TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Do Produto

Dissertações: Engenharia Do Produto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

O conceito do estudo de Engenharia Simultânea nasce na necessidade de um produto que o mercado necessite que tenha o seu respectivo desenvolvimento sistemático, levando em consideração todas as suas etapas desde a criação no projeto até o seu descarte.

Na engenharia Simultânea é abordado um sistema que gera novos produtos no mercado para atender as expectativas dos clientes dando como objetivos reduzir em tempo necessário o lançamento dos produtos, melhorar a qualidade do mesmo e buscar a melhoria continua dos produtos que já se encontram no mercado e a redução de custos.

Com o avanço da tecnologia e o crescimentos dos produtos complexos a competitividade no mercado é muito grande , devendo as empresas buscar em suas linhas de produção uma otimização no processo de seu produto, usando a própria linha de produção para confeccionar o produto em grande quantidade e diversidade.

INTRODUÇÃO

Um processo de Inteligência Competitiva (IC) precisa definir como sistematizar a coleta, classificação, análise, síntese e disseminação da informação, para apoiar a tomada de decisão, tanto estratégica como tática na organização. Há muitas vantagens em se elaborar um plano estratégico de abordagem sistemática, baseado na engenharia simultânea, para a implementação de um processo de IC: Levar a organização a agir ao invés de reagir aos eventos do mercado;

Ajudar a organização a capitalizar com as oportunidades de mercado;

Promover a associação dos esforços centrais em IC aos aspectos operacionais, fontes de informação das unidades de negócios individuais e áreas funcionais;

Permitir o entendimento dos gerentes de como a empresa pode adquirir e manter uma vantagem competitiva.

Com o tempo, tornou-se evidente que existem certos fatores críticos de sucesso em qualquer esforço de inteligência, como o desenvolvimento de um sistema informatizado de apoio e de uma rede de relacionamento de pessoas-chave. As experiências mostram que parte do problema é que a maioria dos gerentes abordam esses fatores consecutivamente ao invés de simultaneamente.

Os processos de IC mais bem sucedidos são aqueles que foram implementados, a partir de uma concepção simultânea de um sistema informatizado de apoio e de um rede de relacionamento de pessoas-chave (networking). Todavia, é importante salientar que os maiores problemas encontrados na implementação de um processo de IC estão relacionados à pessoas e não às tecnologias. Portanto, o maior esforço deve ser investido no desenvolvimento desta rede de relacionamento de pessoas-chave, em contrapartida ao desenvolvimento de um sistema informatizado.

É difícil desenvolver uma rede de relacionamento até que um processo básico esteja instalado, e vice versa. A melhor forma é abordar as duas tarefas simultaneamente.Uma abordagem sistemática, baseada na engenharia simultânea, permitirá a implementação de um processo de IC num período de tempo muito menor do que qualquer outra abordagem que vem sendo utilizada pelas empresas de consultoria tradicionais.

Muitas empresas têm gasto um tempo de três a cinco anos para desenvolver um processo de IC efetivo. Entretanto, as empresas que optaram por uma abordagem sistemática, baseada na engenharia simultânea, implementando simultaneamente uma rede de relacionamento de pessoas - chave e um sistema informatizado têm alcançado um resultado efetivo em menos da metade deste tempo.

Ideias em torno do conceito de Engenharia Simultânea

• Equipes multidisciplinares

• Desenvolvimento simultâneo / Paralelo

• Projeto para manufatura e montagem

• Compartilhamento de informações

• Necessidade de liderança para a coordenação de todo o processo de desenvolvimento do produto

• Ferramentas computacionais, TI, práticas gerenciais e organizacionais adequadas (organização matricial).

• Ênfase na satisfação do cliente

• Definição clara dos objetivos da empresa

• Busca da qualidade

• Autonomia de equipes

• Padronização de projetos

Fluxo da Engenharia Simultânea

DFM

O DFM é um conjunto de métodos e ferramentas que suportam a engenharia simultânea e que podem ser interpretados como uma estrutura de processos de engenharia simultânea e ferramentas analíticas que proporcionam aos grupos multidisciplinares de desenvolvimento de produto e processo, condições de projetar um produto que seja manufaturado adequadamente.

DFA

O DFA é uma especialidade do DFM e é um método estruturado de melhoria dos componentes do produto e do seu processo de montagem. Segundo Boothroyd, Dewhurst e Knight (1994), as duas técnicas, DFM e DFA, são aplicações essenciais no desenvolvimento do projeto, tanto que é definido como DFMA.

De acordo com Boothroyd, Dewhurst e Knight (1994), os seguintes critérios são considerados em um estudo DFA:

• Reduzir e aperfeiçoar o número e os tipos de componentes;

• Utilizar o encaixa ideal entre os componentes;

• Utilizar o conceito de montagem por camadas (de cima para baixo e da frente para trás). Montagem no sentido da gravidade;

Minimizar os desvios de orientações dos componentes no momento da montagem;

• Eliminar a necessidade de ajustes;

• Projetar componentes de modo que sejam auto-encaixa ou fáceis de encaixar;

• Assegurar fácil acesso e visualização para montagem;

• Facilitar o manuseio dos componentes e assegurar a segurança;

• Projetar componentes que não gerem dúvidas de montagem;

• Minimizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com