TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emgenharia Ambiental - PGRSS

Trabalho Universitário: Emgenharia Ambiental - PGRSS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/1/2014  •  6.888 Palavras (28 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 28

Aline Lima Brandão Lôu

Gerenciamento dos Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde

Monografia apresentada como requisito final à obtenção do Título de Especialista no Curso de Pós Graduação, Especialização em Engenharia Ambiental, do Centro de Estudos Superiores de Maceió, da Fundação Educacional Jayme de Altavila, orientada pelo Prof. MSc. Paulo Felisberto da Rocha.

Maceió/AL

2013

Resumo

O presente trabalho faz um estudo do gerenciamento dos resíduos sólidos dos serviços de saúde (RSSS), atividade regulada pela Diretoria Colegiada da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), através da Norma RDC N° 306. Todos os estabelecimentos geradores de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), devem implementar e elaborar um PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde) considerar e observar como é feito o manejo dos RSSS, além das condições de saúde e segurança no trabalho dos funcionários que manipulam os RSSS desde a fonte geradora ao destino final.Frente a isso,pretende-se esclarecer e divulgar o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, para que cumpram e faça cumprir Normas e Leis vigentes a fim de propiciar melhorias de qualidades de vida, saúde e segurança aos estabelecimentos de saúde.

Palavras-chave: Resíduos Sólidos. Gerenciamento de Resíduos. Resíduos de Saúde

Sumário

Introdução 7

1. Os Resíduos e suas Classificações 10

1.1. Tipos de Resíduos 11

1.2. Classe dos Resíduos 14

2. Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde- RSSS 15

2.1. Normas técnicas, Órgãos e legislações referentes Resíduos de Serviços de Saúde 18

2.2. Gerenciamento de resíduos sólidos dos serviços de saúde 20

2.3. NR- 32 Norma Regulamentadora referente aos serviços de saúde 21

3. Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS 22

3.1. Minimização da Geração 23

3.2. Manuseio Seguro 23

3.3. Segregação na Origem 24

3.4. Acondicionamento 24

3.5. Identificação 25

3.6. Transporte Interno 26

3.7. Armazenamento Temporário 27

3.8. Tratamento Interno 27

3.9. Armazenamento Externo 27

3.10. Coleta e Transporte Externo 28

3.11. Tratamento Externo 28

3.12. Disposição Final 29

Conclusão 30

Bibliografia 31

Introdução

O surgimento de resíduos acarretado pela diversidade de atividades humanas proporciona um grande desafio para o município, principalmente nos centros urbanos. Os resíduos são capazes de gerar riscos e comprometer os recursos naturais e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações.

No Brasil, o Sistema Nacional de Meio Ambiente - Sisnama conjunto de órgãos e entidades, o Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa órgãos que tem assumido o papel de definir, orientar regras e regulamentar o procedimento dos diferentes agentes, da geração ao manejo dos resíduos de serviços de saúde – RSS, garantindo sustentabilidade e objetivando a preservação a saúde humana, animal e meio ambiente.

O presente trabalho enfatiza os resíduos sólidos dos serviços de saúde assumindo as obrigatoriedades dos estabelecimentos e principalmente implementar o gerenciamento adequado visando à diminuição dos riscos clínicos e ambientais à melhoria da qualidade de vida, da saúde pública e ao desenvolvimento sustentável. Além de propiciar subsídios para a implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde – PGRSS e incentivo para investir em um novo cenário de desafio, uma gestão voltada para as responsabilidades socioambiental.

O primeiro capítulo aborda as discussões relativas aos resíduos e suas classificações, que resulta de diversas ações da sociedade. Incluem-se neste: o relato dos tipos de resíduos, pontuando os resíduos sólidos resultantes de atividades humanas e da natureza, os resíduos líquidos proveniente da decomposição dos resíduos sólidos, resíduos tóxicos derivado de produtos químicos e eletrônico e resíduos hospitalares gerados em unidades de saúde; as definições entre as classes dos resíduos conforme normas. Neste capítulo nos mostrará as informações básicas do lixo, sua tipologia e sua classe, com enfase no lixo dos serviços de saúde, que encontramos nos serviços de hospitais, veterinárias, farmácias e até mesmo em domicílio, estes nos porporciona maiores riscos de contaminação e acidentes aos homens e meio ambiente.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT de número 10.004 define claramente a resíduos sólidos que será o resíduo mais estudado:

Resíduos nos estados sólido e semi-sólido, que resultam de atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com