TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista Sobre Gerenciamento Logístico e Suas Particularidades

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.473 Palavras (10 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

CARLOS JOSÉ RODRIGUES

ENTREVISTA SOBRE GERENCIAMENTO LOGÍSTICO E SUAS PARTICULARIDADES

Cuiabá

2016

CARLOS JOSÉ RODRIGUES

ENTREVISTA SOBRE GERENCIAMENTO LOGÍSTICO E SUAS PARTICULARIDADES

Trabalho de Superior de Tecnologia em Logística apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Metodologia Cientifica; Armazenagem e Movimentação de Materiais; Estratégia e Planejamento Logístico;Planejamento, Programação e Controle da Produção e Seminário Interdisciplinar II.

Orientador: Profºs. Adriano Rosa; Alessandra Petrechi; Alfredo Ribeiro Almeida; Marcio Ronald Sella e Reinaldo Benedito Nishikawa.  

Cuiabá

2016

INTRODUÇÃO

As evoluções nos setores de estocagem e de manuseio de produtos, além da metodologia aplicada na logística dos mesmo, influênciam diretamente na qualidade dos produtos e no direcionamento dos mesmos, propiciando assim, a busca por constante ajustamento em sua aplicabilidade, gerando renovações e rentabilidade sem que haja desequilibrio na qualidade dos produtos.

Dentro da pesquisa de campo na loja Zélia Confecções, propiciou-se o contato direto das formas que são utilizadas no manuseio de produtos e suas reposições, além de obtermos o auxílio bibliográfico de alguns autores, sendo eles  Ballou, Kotler e Larson,  dentre outros, com o embasamento teórico das modalidades e dificuldades enfrentadas pelos pequenos e grande comércios.

No decorrer da pesquisa possibilitou o levantamento dos recursos utilizados para a logística dos produtos, e qual a infuência dos metódos utilizados no armazenamento deles dentro do setor financeiro, e como se mantém como um comércio competitivo em sua localidade.

Na pesquisa observamos a importância de um planejamento aplicado com eficácia no sentido de reduzir os gastos com a logística dos materiais em guarda e na reposição de produtos, além da utilização de recursos tecnológicos facilitadores de execução e manutenção operacional de gastos.


  • DESENVOLVIMENTO

As novas formas de obtenção de produtos e serviços refletem nas espectativas na hora da compra e na qualidade dos produtos, para melhor aproveitamento em suas necessidades, mas se faz necessário obter a compatibilidade dos valores cobrados, pois estamos em um período onde os clientes se encontram mais informados e com isso mais exigentes, provocando uma sequência de mudanças no mercado industrial e de serviços.

O setor de venda de produtos de uso pessoal vem crescendo de forma a acompanhar as necessidades da população, o consumo de peças de vestuário e utilidades influênciam na concepcção de crescimento do poder de aquisição da sociedade.

Com a demanda e o crescimento das cidades acabam por gerar lacalidades de maior distânciamento dos centros comercias de maior fluxo, com isso oportiniza a abertura de pequenos comércios, para atendimento da população periférica, aproximando assim produtos e serviços essenciais aos moradores.

Esse é o caso da pequena loja Zélia Confecções, situada na Cohab São Gonçalo onde atende os moradores com vários produtos, sendo eles de vestuário, papelaria, brinquedos e outros, empresa com oito anos de implementação, se renovando conforme as necessidades apresentadas pelos consumidores.

A utilização de uma boa logística de seus produtos até a compra realizadas pelos clientes demonstra a sequênciação e a mobilidade na armazenagem e aquisição do material que será exposto, onde requer uma antecipação na elaboraçao da sua apresentação ao consumidor.

Dentro do processo de mnuseio podemos subdividi-las em, suprimentos, onde adentra os produtos adquiridos através de seus fornecedores, relacionando a agilidade na entrega a armazenagem e os preços administrados, outro ponto está relacionada a produtividade, onde adentraria as compras realizadas externamente, sendo de avaliação constante para uma aplicação financeira proveitosa, com abastecimento de produtos não encontrados na região com valores mais baixos, ambos os processos logísticos devem estar interligados e embasando uma melhor distribuição conforme a demanda dos consumidores.

Nesse comércio observamos que se modificou conforme a clientela, gerando novas formas de pagamento e de apresentação dos produtos, pois atualmente seus produtos são expostos em vitrines, com alguns manequis, a renovação das formas de pagamentos também gerou o crescimento nas vendas, visto que atualmente o uso de cartões de créditos vem crescendo na hora de efetivar as compras.

A loja também se utiliza de produtos com maior variação de preço, com o foco de atender todas as possibilidades de compra, ofertando com menores preços produtos com o indíce de menor saida e renovando seus produtos.

Para a renovação a proprietária utiliza a tecnologia a seu favor, pois atravez de um programa onde se faz o lançamento dos produtos oferece a possibilidade de avaliar a saída dos mesmos, e quais são aqueles que estão por se finalizar, com isso ela compra novas peças e as identificam por meio do softwer, assim auxilia no controle do que obtém em seus estoques.

As mudanças nas estratégias logísticas influênciam na profissionalização ou na busca por conhecimento específico na área, nesse ponto comércial a proprietária recebe o auxilio de um famíliar que obtem a formação em adminstração, que gera e planeja os gastos eminentes do local.

Dentro do bairro onde se está localizado ainda obtém concorrência, pois o mesmo possui mais três lojas que abrangem omesmo setor, com isso para que se mantenha competitiva buscou por alguns recursos, tais como, promoções, melhores formas de pagamentos, e a variação nos preços dos produtos, além disso opitou por financiar a contrtação de um carro de som, onde faz a propaganda dos produtos em venda na sua loja, com isso a procura e as vendas aumentaram significativamente.

Os produtos que estão espostos são renovados conforme a necessidade, porém não possui um número expressivo de materiais em armazenamento, pois por trabalhar em sua grande maioria com produtos de vestuário, acaba por realizar compras apartir do que se está usando, ou seja conforme a moda momentanêa, pontanto busca por materiais que são utilizados atualmente, apesar de manter também peças tradicionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (179.6 Kb)   docx (128.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com