TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Personalidade e comportamento

Seminário: Personalidade e comportamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Seminário  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 7

Capitulo 07 - Personalidade e Comportamento

A personalidade nada mais é a que a postura, o caráter que a pessoa demonstra tanto no profissional como no pessoal. Há formas de conversar e agir em situações diferentes, mas da mesma forma mantendo-se fiel á sua personalidade ou seja, ele não muda sua forma de agir independentemente do local e das pessoas.

Há vários tipos de teoria para a origem da personalidade, uma delas é a hereditariedade. Estudos comprovam que irmãos gêmeos foram separados ao nascer, se encontraram depois de alguns anos e tem as mesmas características pessoais, os mesmos gostos e preferências, tem o mesmo tipo de profissão entre outras, que ligam há uma genética, por isso temos a teoria da hereditariedade.

Uma outra teoria é o ambiente em que a pessoa cresce, na maioria das vezes são influenciadas pelos familiares, pela cultura local e a forma que a criança é educada após seu nascimento e por se acostumar com o ambiente acaba não aceitando mudar o hábito.

As três teorias da personalidade mais aceitas são a dos traços, teoria psicodinâmica e teoria humanística.

A teoria dos traços é baseada no comportamento dos seres humanos, muitos ajudaram a chegar nessa teoria, o problema dessa teoria foram centenas de traços para formar uma personalidade, assim ficou muito difícil de entende -lá.

Mais recentemente, estudos destacaram cinco fatores chamados de big five que são:

Extroversão, agradável, consciência, estabilidade emocional e abertura da experiência.

A teoria dos traços foi muito criticada por se basear apenas em características e também por ignorar as influências do ambiente.

A teoria psicodinâmica está baseada no trabalho do psicanalista Sigmund Freud.

A personalidade é resultado de três elementos: id, ego e superego, elementos primitivos com os instintos e impulsos.

Segundo Carl Rogers, a teoria humanística vem da vontade do homem de se satisfazer, sentir-se realizado tanto pessoal como profissionalmente.

Abordagem integrativa diz que a personalidade é resultado de emoções, atitudes, expectativas e fantasias. O conjunto desses fatores citados é o resultado deles que determina a personalidade e o comportamento.

Para melhor entendimento, as teorias da personalidade e suas aplicações nas organizações são fundamentalmente diferentes e fundamentalmente semelhantes ao mesmo tempo.

As pessoas são diferentes umas das outras e tem personalidades diferentes, não há certo ou errado, é questão de preferência que deve ser compreendida e aceita.

Existem três preferências na teoria, são elas: extroversão, sensor e pensador.

Chegamos a conclusão que extroversão é aquela pessoa que tem boa comunicação, muitas vezes age e fala antes de pensar, são pessoas focadas no trabalho e em suas ideias.

Sensor é uma pessoa prática que gosta de realizar a mesma tarefa, uma pessoa que não gosta de nada fora do normal, prefere a rotina, são mais conscientes, não pensam tão alto e são detalhistas.

Pensador é aquela pessoa que toma decisões lógicas e objetivas, são justos e seguem regras.

Com base em tudo isso, foi concluído que cada pessoa tem sua personalidade, suas diferenças, atitudes e comportamentos, cada uma tem seu modo de pensar, agir e de viver.

Capítulo 08

Cada indivíduo tem como percepção aquilo que vê, vive ao longo de sua vida. Temos a pretensão de acharmos que o certo é o que consideramos e assim tomar decisões, ações em cima do que pensamos e acreditamos.

Nossos valores são claramente considerados para a visão que atribuímos a vida, uma vez que os conhecimentos familiares, educacionais, espirituais e sociais, nos leva a formação de nossas percepções, concepções e comportamentos viventes. A personalidade impacta condicionamento em nosso comportamento, porém a flexibilidade comportamental leva as mudanças positivas e relevantes no âmbito profissional e pessoal.

Capítulo 2 e 3.

É importante ressaltar a construção do parágrafo. O parágrafo é onde pode expressar a etapa do raciocínio. Por isto a sequência do parágrafo, o tamanho ou complexidade depende do raciocínio desenvolvido. Duas formas são corretas, o excesso de parágrafo ou a ausência dele. A mudança de um parágrafo marca o fim de uma etapa e o começo de outra. O parágrafo é a parte do texto para expressar etapas do raciocínio, tomar cuidado para não usar poucos ou muitos parágrafos no mesmo texto.

Na introdução você demonstra o que pretende dizer, no corpo desenvolve a ideia mostrada e na conclusão resume-se ou sintetiza-se o que conseguiu.

Dependendo da natureza do texto e do raciocínio do mesmo, pode ser que seja um raciocínio comum que se comporta premissas e conclusões. Portanto, o modo que se faz um texto em parágrafo, está vinculada a estrutura lógica do raciocínio desenvolvido.

Uma redação exige o domínio de toda uma técnica que deve ser utilizada devidamente.

As diretrizes devem ser as mais práticas possíveis, visando atingir os trabalhos didáticos mais comum a vida universitária.

Do ponto de vista da apresentação geral, um trabalho cientifico contém as seguintes partes: A capa inicial, a página rosto, o sumário, a lista de tabela e a figura núcleo do trabalho (introdução, desenvolvimento e conclusão), a apêndice, o anexo, a bibliografia, a capa final ou quarta capa.

A capa inicial tem três elementos, o autor da página, o nome do autor em letras maiúsculas no centro, o título grifado e embaixo a cidade e o ano.

A capa inicial ou a quarta capa não tem que comportar nenhum elemento. A página de rosto tem o nome completo do autor, já no meio o título do trabalho, a direita será dada uma explanação referente a natureza do trabalho, seu objetivo acadêmico a instituição que se destina em baixo a cidade e o ano.

O sumário esquematiza as principais divisões do trabalho que são as partes, as seções, os capítulos e etc. Caso exista tabela, figuras ou ilustração, devem ser citadas logo após o sumário. Na sequência, o núcleo do trabalho, a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

Os apêndices geralmente são desenvolvidos, autônomos elaborados pelo próprio autor, sem prejudicar o núcleo do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com