TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIIFICULDADE DE LEITURA EM ALUNOS DA EJA

Por:   •  15/6/2016  •  Artigo  •  6.287 Palavras (26 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 26

FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL – FAIBRA

CURSO DE PEDAGOGIA

MARIA MADALENA GONDIM

DIFICULDADE DE LEITURA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

TERESINA/PI

2016

MARIA MADALENA GONDIM

DIFICULDADE DE LEITURA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade Integrada do Brasil – FAIBRA, como um dos pré-requisitos para o grau de licenciada em Pedagogia.

Orientadora: Profª Francisca Morais Medeiros.

TERESINA/PI

2016.

[pic 1]

MARIA MADALENA GONDIM

DIFICULDADE DE LEITURA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Trabalho de Conclusão de curso apresentado a Faculdade Integrada do Brasil (FAIBRA) como um dos pré-requisitos para a obtenção do grau de Graduada em Pedagogia.

Orientadora: Prof.ª Francisca Moraes de  Medeiros

Aprovado em _____/_____/_____

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________________________________

Presidente

Professora  Francisca Morais de Medeiros

______________________________________________________________

1ºAvaliador

Professor (a) – FAIBRA

_______________________________________________________

2ºAvaliador

Professor (a) – FAIBRA

TERESINA/PI

2016

AGRADECIMENTO

.  

Primeiramente agradeço a Deus por tudo que me concedeu e continua concedendo como saúde, força, disposição, coragem e sabedoria, que tive para ter a inciativa e a perseverança para estudar e concluir meu objetivo que é o curso de Pedagogia que sempre tive sonho em cursar.

Aos meus pais Boanerges Justino Gondim e Francisca Alves Gondim ( IN MEMORIAM).

Ao meu querido esposo Manoel Jerônimo da Silva, que sempre me apoiou em tudo, foi paciente em vários momentos precisos.

A todos da turma de Pedagogia de 2016, pela amizade e apoio.

Agradecimento especial para todos os professores, que cada um com sua maneira especial de ensinar, vão ficar marcados no meu coração e memória, principalmente a professora Francisca de Moraes de Medeiros, pela orientação e paciência, e que com seu jeito descontraído e alegre, incentivou-me muito.

Enfim, agradeço a todos. Meu muito obrigado.

Ler não é caminhar e nem voar sobre as palavras.

Ler é reescrever o que estamos lendo, é perceber a conexão entre o texto e o contexto e como vincula com o meu contexto.

 

Paulo Freire

RESUMO

O presente trabalho faz uma abordagem sobre o processo principal da formação inicial de um indivíduo, com aspecto essencial do processo de alfabetização. O objetivo é refletir sobre o papel dos professores bem como dos contextos sociais, econômicos e culturais para o desempenho dos alunos em relação à aquisição da leitura e da escrita. Abordando a importância e dificuldades de leitura no contexto escolar, também as contribuições que a escola poderá dar para a melhoria do processo de alfabetização. Esperamos contribuir para desencadear algumas reflexões sobre o ensino como uma atividade de representação simbólica e interativa do homem, que tem como perspectiva formar bons leitores, além de fazer a criança perceber a leitura como um ato de prazer. Percebemos que apesar das práticas de leitura vistas como uma das principais perspectivas a serem alcançadas no desempenho escolar dos alunos ainda é um dos elementos responsáveis pelo fracasso e exclusão escolar.

Palavras-Chave: Processo de alfabetização. Leitura. Dificuldades de aprendizagem.

ABSTRACT

This work is an approach to the main process of initial formation of an individual, with essential aspect of literacy. The aim is to reflect on the role of teachers as well as social, economic and cultural rights for the performance of students in relation to the acquisition of reading and writing. Addressing the importance and reading difficulties in the school context, also the contributions that the school can make to improve the literacy process. We hope to help spark some reflections on teaching as an activity of symbolic and interactive representation of the man, whose perspective form good readers, and make the child understand reading as an act of pleasure. We realize that despite the views reading practices as one of the top prospects to be achieved in the school performance of students is still one of the factors responsible for the failure and educational exclusion.

Keywords: Literacy. Reading.  Learning difficulties.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................10

2-CONCEPÇOES HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA...12

2.1- Desenvolvimentos de leitura dos alunos da EJA..................................................13

2.2- Compreensões De Leitura No Contexto escolar..................................................17

2.3- O ato de ler por prazer..........................................................................................19

3- METODOLOGIA......................................................................................................22

4- ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS..................................................................23

5- CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................25

REFERÊNCIAS............................................................................................................26

1- INTRODUÇÃO

      Este trabalho enfoca a dificuldade de leitura dos alunos da Educação de Jovens e adultos, como também as dificuldades nele enfrentadas, considerando o seu contexto histórico, a fim de compreender sua importância no processo de alfabetização dos educandos. O ato de ler deve tornar-se realidade como um processo contínuo, tranquilo e sem interrupções. Contudo, às vezes, acontece de modo contrário, pois a leitura, para muitos, ainda constitui-se como um conjunto de letras, marcados por tensões, sem motivações ou incentivos por parte dos professores. O fato de muitas pessoas não saberem ler, numa sociedade que exige indivíduos letrados é um desafio para governantes e professores que são os profissionais diretamente responsáveis pelo letramento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)   pdf (331.3 Kb)   docx (163.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com