TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia E Segurança Do Trabalho.

Artigos Científicos: Ergonomia E Segurança Do Trabalho.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Ergonomia e Segurança do Trabalho

Como a Ergonomia surge com o objetivo de buscar e compreender a complexidade da interação entre o ser humano e seu trabalho, bem como de oferecer subsídios teóricos e práticos para o aprimoramento desta relação, aponte quais os objetivos da investigação ergonômica, suas modalidades de atuação e as etapas de uma análise ergonômica.

Conclusão:

A ergonomia é uma importante ferramenta na prevenção de acidentes e doenças do trabalho, seu objetivo é eliminar ou mesmo minimizar os riscos que o trabalhador está exposto durante sua jornada de trabalho, tendo como objetivo buscar equilibrar a relação tarefa/trabalhador.

Ao iniciar um projeto de uma fábrica, indústria, escritório ou mesmo uma pequena oficina o idealizador deve ter conhecimento ergonômico ou ser amparado por um profissional da área, para desde a fase inicial fazer uso da Ergonomia de Concepção, que seria realizar estudos que vão desde de planejar o lugar da instalação, analisar o clima local, pesquisar sobre a região do pais e sua mão-de-obra, passando pelo layout da planta, disposição dos módulos e os seus postos de trabalho.

Após a organização do local é prudente realizar uma Análise Ergonômica do Trabalho, que são as seguintes etapas: apreciação ergonômica; diagnose ergonômica; projetação ergonômica; avaliação validação e/ou testes ergonômicos; detalhamento ergonômicos e otimização. Na sequência devemos realizar as medidas necessárias para melhorar o ambiente de trabalho diminuindo ou eliminando os riscos, tornando o trabalho mais seguro e produtivo.

Quando se trata de fabricas, industrias, escritórios ou oficinas já em funcionamento aplica-se a Ergonomia de Correção, que deve ter início com uma Análise Ergonômica do Trabalho, estudando o local e os métodos de trabalho já implantados, para após a conclusão do estudo verificarmos quais os pontos que deverão sofrer as devidas melhorias.

Devemos lembrar que nem sempre o problema está na estrutura do local de trabalho, as vezes as correções devem ser nas atitudes dos funcionários, corrigindo sua postura ou a forma de manusear suas ferramentas e maquinas.

Com as empresas se preocupando cada vez mais com a segurança e o bem estar de seus funcionários, não há dúvida que a ergonomia está cada vez mais atuante no nosso meio de trabalho, melhorando com já dito a produtividade mais principalmente a segurança dos trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com