TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensinar E Aprender

Dissertações: Ensinar E Aprender. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 2

Aprender é aprender a pensar,

Ensinar é ensinar a pensar.

A didática é o estudo da situação do processo de ensino e aprendizagem do aluno, é a reflexão dos sistemas de ensino. A didática é definida como a ciência e a arte do ensino, pode-se entender como técnica pura ou ciência aplicada, teoria básica da instrução, da educação e da formação para realizar o ensinamento. Hoje em dia a didática é uma das principais matérias para que haja a formação dos professores.

A aprendizagem só ocorre através da motivação do aluno, ou seja, o professor não pode motivar o aluno, pois é um processo interno, mas pode despertar nele seus próprios interesses através de incentivos levando os alunos a atividades intensivas e proveitosas.

Segundo Mauro Laeng “Ensinar e aprender são como as duas faces de uma mesma moeda. A didática não pode tratar do ensino, por parte do professor, sem considerar simultaneamente a aprendizagem, por parte do aluno. O estudo da dinâmica da aprendizagem é essencial para uma Didática que tem como princípio básico não a passividade, mas sim a atividade da criança.” (PLT, Haydt, 2006, p.13).

Ensinar e aprender é um trabalho em conjunto entre o professor e o aluno, onde o professor cria caminhos para o aprendizado. O professor ensina e aprende ao mesmo tempo, pois, os alunos estão o ensinando constantemente, através de suas experiências já adquiridas.

Aprender é construir seus conhecimentos e sua afetividade na interação com outros sujeitos e por meio de influencias recíprocas que vão estabelecendo o seu conhecimento de mundo e de si mesmo como sujeito histórico.

Ensinar é transmitir conhecimento, através da linguagem oral ou escrita, mas será mais significativa se ocorrer através da experiência, que é o contato direto com a realidade.

Assim podemos dizer que a aprendizagem é um processo de assimilação de determinados conhecimentos e modos de ação física e mental, organizados e orientados no processo de ensino e aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com