TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa De Armazenagem

Trabalho Escolar: Empresa De Armazenagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  2.648 Palavras (11 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 11

1.1 EBA Empresa Brasileira de Armazenamento

1.2 Rodovia dos Imigrantes, saída 26 e da via Anchieta saída 23 – trevo Volkswagen, em São Bernardo do Campo – SP. Com fácil acesso ao porto de Santos, Aeroporto e a grandes centros consumidores, alem de acesso ao rodoanel.

1.3 Kjk

1.4 Patio 60.000 m² - Galpões 30.000 m² - Total 96.000 m²

1.5 Oferecer Melhor solução de espaço para armazenagem com qualidade e segurança, seja qual for a necessidade de armazenamento do seu produto. Oferecer valor agregado a nossos clientes e colaboradores, manter constante foco nas mudanças do mercado e necessidades dos clientes.

 Informações gerenciais ágeis e confiáveis

 Qualidade produtividade na operação

 Sistemas de controle de fácil acesso

 Custos competitivos

1.6 Produtos comercializados e Publico alvo

 Químicos e inflamáveis

 Automobilístico

 Autopeças

 Alimentos perecíveis

 Eletroeletrônicos

 Tecidos e Plásticos

 Saneantes, Farmacêuticos e Cosmeticos

1.7

REFERÊNCIAS 15

1. INTRODUÇÃO

No início dos anos 90, o lead time médio para uma empresa processar e entregar mercadorias, do estoque de um armazém até o cliente, variava de 15 a 30 dias, às vezes mais. A situação típica para entrada, liberação e entrega do pedido, envolviam processos, no qual, se ocorriam da maneira esperada, o prazo médio para o cliente receber os itens pedidos era demorado. Quando algo dava errado, como falta de estoque ou uma entrega mal direcionada, o prazo total para o atendimento do cliente aumentava rapidamente.

Para minimizar este tempo de entrega e visando a melhoria no atendimento, uma vez que o mercado global migrava para maiores informações, internet, disponibilidade de produtos conforme desejo do cliente, entre outros, tornou-se prática comum estocar mercadorias.

Neste processo de mudança no mercado, buscando minimizar a escassez de produto e trabalhar o poder de compra dos consumidores, o interesse por uma escolha maior de produtos e serviços aumentando todos os dias, a armazenagem incorpora sua contribuição no processo das operações logísticas. Um armazém é normalmente visto como um lugar para se guardar ou armazenar produtos ou materiais. Entretanto, nos sistemas de logística contemporâneos, a funcionalidade dos armazéns pode ser mais bem compreendida como um conjunto de produtos.

2. DEFINIÇÃO DE ARMAZENAGEM

Desde os primórdios da organização, o Homem em determinadas épocas se encontrava com dificuldades em conseguir materiais, alimentos, ferramentas, dentre outros, que viriam a ser necessários para sua sobrevivência nos períodos de falta. Analisando essa alternância de períodos tais de fartura e escassez, os povos para seu abastecimento necessitavam de um meio de se manterem, sendo que instintivamente o ser humano percebeu que poderia guardar todos estes itens para os momentos futuros de necessidades.

A armazenagem foi estabelecida no exato momento em que o ser humano primitivo descobriu que podia guardar para uso futuro os produtos excedentes às suas necessidades atuais, ou ainda para permutá-lo com outros produtos dos quais não dispunha (escambo). (Rodrigues, 2007, p.11)

Os armazéns surgiram da conseqüência de uma grande necessidade de reter mercadorias de forma apropriada de modo a preservar as características dos produtos e facilitar a circulação e distribuição de mercadorias. De acordo com Rodrigues (2007, p.12) “[...] os Egípcios construíram os primeiros depósitos de que se tem notícia, com o objetivo especifico de armazenar papiros e o trigo excedentes, produzidos no fértil Vale do Nilo, para posteriormente carregá-los em navios e trocá-los [...]”.

Um armazém propriamente dito é o ambiente para estocagem de produtos, sendo finais ou não, que respeita toda uma norma de segurança especifica que varia de acordo com o produto em questão, este espaço físico atualmente é muito bem planejado para a estocagem, preocupando-se com saídas emergenciais, corredores de trafego dos veículos de carga, dentre outras importâncias a serem relevadas.

Um armazém é um espaço físico em que se depositam matérias-primas, produtos semi-acabados ou acabados a espera de ser transferidos ao seguinte ciclo da cadeia de distribuição. Age também como regulador do fluxo de mercadorias entre a disponibilidade e a necessidade de fabricantes, comerciantes e consumidores. (Lambert et al., 1998).

1. Tipos de Armazém

Dentre as necessidades desenvolvidas de armazenagem de produtos das empresas, foram desenvolvidas várias técnicas de estocagem dos materiais, normas de segurança para cada tipo de produto, dentre outras necessidades para proteção dos produtos e das pessoas que ali trabalham em sua movimentação diária, para tanto foram desenvolvidos vários tipos de armazéns, cada um para um tipo de estocagem especifica, tais como para produtos químicos, perecíveis, secos, dentre outros.

De acordo com Krippendorff (1972), cada indústria possui uma série de tipos de armazéns, que podem ser descritos da seguinte forma:

Armazéns de produção: este tipo de armazém pode ser subdividido nas seguintes categorias:

✓ Armazém de matéria-prima;

✓ Armazém de recepção (essencialmente peças compradas no exterior);

✓ Armazém de peças semi-acabadas;

✓ Armazém de intermédio;

✓ Armazém de abastecimento;

✓ Armazém final, isto é, armazém de produtos acabados;

✓ Armazém de sobressalentes sendo reservas de abastecimento diário.

Armazém de material auxiliar: Este tipo também chamado de armazém de acessórios, pode se subdividir em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com