TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Envie Presentes Para Estes Membros

Artigo: Envie Presentes Para Estes Membros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 Introdução.................................................................................... 4

2 Desenvolvimento......................................................................... 5

3 Conclusão..................................................................................... 8

4 Referencias.................................................................................... 9

1 INTRODUÇÃO

O trabalho é resultado da entrevista realizada no Centro de Educação Infantil “Escola Municipal Dimas Nasser” de Bom Jardim de Goiás. A entrevista teve como ponto chave conhecer como se da à aprendizagem da criança de forma sistemática e ampla todos os passos que são percorridos para que a criança consiga assimilar tanto a oralidade, quanto a escrita de forma segura.

O intuito é desvendar o objetivo da educação infantil, e o que leva os educadores a ensinar na primeira face da vida infantil, como também o reconhecimento do docente na contribuição da construção de futuros grandes profissionais. Afinal é pelas mãos deles que um dia todos que hoje são cidadãos alfabetizados tiveram um mestre que lhes ensinou.

Portanto reconhecer sua importância no mundo das letras é o que nos fascinam e no encantam. Afinal os primeiros rabiscos é um momento único e magico na vida de qualquer criança. Mas também que envolvem grande complexidade e exige determinação, planejamento, e o conhecimento da realidade a sua volta.

Neste sentido iremos conhecer na pratica como é desenvolvida cada etapa no seu trabalho cotidiano com a linguagem oral e escrita, os desafios encontrados, a forma de se trabalhar a alfabetização, qual o grau de dificuldades encontradas pelas crianças de que forma os jogos lúdicos podem ajudar melhor a criança no raciocínio logico, na socialização com os outros colegas, a dividir suas experiências, medos e desafios.

2 DESENVOLVIMENTO

A aprendizagem é algo que acontece naturalmente no tempo de cada um, e com a criança não é diferente, ela precisa de dar sentido do mundo que a cerca. É através das experiências, buscando nos acertos, que ela vai se descobrindo e descobrindo o mundo.

É um período encantador e magico quando a criança começa a perceber que pode dar seus primeiros rabiscos, para ele aquilo é um lindo desenho, e sabe dar nome e conta historia do que desenhou. Por isto é essencial que o professor tenha paciência, amor, e compreensão em dar a devida atenção e estimular para não deixe a criança frustrada com aquele pequeno rabisco.

A criança é muito esperta e consegue observar muito rápido as mudanças a sua volta, ela aprende o tempo todo seja brincando ou não. As experiências, as observações e a exploração do meio que ela esta inserida são muito importante para reorganizar os pensamentos, quanto abrir as portas para novos desafios e novas buscas do conhecimento.

E a finalidade e objetivo da educação é justamente o de proporcionar a criança, a descoberta de novos horizontes. Isto ira estimular seu desenvolvimento físico, mental, emocional, moral, social e psicológico. Dessa forma a ampliação de suas experiências e estimulação de seus interesses na busca do conhecimento do ser humano, da natureza, e da sociedade é que ira despertar nela a vontade de ir cada vez mais longe para desvendar o que ainda não conhece.

Nesta etapa da incessante busca pelo conhecimento é que a criança precisa estar segura e confiante do que ela faz esta correto, entra em cena o professor. Ele é essencial para guiar e conduzir ela no mundo da aprendizagem é a ponte que ira mediar a construção do conhecimento. Em todo o processo de ensino aprendizagem o papel do professor é de suma importância

O papel do professor além de ser o que ira transmitir o conhecimento, ele passa ser referência entre as crianças, por isto é importante que ele tanto mantenha uma postura ética, como exija dos alunos. Ter um domínio amigável, ser companheiro, amigo e parceiro tanta da escola como dos pais é fundamental para a construção da aprendizagem.

Para ter certeza de estar desenvolvendo um bom trabalho, ele observa, avalia, e investigam cotidianamente todos os dias como as crianças estão assimilando tudo aquilo que foi explicado em sala de aula. Fazer uma auto avaliação é fundamental para ver o grau de conhecimento que foi alcançado pelas crianças, como o grau de dificuldades e assim mudar no que for necessário para que todos alcance no seu tempo a igualdade de ensino.

Não existem receitas para se trabalhar com crianças, ao planejar uma aula, o que é preciso fazer é respeitar seu tempo de aprendizagem e seus limites, afinal cada um tem seu tempo. Quando o trabalho é a linguagem oral e escrita, o importante ouvir a criança, suas historias, contos, e desenhos. Através dos contatos com livros, revistas, jornais e brincadeiras ela consegue apreender o que esta ao seu redor.

A partir dessa compreensão ela será capaz de recriar no papel tudo aquilo que viu e ouviu. Então é preciso que haja antes tudo essa interação com aquilo que será exposto a ela. A melhor forma de se faze Isto é o uso de recursos didáticos que condiz com a realidade da criança. A oralidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com