TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Envie Presentes Para Estes Membros

Artigos Científicos: Envie Presentes Para Estes Membros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Os aspectos mais simples para constatarmos que o os homens são diferentes são: físicos ou sociais. Constatamos isso em nossa sociedade, pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeados de coisas luxuosas e com mesa muito farta todos os dias, enquanto outros não tem sequer o que comer durante o dia.

As famílias apresentam hoje sobretudo, problemas de subsistência ( ou seja, de ordem econômica) englobando aspectos relacionados à alimentação, proteção , segurança, economia- financeira ( renda, moradia, vestuário, saúde.) (SIKORSKI, 2009, p.169)

Como já vimos no capitalismo, quem tinha condições para a dominação eram os ricos, quem trabalhava para estes eram os pobres, esses elementos eram os principais denominadores de desigualdade social. Essas desigualdades não eram somente econômicas mas também intelectuais, ou seja, o operário não tinha direito de desenvolver sua capacidade de criação, e seu intelecto.

O trabalho é a atividade primeira dos homens, aquela mediante a qual eles produzem, reproduzem e transformam suas vidas. Por meio do trabalho o homem satisfaz suas necessidades e se afirma como ser objetivo. (FERREIRA, 2009, p. 142)

Os problemas sociais são “resolvidos” de forma superficial, desinteressada, ou seja, não há de fato engajamento nas causas sociais e as classes menos favorecidas ficam à margem da sociedade.

O trabalho do Assistente Social atua num território tenso e desiguale ele deve entender e encarar as situações dentro de um contexto maior, levando em conta os acontecimentos históricos, reproduzidos ao longo do tempo atingindo principalmente aqueles mais fragilizados. A intenção do Serviço Social não é acabar com o sistema capitalista, mas contribuir para uma sociedade capaz de ser muito, mas justa e igualitária. A necessidade do trabalho é inerente ao ser humano é através dele que o homem pretende garantir sua subsistência e de sua família. Cabe a cada um promover o mínimo/básico para si e seus dependentes. Quando este não consegue, acaba ingressando nos programas de assistências e políticas sociais.

Os usuários de Serviços Sociais (mulheres, criança

s, idosos ,adolescentes, famílias, desempregados e etc.

) são diretamente atingidos pelosresultados da questão social existente e exigem dos sujeitos responsáveis (oEstado, o mercado e a sociedade civil organizada) um devido enfrentamento,pautado na análise e estratégia eficaz e eficiente. Essas pessoas recorrem àsdevidas políticas, para que consigam superar as necessidades não sanadas.Contudo ainda percebe-se um ranço muito grande se assistencialismo,paternalismo, conservadorismo, clientelismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com