindo os deveres dos homens para consigo mesmos, para com os outros homens e para com Deus, ou seja, o direito positivo deveria estar em consonância com as exigências perenes e imutáveis da divindade.

Duas foram as principais concepções do estado de natureza:

A concepção de Hobbes (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos ou "o homem lobo do homem".

A concepção de Rousseau (no século XVIII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados pelas florestas, sobrevivendo com o que a Natureza lhes dá, desconhecendo lutas e comunicando-se pelo gesto, pelo grito e pelo canto, numa língua generosa e benevolente.

Para que haja uma organização da vida social, relacionando as formas de convivências dos homens, de maneira organizada e racional, surge a necessidade de um contrato social onde os homens estabelecem limites e regras para ter um bom relacionamento, submetendo-se assim as leis estabelecidas nesse pacto ou contrato social.

A Revolução Francesa, foi inspirada, principalmente, pelos ideais iluministas, que influenciaram não apenas o movimento, mas também a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”, que influenciou a criação de uma doutrina dos direitos e garantias fundamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com