TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração: enfoques e abordagens

Tese: Administração: enfoques e abordagens. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  Tese  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 6

Wa - Bch ADM - Sem 2 - Unidade 2 - Teoria da Administração II

Página 1

WEB AULA 1:

Administração: enfoques e abordagens

Na Unidade 1 desta web-aula, travamos contato com os conceitos básicos de nossa disciplina e com as principais Teorias da Administração. Ao final daquela unidade, você foi convidado a explorar um pequeno quadro contendo os enfoques de cada uma das abordagens em Administração. Certamente, você percebeu que a Administração parte essencialmente de enfoques conceituais a partir dos quais teoriza e, ao mesmo tempo, materializa suas ações com vistas a alcançar os objetivos organizacionais. São, pelo menos, seis os enfoques que a Administração moderna elegeu como os principais ou os mais importantes. Isso não significa dizer que existem somente estes. Existem, evidentemente, muitos outros conceitos que podem servir à Administração em seu esforço de gestão das organizações. Vamos dar uma olhada no diagrama abaixo para entender melhor quais são os principais enfoques e abordagens nas organizações:

Uma organização, qualquer que seja a sua natureza – setor público, privado ou terceiro setor, opera diariamente a partir destes enfoques. Observar esses elementos contribui para que as pessoas que estão à frente das organizações encontrem soluções para os mais variados tipos de problemas e, via de regra, as pessoas encontram as soluções para os seus problemas. Estão, aí, as Teorias da Administração para comprovar essa afirmação.

Vamos retomar à evolução histórica da administração e o quadro das teorias que foram trabalhados na Unidade 1. Fica fácil perceber que a Administração Científica, por exemplo, buscou solucionar os problemas e ampliar o ganho de produtividade a partir de um enfoque maior nas tarefas. Do mesmo modo, a teoria comportamental encontrou no estudo psicossocial dos grupos envolvidos e participantes das organizações, soluções importantes para suas dificuldades mais imediatas. Ao mesmo tempo, fez novas descobertas sobre o comportamento das pessoas individualmente ou em grupo que ajudaram os administradores a propor novos modelos de gestão.

Toda essa gama de conhecimento foi sendo acumulada de modo que, nos dias atuais, o administrador não pode mais se ater a apenas um enfoque para lidar com as dificuldades por que passam as organizações. Embora o quadro da Unidade 1 apresente os enfoques de modo segmentado, entendemos que se o administrador os utilizar da mesma forma, as chances de obter êxito em seus empreendimentos será nula. O quadro apresenta a evolução das ideias na Administração. Nós sugerimos que você os conheça e procure articular as diferentes tendências e enfoques em seu próprio esforço de gestão. O acúmulo desse conhecimento, bem como dessas experiências, tem sido salutar para a nossa ciência, daí a importância de estudarmos todas essas teorias.

Atualmente, o dinamismo das empresas e das pessoas, a velocidade das mudanças e as novas exigências que a sociedade globalizada nos faz, coloca-nos em posições muito vulneráveis em relação aos nossos antepassados do início do século XX. Mas, por outro lado, os desafios do mundo atual certamente nos abrem uma série de possibilidades muito maiores e até mesmo melhores do que as que se apresentaram aos nossos avós. Essas mudanças e transformações podem ser postas à prova a partir da análise de, pelo menos, dois contextos muito específicos e diferentes, a saber a Era Industrial versus a Era do Conhecimento.

Da Era Industrial à Era do Conhecimento, ou as duas coisas:

Um indivíduo qualquer que acorda bem cedo, que toma um bom café da manhã e vai ao trabalho diariamente, tem acesso a, pelo menos, 100 vez mais informações, e em níveis qualitativos diferentes, do que um sujeito parecido com ele e que tenha vivido em 1920, por exemplo.

Ao abrir um dos jornais de grande circulação que existem no país ou uma página de notícias da internet, uma pessoa qualquer tem a possibilidade de acessar, em poucas horas ou em poucos minutos uma quantidade muito maior de informações do que um indivíduo que viveu no mundo medieval teve a oportunidade de conhecer durante toda a sua vida toda. As tecnologias, os ambientes e as pessoas se relacionam tão rápido e com tanta intensidade que seria impossível abordar um desses elementos isoladamente. De igual modo, tudo o que as pessoas realizam ou fazem no seu dia a dia ou em toda a sua vida também não pode ser abordado ou conhecido isoladamente.

Wa - Bch ADM - Sem 2 - Unidade 2 - Teoria da Administração II

Página 2

Na Era do Conhecimento, os seres humanos são obrigados a lidar com uma infinidade de conceitos, ferramentas e elementos ao mesmo tempo em que acumulam, digerem e tornam utilizável uma quantidade absurda de informações diariamente. Há, visivelmente, um confronto ocorrendo neste exato momento entre o que conhecemos por Era Industrial e o que convencionamos chamar de Era do Conhecimento:

Acompanhe, abaixo, as características que definem cada uma dessas Eras ou fases:

Era Industrial:

• Hierarquia rígida;

• Conformidade – indivíduos aceitam as mesmas tarefas, as mesmas funções e a mesma remuneração praticamente a vida toda;

• Divisão do trabalho e hiper-especialização do trabalhador;

• Padronização e rotineirização dos serviços e atividades;

Objetivo Imediato: produzir e acumular riqueza material a partir da produção e comercialização em larga escala e em grandes quantidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com