TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia E Segurança Do Trabalho

Ensaios: Ergonomia E Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

Aula- tema: Evolução histórica do trabalho; Ergonomia e Antropometria.

Esta atividade é importante para que você conheça os acontecimentos históricos que deram origem aos estudos a Ergonomia e da Antropometria.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1

Ler atentamente a evolução histórica do trabalho.

Passo 2: Responder às questões a seguir.

1) Quais são os principais objetivos da Ergonomia?

2) Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a Segunda Guerra Mundial?

3) Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?

4) No que consiste a abordagem macroergonômica?

5) Apresente, pelo menos, três exemplos de possíveis aplicações da Ergonomia.

Passo 3:

Escolher cinco pessoas, dentre familiares, amigos, colegas de trabalho ou alunos de outros cursos, e relatar o grau de conhecimento deles sobre Ergonomia. Analisar, com base das respostas das questões do Passo 2 desta etapa, se os conhecimentos apresentados são coerentes com os reais conceitos de Ergonomia.

Passo 4:

Entregar ao professor da disciplina um relatório intitulado: RELATÓRIO 1 – INTRODUÇÃO Á ERGONOMIA, contendo as respostas das questões do Passo 2 e a análise do Passo 3 desta etapa.

RELATÓRIO 1: Introdução à Ergonomia

Respostas do questionário:

1) Os principais objetivos da ergonomia são ter interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema. Contribuindo para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.

2) Foi graças a Segunda Guerra Mundial que os estudos sobre a Ergonomia foram aprimorados, pois eles conseguiram observar que se o trabalhador trabalhasse com os materiais mais perto, com a iluminação melhor com condições melhores de trabalho, teria mais rendimento. Assim melhorando tanto a vida do trabalhador quanto a produção.

3) Na atualidade, a preocupação da ergonomia do Brasil tem aumentado. Nessa fase, os tópicos dessa segunda fase normalmente incluem, entre outros, a tomada de decisões, a comunicação, a vigilância e o envelhecimento; as posturas sentadas, o layout e o design de equipamentos; os fatores ambientais, tais como, o ruído e a vibração, a iluminação, a climatização e os efeitos de contaminadores biológicos e químicos; os fatores organizacionais: o trabalho em turnos, os acidentes e a segurança do trabalho, os efeitos de sistemas sociais, a motivação e a alienação.

4) A Macroergonomia é consiste em um método participativo, no qual o público envolvido no processo de trabalho contribui para que as intervenções que se façam necessárias tenham uma maior assertividade, pois reduz a margem de erros na sua criação e tem melhora e aceitação porque foi construído junto com os trabalhadores. Por meio deste estudo buscou-se verificar como a liderança influencia no processo de melhoria do ambiente de trabalho no campo da macroergonomia.

5) A ergonomia pode ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com