TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfoque Burocrático Nas Organizações

Dissertações: Enfoque Burocrático Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.910 Palavras (8 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Por meio deste presente trabalho, será exposto um pouco da situação econômica, a nível nacional, regional e municipal. As organizações hoje se encontram inseridas num cenário onde as demandas são cada vez maiores e os recursos cada vez mais escassos, sejam eles materiais ou humanos.

A forma como uma organização é administrada, e a gestão utilizada no seu bem mais precioso – os colaboradores – são fatores fundamentais, que podem fazer com que a empresa se solidifique no cenário em que está inserida e, sobreviva num mercado de competição tão acirrada, como está se tornando o nosso.

Alguns fatores, como tecnologia, relações interpessoais e o contexto econômico, são determinantes para o bom desempenho interno da organização. E nesse trabalho, esses fatores serão vistos e abordados com o enfoque de um profissional da área de Gestão de RH, não inserido no cotidiano da empresa, com um parecer técnico e profissional. Muitas vezes os funcionários não conseguem enxergar alguns agravantes, e um profissional externo capacitado pode vir a trazer melhorias, e esse será o objetivo deste projeto.

2 DESENVOLVIMENTO

O Brasil hoje passa por um período prospero em sua economia, nunca vivido anteriormente. No cenário internacional, nos tornamos credores e não mais devedores, em nossa balança comercial, exportamos mais do que importamos, nosso câmbio não é mais tão flutuante, possuímos uma volumosa reserva financeira internacional e, em solo nacional, temos empresas que são expoentes mundiais em sua área de atuação, como a Petrobras (2º maior petrolífera do mundo), Vale (2º maior mineradora do mundo) e Embraer (3ª maior fabricante de aviões do mundo). Fatos esses, como outros tantos, têm influências na economia brasileira: nossas reservas internacionais mostram que temos liquidez e trás para o Brasil investimentos e aplicações de capitais; a alta do petróleo e dos minérios mundialmente favorece nossas empresas gigantescas desse setor; e o fato de nossa balança comercial ser positiva, nos faz auto-suficiente em muitos aspectos. Por outro lado, acontecimentos negativos na economia mundial trazem conseqüências ruins para o país, como a bolha imobiliária nos Estados Unidos e a crise na União Européia.

De certa forma, a crise financeira na Europa atingiu todos os mercados mundiais, a diferença foi apenas o impacto que a crise teve em determinado país. No Brasil, por estarmos com a economia aquecida, e vivendo um segundo milagre econômico, não fomos atingidos por muitos problemas. As conseqüências para o nosso mercado foram amenas, mas também tivemos perdas, pelo fato de a Europa ser um grande parceiro econômico, exportamos muitas coisas para o Velho Continente, e agora com a crise, a nossa balança corre um sério risco de dar uma estagnada nos produtos feitos para eles. Outro fator importante são as remessas de títulos da dívida pública comprados pelo Brasil dos governos em crise na época que antecedia ela, que agora podem acarretar um prazo maior para o pagamento destas.

Abordando em um nível de menor dimensão, a prosperidade econômica também se faz presente no interior, especificamente no centro oeste paulista. A região conta com indústrias de grande porte e produção. Outro fator próspero na região é a agricultura, através de grandes extensões de terra, usadas no plantio de cana, o que acarreta um grande número de usinas e cooperativas. Por último se destaca a agropecuária, cuja maior parte desta atividade no estado se encontra nessa região. Em Botucatu, uma das maiores cidades da região, a realidade econômica se faz de exceção no centro oeste paulista: grandes empresas de projeção nacional e internacional (Embraer, Caio, Irizar), substituíram a agricultura de base e a extração através de animais; o comércio, que já é forte na região, se fortalece ainda mais com a construção de um futuro shopping na cidade; e por último, o setor imobiliário na cidade cresce muito rapidamente, atualmente com 8 empreendimentos de venda de lotes e mais outros 5 projetos, também em andamento, de vendas de apartamentos.

Moura Leite é uma empresa familiar, seus 4 sócios e fundadores são irmãos, que abriram a empresa após a venda de uma fábrica herdada da família. Atua na área de loteamento e construção civil. Com mais de 30 anos de experiência, realizou empreendimentos em diversas cidades da região, como Piraju, Cerqueira Cesar, Taguaí e Botucatu, trabalhando na realização de bairros planejados. Em parceria com investidores, faz captação de áreas, realiza toda a infra-estrutura, e depois disponibiliza a área, divida em lotes, para a revenda. Dados da empresa:

• Nome: Moura Leite Desenvolvimento e Urbanização;

• Razão Social: Moura Leite;

• CNPJ: 01.066.134/0001-78;

• Ramo de Atividade: loteamento e infra-estrutura;

• Funcionários: possui 4 funcionários, entre outros terceirizados.

A empresa não possui um organograma formal, mas existe os 3 níveis operacionais: o presidente, que é o sócio majoritário; 3 diretores, que são os sócios minoritários, cada um responsável por um setor (Marketing, Projetos, Financeiro); e por último o secretário executivo, subordinado as 3 diretorias.

A empresa possui 3 departamentos que são terceirizados: jurídico, vendas e obras. E também conta com uma empresa prestadora de serviços, para limpeza e segurança. Organograma proposto:

A teoria vivida pela realidade da empresa é a burocrática. Mesmo com toda a tecnologia utilizada para a troca de informações e documentos, várias atividades geram protocolos internos e formulários. É utilizado livro caixa para a maioria das transações financeiras de pequeno porte. Todas as documentações das vendas dos lotes, que geram os contratos, ficam armazenados em duas vias, e o mesmo acontece com os contratos. Para todas as atividades são estabelecidos padrões a serem seguidos, padrões esses que garantem a eficiência e não o ostracismo.

O mercado imobiliário e construção civil, estão crescendo muito não só na cidade como também na região. O grande número de vendas nos loteamentos da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com