TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa logística reversa na laminagem de vidro: EXEMPLO

Tese: Empresa logística reversa na laminagem de vidro: EXEMPLO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Tese  •  1.762 Palavras (8 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 8

LOGÍSTICA REVERSA

O FLUXO DE INFORMAÇÕES E O FLUXO DE PRODUTOS, FLUXO DE INFORMAÇÕES COMEÇA A PARTIR DO CLIENTE QUANDO ELE DETERMINA UMA NECESSIDADE (UMA DEMANDA), ESSA INFORMAÇÃO SERÁ PROESSADA E ELA IRÁ GERAR AS NECESSIDADES DE SUPRIMENTOS PARA QUE A CADEIA COMECE A OPERAR. É A PARTIR DESSA INFORMAÇÃO QUE O PRIMEIRO PROCESSO INICIA DE FLUXO DE PRODUTO

LOGÍSTICA REVERSA NUMA EMPRESA DE LAMINAÇÃO DE VIDROS: UM ESTUDO DE CASO

1. Introdução

Como esse termo pode ser considerado novo, aqui ele será associado a todas as atividades relacionadas ao produto/serviço após a venda, sendo que o seu objetivo principal é otimizar ou tornar mais eficientes as atividades do pós-venda, resultando, portanto, em economia de recursos financeiros.

Aqui será apresentado um estudo de caso desenvolvi¬do numa empresa de laminação de vidros, mostrando as vantagens competitivas obtidas, bem como as dificulda¬des enfrentadas, numa empresa em que seu processo de produção pode ser realimentado pela Mostra-se que uma implementação eficien¬te de sistemas de LR pode levar à redução de custos na Cadeia de Suprimentos.

Aqui se tem a preocupação com o problema associado a como diminuir o impacto da disposição de vidros em aterros sanitários, fazendo isso de forma rentável para to¬dos os parceiros numa cadeia de suprimentos de lamina-ção de vidros. O trabalho foi realizado sucata gerada pelos seus clientes. considerando-se ambos os pontos de vista abordados anteriormente.

Nos últimos anos, a legislação ambiental têm encora¬jado várias empresas a decidir pela implementação de po¬líticas de LR para seus produtos e embalagens, por causa da necessidade de diferenciação entre serviços ofere¬cidos (devido à crescente competição no mercado) e as políticas de continuamente cortar custos (Moritz et al., 2001 e Fleischmann et al., 2001).

A título de ilustração, a Comissão Européia (European Commission) estabeleceu um conjunto de regras para se fazer o gerenciamento adequado de embalagens (González-Torre et al., 2004). A redução de aterros sani¬tários, bem como o aumento da reutilização, reciclagem e incineração foram as principais metas da Diretiva de Lixo Resultante de Embalagens (Packaging Waste Direc¬tive) 94/62/EC (http://www.pro-e.org/05europe/text/94_62_EC.pdf, acesso em 14/02/2005), alterada pela Diretiva 2004/12/EC (http://europa.eu.int/eur-lex/pri/en/

Aqui, procura-se contribuir para essa área da LR, co¬nhecida como sistemas de remanufatura ou sistema de manufatura com realimentação (recoverable manufactu¬ring systems, closed-loop systems), explorando os con¬ceitos e metodologias disponíveis na literatura para o estudo de caso da laminação de vidros.

Esse tipo de sistema de remanufatura busca minimizar os impactos no meio ambiente por meio da reutilização de materiais, reduzindo o uso de energia e também o uso de aterros para rejeitos industriais.

2. Objetivos e metodologia de pesquisa

2.1 Objetivos do trabalho

Como objetivos gerais este estudo se propõe a dis¬seminar a importância da Logística Reversa, fazer um sumário da bibliografia representativa das contribuições científicas publicadas, apresentar sua conceituação e a sistemática recomendada para o seu uso adequado.

Além disso, teve-se como objetivos específicos, apre¬sentar um exemplo de aplicação bem sucedida de um sis¬tema de Logística Reversa do reaproveitamento das suca¬tas geradas pelos clientes de uma empresa de laminação de vidros no Brasil, ilustrando assim o uso da sistemática geral da Logística Reversa e das recomendações do mo¬delo de referência em Cadeias de Suprimentos - SCOR (Supply Chain Operations Reference) - de responsabili¬dade do SCC (Supply Chain Council).

O trabalho foi realizado por uma equipe de profissio¬nais da empresa laminadora de vidros, tendo como coor¬denador o primeiro autor do artigo e na tarefa de consul¬tor, o segundo autor.

2.2 Abordagem da pesquisa

Dada a natureza dos objetivos do trabalho, optou-se por realizar uma abordagem de pesquisa do tipo Estudo de Caso; na qual se realiza a análise aprofundada de um ou mais objetos (casos), fazendo uso de múltiplos ins-trumentos de coleta de dados e intensa interação do pes¬quisador com o objeto de pesquisa. Portanto, um estudo de caso contempla a utilização conjunta de observação direta da realidade e lógica indutiva.

3. O processo de logística reversa

Antes de se conceituar Logística Reversa, deve-se atentar para três aspectos relevantes com respeito a pro¬dutos e suas respectivas embalagens:

• Do ponto de vista logístico, o ciclo de vida de um produ¬to não se encerra com a sua entrega ao cliente. Produtos que se tornam obsoletos, danificados ou não funcionam devem retornar ao seu ponto de origem para serem ade¬quadamente descartados, reparados ou reaproveitados;

• Do ponto de vista financeiro, existe o custo relaciona¬do ao gerenciamento do fluxo reverso, que se soma aos custos de compra de matéria-prima, de armazenagem, transporte e estocagem e de produção, já tradicional¬mente considerados na Logística; e

• Do ponto de vista ambiental, devem ser considerados e avaliados, os impactos do produto sobre o meio ambien¬te durante toda sua vida. Este tipo de visão sistêmica é importante para que o planejamento da rede logística envolva todas as etapas do ciclo do produto.

Então, é interessante analisar uma situação do ponto de vista holístico (como uma combinação dos três pontos de vista acima descritos) para permitir o planejamento da rede logística de forma a englobar todas as fases do ciclo de vida dos produtos, os custos associados e os impactos ambientais decorrentes.

Uma ferramenta adequada para esse enfoque é a Aná¬lise de Ciclo de Vida (Life Cycle Analysis – LCA) a qual é recomendada pela ISO 14000 (http://www.gdrc.org/uem/lca/life-cycle.html, acesso em 10/03/2005). A LCA envolve um estudo detalhado desde a obtenção da maté¬ria-prima do produto, na sua produção, distribuição, uso, possível reuso ou reciclagem, ou ainda, na sua disposição final. Ela permite determinar quanto será usado de ener¬gia e de matéria-prima, bem como qual a quantidade de

Após estas observações preliminares, pode-se definir Logística Reversa como sendo o processo de planejamen¬to, implementação e controle, do fluxo de matérias-primas, da produção e d0 produto acabado (e seu fluxo de infor-mação), do ponto de consumo até a origem, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com