TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Casas Bahia

Trabalho acadêmico: Empresa Casas Bahia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  5.056 Palavras (21 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

1. SUMÁRIO EXECUTIVO 6

2. ANÁLISE INTERNA 6

2.1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 6

INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda o estudo da empresa Casas Bahia. A história de vida de Samuel Klein transformou-se em um caso de sucesso de repercussão e curiosidade mundial. Este trabalho tem por objetivo apresentar a fundamentação teórica de Marketing e Varejo aplicando-a ao sucesso das Casas Bahia.

Com base na análise do cenário e políticas da empresa, buscou-se demonstrar que seu fundador possui características determinantes e elementares à nova demanda flexível do mercado, principalmente para as classes econômicas menos favorecidas. O estudo envolve uma revisão dos conceitos de marketing e varejo e suas políticas e estratégias de negócio.

Palavras-chave: Casas Bahia; Estratégias; Produto; Varejo; Mercado.

1. Sumário Executivo

As Casas Bahia, uma conceituada empresa no setor de varejo, existente há 60 anos no mercado, com mais de 500 filiais, possui como objetivo, tornar realidade os sonhos e desejos de milhares de pessoas em todo o Brasil, oferecendo fácil acesso ao crédito.

Para alcançar o sucesso, foram e continuam sendo usados os seguintes pontos de estratégias:

Foco e liderança de mercado em eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis, oferecendo uma ampla variedade de produtos, que se adéqüem a necessidade do cliente;

Oferta de serviços e atendimento diferenciado; a empresa investe na qualificação de seus funcionários para melhor atender os clientes, visando não só a venda, como também o pós venda;

Pesquisas divulgadas pela empresa mostram que no 1º trimestre de 2012, as vendas brutas totalizaram 6,3 bilhões de reais, com crescimento de 9,7% em relação ao 1º trimestre de 2011. Diante disso, entende-se que as estratégias adotadas estão surtindo efeitos positivos.

2. Análise Interna

2.1- Apresentação da empresa

A Casas Bahia, uma empresa de varejo, com 60 anos de atuação no mercado nacional, com 500 filiais e 56 mil colaboradores, presente em 15 estados brasileiros (SP, RJ, MG, GO, PR, SC, MS, MT, TO, ES, BA, SE e CE), além do Distrito Federal. Sua matriz está localizada em São Caetano do Sul, onde também encontramos o Centro de Tecnologia da empresa classificada como Nível III, pelos critérios do Uptime Institute, que significa operações 24hrs/dia, durante 7 dias da semana e 365 dias no ano, disponibilizando assim 99,99% ao processamento de dados da rede.

Samuel Klein, polonês naturalizado brasileiro, hoje com 89 anos, fincou raízes em São Caetano do Sul, após deixar a Europa na 2ª Guerra Mundial.

Klein aperfeiçoou suas habilidades de carpinteiro, quando foi preso em Maidanek , pelos nazistas. Em 1944, conseguiu fugir para Alemanha em busca de seu pai, onde conseguiu juntar algum dinheiro vendendo produtos para tropas aliadas. Em 1952, Samuel chegou ao Brasil, com o sonho de prosperar em um país onde se podia viver em paz.

Com US$ 6 mil, comprou uma casa e uma charrete e com a ajuda de um conhecido, conseguiu certa de 200 clientes e mercadorias (roupas de cama, mesa e banho), começou a vender de porta em porta, e quando alguém não conseguiu pagar, logo lhe oferecia condições de crédito: ficar com o produto e pagar em prestações.

Em 1957, comprou a sua 1ª loja, na Avenida Conde Francisco Matarazzo 567, em São Caetano do Sul, que chamou de “Casa Bahia” (em homenagem aos imigrantes nordestinos que haviam se deslocado para a região em busca de trabalho na indústria automobilística), pouco a pouco introduzindo outros tipos de mercadoria como: móveis, colchões de algodão, com isso os fregueses começaram a frequentar cada vez mais a loja, para pagar seus crediários e adquirir mais produtos.

Em 1960 foi Inaugurada a segunda loja, em São Caetano, passando a chamar-se “Casas Bahia”. E em 1964 iniciou a venda de eletrodomésticos.

História de sucesso e inovação da empresa

A história desse grande empreendimento aponta uma inovação de mercado que certamente seu certo e levou o sucesso das Casas Bahia. O empreendedor Samuel Klein, soube apostar nos clientes de classe C e D, consumidores de baixa renda, disponibilizando crédito (no inicio já parcelava em 6 e 7x) e elaborando a política de dedicação ao cliente, atendendo as necessidades emocionais e os hábitos desses clientes, que resultou em um negócio único, pois enquanto os seus concorrentes estavam preocupados em atender as classes A e B, Klein abriu as portas para a periferia. O fracasso de seus concorrentes explica o seu sucesso; os concorrentes estavam preocupados em fazer lojas de luxo e sofisticadas, enquanto Klein montava pontos de venda privados de luxo, mas com larga variedade de produtos, mercadorias simples, para atingir as expectativas do seu público, na grande maioria, jovens recém-casados, trabalhadores sem carteira assinada e donas de casa sem renda própria.

Missão

“Realizar o sonho dos nossos fregueses proporcionando a melhor experiência de compra, com um modelo de gestão focado na solidez do negócio, no respeito na dedicação total aos nossos clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.”

Visão

“Ser uma empresa de atuação e reconhecimento internacional que atenda ás necessidades de todas as classes sócias nos mercados em que atuamos, com eficiência e rentabilidade, contribuindo para o crescimento do Brasil”.

Valores

Humildade, Disciplina, Equilíbrio Emocional, Garra, Determinação e Eficiência.

Objetivo Específico

A Casas Bahia possui como principal objetivo, atender as classes B, C e D, facilitando o crédito para possibilitar a essas classes de consumidores, o poder de compra, fidelizando o cliente, resultando assim, benefícios para ambas as partes.

Reconhecimento Internacional

A Casas Bahia, conseguiu alcançar um dos pontos citados na visão da empresa, o reconhecimento internacional. Foi tomada como exemplo no livro do indiano C.K. Prahalad, “The

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com