TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Silicon Valley - um exemplo das idéias de Schumpeter

Tese: Silicon Valley - um exemplo das idéias de Schumpeter. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Tese  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

14/07/2012 - 03h00

Para autor, Vale do Silício é exemplo das ideias de Schumpeter

MARIA PAULA AUTRAN

DE SÃO PAULO

Inovação e empreendedorismo. Em tempos de tablets e redes sociais, os conceitos parecem recentes, mas, na primeira metade do século 20, o economista europeu Joseph Schumpeter (1883-1950), autor de "Teoria do Desenvolvimento Econômico", já os usava.

Contemporâneo de Keynes, Schumpeter, que dizia que a inovação impulsionava a economia, acaba de ser biografado pelo professor de história empresarial de Harvard, Thomas McCraw, em "O Profeta da Inovação".

À Folha o autor falou sobre a atualidade das ideias do economista, empreendedorismo e inovação. Confira a entrevista.

*

Folha - Como você teve a ideia de escrever o livro?

Thomas McCraw - Eu li muitos dos trabalhos de Schumpeter, antes a ideia de escrever um livro sobre ele nunca me ocorreu. Nestes trabalhos, achei a análise mais útil e esclarecedora do capitalismo que eu já tinha lido.

E, por muitos anos, meus alunos de MBA em Harvard --mais de 150 por ano, de muitos países e todos com experiência de trabalho e idade média de 27 anos-- disseram-me que os materiais de leitura de Schumpeter melhor descreviam como era "lá fora", no mundo real dos negócios.

Além disso, quanto mais eu aprendia sobre a vida pessoal extremamente dramática dele, mais me convencia de que suas experiências --ele viveu no que são hoje sete países diferentes-- formou sua análise de capitalismo e socialismo.

Que princípios de Schumpeter ainda ecoam?

A importância da inovação para mover qualquer economia para frente, independentemente das questões monetárias, como o que vem acontecendo na Espanha, em Portugal ou na Grécia.

Não acho que esses são assuntos de Schumpeter, são mais de Keynes. Mas mesmo Keynes não antecipou o que está acontecendo agora, mesmo ele não lidou com dívidas gigantes.

Por que Schumpeter afirmava que a economia era impulsionada pela inovação?

A visão dele é que inovação vinha em ondas e que uma coisa puxava outra e outra.

Por exemplo, as telecomunicações, todos os produtos como celulares, iPhones, iPads e internet são coisas que ele previu, que aconteceram e que ele disse que sempre aconteceriam, pois isso [inovar] é o que o ser humano gosta de fazer. Pelo menos alguns deles.

Outros são mais relutantes e têm medo das mudanças, mas os empreendedores não, eles estão à procura de mudanças. É como em uma Copa do Mundo, em que as equipes tentam derrotar umas às outras: essa é a visão dele da competição de mercado.

O que é empreendedorismo para Schumpeter?

O empreendedorismo flui de alguns sentimentos humanos básicos: ter sucesso não apenas por dinheiro, mas também pelo sucesso em si --o senso de aventura, de vencer, de realizar um potencial e de fazer a mundo um lugar melhor.

Schumpeter pensou empresários não apenas como homens de negócios mas também como tipos de personalidades distintas que tiveram determinado tipo de perfil psicológico, dominado por seu alto grau de criatividade.

Eles reconhecem que não podem descansar sobre os sucessos passados e que devem ser continuamente criativos ou vão ser ultrapassados por concorrentes que trabalham mais e são mais inovadores.

Schumpeter acreditava que quase todas as empresas acabariam por não inovar continuamente. Os fundadores do negócio ficariam mais velhos, enquanto os inovadores mais jovens começariam novas companhias e deslocariam empresas mais antigas.

Você pode ver isso na juventude notável dos inovadores no Vale do Silício que começou o que agora são grandes e famosas companhias quando eram muito jovens: pessoas como Jeff Bezos, da Amazon, Sergey Brin e Larry Page, do Google, e Mark Zuckerberg, do Facebook.

Como incentivar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com