TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaboração E Analise De Processos

Casos: Elaboração E Analise De Processos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  1.668 Visualizações

Página 1 de 7

Exercício 01:

A gerência de projetos é frequentemente a responsabilidade de um indivíduo intitulado gerente de projeto. Com relação ao Gerente de Projetos, assinale a alternativa correta:

A - esse indivíduo raramente participa diretamente nas atividades que produzem o resultado final

B - gerente de projeto trabalha para manter o progresso

C - gerente de projeto trabalha para a interação mútua progressiva dos diversos participantes do empreendimento

D - São corretas as alternativas A, B e C

E - São corretas as alternativas B e C

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)

Comentários:

E - O gerente de projeto é responsável pela realização dos objetivos do projeto, é ele quem coordena as pessoas envolvidas no projeto e avalia as tarefas para que elas saiam conforme o planejado.

Exercício 02:

Há organizações que realizam seus projetos em áreas específicas, conhecidas como escritório de projetos, e outras, como empresas de desenvolvimento de software e do ramo da construção civil, cuja sobrevivência depende predominantemente dos projetos que executam. Dentre os principais benefícios que a metodologia de gestão de projetos proporciona, destacam-se:

I) maior controle gerencial;

II) melhoria do relacionamento entre os setores da organização pela adoção de trabalho em equipe (estrutura matricial);

III) desenvolvimento, com eficiência, de novos produtos e serviços sem prejuízo das atividades operacionais ou rotineiras;

IV) armazenamento de aprendizado para projetos futuros (lições apreendidas);

São corretas somente as assertivas:

A - I e III

B - I e IV

C - III e IV

D - II e IV

E - todas as assertivas são corretas

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)

Comentários:

E - Como essas organizações realizam seus projetos em áreas especificas, então acaba se tendo uma visão mais ampla e um aprofundamento melhor com relação ao escopo, prazo, custos, etc.

Exercício 03:

Um projeto é desenvolvido em cinco etapas: iniciação, planejamento, execução, controle e conclusão (Vargas, 1999).

Todo projeto começa com sua iniciação. Nessa etapa a organização apresenta o projeto que será realizado. Na ocasião ocorre a preparação do briefing ou, se ele está pronto, de sua leitura para a equipe. Nesse momento são levantados questionamentos a respeito do projeto e, invariavelmente, é aplicada a técnica de brainstorm. Na etapa do planejamento, o principal recurso consumido é o tempo, necessário para que seja bem elaborado, o que irá diminuir a probabilidade de ocorrências que possam prejudicar o andamento do projeto. É nessa etapa que as atividades do projeto são planejadas e detalhadas, as quais resultarão na fundamentação para o escopo do projeto. Nessa fase são determinadas também as necessidades de recursos para cada etapa do projeto. A execução diz respeito ao andamento propriamente dito do projeto. É a etapa em que os conhecimentos e habilidades do gerente de projetos são colocados à prova.

A etapa que menos demanda tempo é:

A - Iniciação

B - Planejamento

C - Execução

D - Finalização

E - Nenhuma das alternativas anteriores

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)

Comentários:

D - O planejamento consome cerca de 80% do nosso tempo, pois é nele que temos fazer todas as análises para que a finalização seja rápida e concluída com sucesso.

Exercício 04:

Compõe-se de equipe criada especificamente para realizar determinada missão ou objetivo, onde o gerente de projeto tem posição de prestígio, autoridade e responsabilidade. Ela é orientada para a tarefa, para a equipe, desimpedida de restrições impostas pela organização externa e protegida dos conflitos externos.

A grande desvantagem desta forma é a mobilização e a desmobilização de pessoal que são questões difíceis, já que o trabalho é de natureza temporária, ficando complicado tanto no momento de agregar a equipe, como na dispensa, tornando-se impossível manter os grandes especialistas.

Estamos falando da estrutura organizacional:

A - Funcional

B - Força Tarefa

C - Matricial

D - Todas as anteriores

E - Nenhuma das anteriores

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)

Comentários:

B - Na força tarefa são escolhidos os melhores profissionais, pois como o trabalho é temporário tem que haver a colaboração de pessoas responsáveis e competentes, porém é difícil encontrar esse tipo de profissional pelo fato de ser um trabalho temporário e muitos profissionais que atuam na área muitas vezes não abrem mão de um trabalho fixo por um temporário.

Exercício 05:

O objetivo principal do gerenciamento do tempo é assegurar a conclusão do projeto no prazo previsto. Para que isso aconteça, é necessário garantir que os prazos de todas as partes do projeto também sejam controlados. Para a correta apuração do tempo de duração do projeto são necessárias:

I) Identificação de todas as atividades que precisam ser realizadas para produzir as várias entregas do projeto e que irão compor o cronograma.

II) identificação das dependências lógicas entre todas as atividades do projeto.

III) estimativa dos tipos e das quantidades de recursos necessários para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com