TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo E Profissionalização Em Empresa Familiar

Por:   •  20/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

MBA LIDERANÇA E GESTÃO DE NEGÓCIOS

Allan Emilio Soares

Projeto

EMPREENDEDORISMO E PROFISSIONALIZAÇÃO EM EMPRESA FAMILIAR

PIRAPORA - 2023

  1. TEMA

A decisão de abordar o tema partiu da oportunidade de conhecer mais sobre o negócio familiar que ocupa destaque na atualidade devido a sua importância e relevância social e econômica diante da crise do desemprego atual.

De acordo com os dados fornecidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio a Empresa (Sebrae) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) as empresas familiares geram cerca de  65% (sessenta e cinco por cento) do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e empregam  75% (setenta e cinco por cento) da força de trabalho, além de representarem 90% (noventa por cento) dos empreendimentos no Brasil.

Entretanto, os mesmos dados apresentam que 70% de tais empreendimento cerram as suas atividades com o óbito do fundador, porque com mudança de líder, e por não dispor do planejamento jurídico acabam sendo desmotivadas.

Os empreendimentos familiares também são fomentados como motivadores do desenvolvimento nacional na geração de empregos, que, ainda de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os números no Brasil ainda são altos, atingindo um patamar de 12,5%.

  1. OBJETO DA PESQUISA: (RECORTE)

O problema da fonte de renda para a família se faz destacar diante deste fato, e carece de estratégias bem-produzidas através de um processo lógico de empreendimentos sustentáveis.

  1. BASE TEÓRICA

O empreendimento familiar no Brasil, surge com ainda no século XIV, logo após o país ser descoberto por Portugal, sendo reestruturado com o passar dos anos através de mudanças na estrutura política, econômica e jurisdicional, com fulcro nos elementos de herança, em que a empresa familiar é um bem a ser partilhado.

        Inicialmente, cabe considerar que Borges, Lescura & Oliveira  (2012) num estudo de caso, colocam dados estatísticos que revelam um expressivo número de organizações sendo controladas através de  núcleos familiares, reforçando ainda mais a importância deste tipo de empreendimento para o desenvolvimento e a movimentação da economia.

        No entendimento de Cavedon e Ferraz (2003, p.05), “Empresa familiar é uma empresa que tem a sua origem e suas histórias vinculadas à família”. Ou seja, uma empresa familiar perfeitamente identificada na família, pelo menos, passando seu legado de geração em geração.        

Existe uma verdadeira mistura de valores neste ambiente, é o que confirmam os autores Silva, Fischer e Davel (1999), uma vez que a empresa familiar se confunde com o próprio ambiente doméstico, já que o trabalho se insere na vida íntima de atores da unidade familiar. “Tanto que a loja já abrigou um dos membros lhe servindo de local de trabalho durante o dia e de casa à noite” (p.05).

O estudo de caso de Silva, Fischer e Davel (1999) indicam basicamente a rotina do empreendimento familiar, quando este funciona no ambiente doméstico, mas também pode ser uma empresa familiar em que não se encontre instalada neste ambiente ou até mesmo ser controlado de outros locais e estados diferentes, desde que gerida através de uma unidade familiar.

        Geralmente quando a empresa familiar é realizada numa casa de portas abertas para a rua, procura-se manter, acima de tudo, qualquer outro valor dos sentimentos e dos laços familiares, assim como indicam Silva, Fischer e Davel (1999).

Ademais, os atores familiares desempenham papéis separados, e se solidarizam, por exemplo, os tios podem introduzir os sobrinhos e os sócios ao mundo profissional, mas deixam liberdade para escolherem entre utilizar a loja enquanto referência a futuros empregos ou enquanto um ponto de partida aos negócios futuros.

        Continuamente, nessa lógica, em alguns casos, poderão as pequenas empresas familiares serem diferentes, devendo conciliar atividades domésticas com os trabalho na empresa, exercendo atividades contribuindo também com a família.

O processo para uma maior socialização da empresa familiar já se inicia na infância, quando os pais ou responsáveis, sem poder deixar os filhos com outras pessoas, levam os mesmos para lojas, escritórios, oficinas ou fábricas e os distraem com os objetos disponíveis.

  1. JUSTIFICATIVA

Em justaposição, é notável que tal tema ocupa o topo do interessa da análise acadêmica no desenvolvimento da sociedade, e figura importante questão a ser resolvida. Portanto, elucidar seus conceitos de empresa familiar e indicar melhorias se faz preeminentemente necessário a esta discussão.

Justifica-se estudar o fenômeno das empresas de família, em virtude de suas ofertas ao desenvolvimento dos comércios locais. Além disso, o conhecimento sobre seus serviços  e oportunidades de emprego a outros não familiares, impulsionado o desenvolvimento local.

Faz-se também relevante colaborara com a ampliação dos horizontes de seu conhecimento para além do ambiente doméstico no qual vem sendo estudado, promovendo-se acesso a mais informação, conhecimentos, técnicas e servindo de consultas por parte de todos.

  1. HIPÓTESES

É possível que o negócio familiar possa se sustentar sem recorrer a empréstimos

A maioria dos financiamentos com os quais possa se endividar no futuro é atrativo


6-OBJETIVO GERAL:

        Analisar o empreendedorismo e profissionalização em empresa familiar

Objetivos Específicos:

Analisar conceitos de empreendedorismo ;

Entender sobre profissionalização ;

Mostrar o que é uma empresa familiar;

Perceber o empreendedorismo e a profissionalização em empresa familiar;

7-METODOLOGIA:

A pesquisa bibliográfica será a escolhida nessa pesquisa. Conforme indica Lakatus; Marconi (2017) a sumarização dos resultados teóricos pode ser aferida pela técnica de revisão da literatura, que faz parte do método bibliográfico. Revisar significa ler, entender, analisar e emitir considerações em cada parágrafo, citação, tabela, ou imagens, informando ao leitor um novo entendimento, sem ultrapassar o seu conceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (99.3 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com