TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista Gestor Pao De açucar

Dissertações: Entrevista Gestor Pao De açucar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2013  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 2

Pão de Açúcar: diretor detalha como a TI está alinhada à expansão do grupo

O responsável pela tecnologia do grupo, que hoje representa a maior rede varejista do País, revela os bastidores da integração com o Ponto Frio e os investimentos de R$ 150 milhões na renovação dos sistemas

Tatiana Americano, editora-executiva CIO Brasil

Publicada em 07 de outubro de 2009 às 08h00

Conseguir ser não só a maior, mas a melhor rede varejista brasileira. Estes dois objetivos têm orientado a estratégia do Grupo Pão de Açúcar. Para tanto, a empresa realizou uma série de aquisições nos últimos anos – incorporando as operações do Extra, Sendas, Compre Bem e, mais recentemente, do Assai e do Ponto Frio –, ao mesmo tempo em que investe na modernização de seus sistemas.

A TI tem um papel fundamental nas estratégias do Pão de Açúcar, que faturou R$ 26 bilhões, em 2008. O diretor da área, Joaquim Dias Garcia, assumiu as funções de orquestrar a consolidação de toda a infraestrutura de tecnologia das companhias adquiridas. Em paralelo, ele prepara a reestruturação do ambiente de hardware e de software do grupo, que opera hoje em 18 estados do País, com 1.055 lojas, 75 postos de combustível e 145 drogarias.

Neste momento, uma das tarefas de Garcia tem sido integrar a estrutura de TI da rede de eletrodomésticos e eletroeletrônicos Ponto Frio. “Em um primeiro momento, designei uma equipe para entender o que a empresa tem de melhor, tanto em termos de sistemas quanto em conceitos”, relata o executivo, ao informar que essa primeira etapa de análise acaba de ser concluída e deve gerar um cronograma de ações. “A minha expectativa é terminar o processo até o próximo ano”, acrescenta o executivo, ao lembrar que há uma intenção de mesclar as melhores práticas das duas companhias.

A condução do processo para integrar as operações do Ponto Frio vai ser comandada por Alexandre Lima, CSO (principal executivo de segurança) do Pão de Açúcar e que passa a acumular a função de CIO da empresa adquirida. As funções do executivo incluem gerenciar a migração de todo o parque tecnológico e, principalmente, conduzir a fusão das equipes. Nesse sentido, o diretor de tecnologia informa que os 80 profissionais de TI que atuam no Ponto Frio devem ser incorporados ao seu departamento, composto hoje por cerca de 300 pessoas.

“Precisamos transferir nossa cultura para essa nova equipe, o que vai demandar bastante tempo e esforços”, ressalta Garcia, que completa: “O fato de eu ter vindo de uma aquisição – do Sendas, em 2004 – dá um pouco mais de tranquilidade aos profissionais das companhias compradas.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com